PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA

O arquiteto responde

Vou reformar o banheiro e estou na dúvida entre porcelanato polido, acetinado ou esmaltado. Quero na cor branca. Qual deles mancha, arranha e escorrega menos?

Dúvida de Patrícia Gomes Marins Penna , Rio de Janeiro, Respondida por Ana Maria Miller (Arquiteta)

Resposta do profissional

Ana Maria Miller

Patrícia,

Ao se reformar um banheiro, não se deve levar em conta só a estética. O porcelanato polido realmente é o piso mais bonito, mas não é indicado para áreas molhadas. Sempre recomendo um porcelanato polido no piso do banheiro e um porcelanato acetinado igual – mesma cor e mesmo tamanho – dentro do box do chuveiro. Quando usamos o mesmo tom de revestimento e mesma bitola, quase não se nota a diferença de textura do material. Temos no mercado marcas que possuem essa especificação. É importante colocar um mármore ou granito com largura de 4 cm fazendo o desnível do piso, aproximadamente 1 cm entre o piso e o box. Quanto à qualidade do material, o porcelanato esmaltado não é tão bom quanto o de massa única. O piso esmaltado é porcelanato, mas recebe uma pintura por cima da massa de porcelana. Com o tempo, o piso vai gastando e a "bolacha" vai aparecendo, comprometendo a tonalidade; enquanto que no piso de massa única isso não acontece. Quanto à manutenção, é recomendada para qualquer tipo de piso a limpeza com detergente neutro diluído em água, em um balde. Nunca jogar nenhum tipo de produto de limpeza direto no piso, pois ele manchará. Quando o piso estiver sujo, para porcelanatos polidos e acetinados, usa-se saponáceo líquido.

Ana Maria Miller é arquiteta
Tel.: (62) 3945-7460

Envie suas dúvidas e participe de nosso portal! clique aqui
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online