Publicidade

O arquiteto responde

Tenho duas cadeiras decorativas: uma vermelha e uma preta. Posso utilizar as duas na minha sala, que já tem um sofá suede cor mostarda, mesmo de cores diferentes?

Dúvida de Vanessa de Oliveira Lucino , Minas Gerais, Respondida por Paulo Gomes (Arquiteto)

Resposta do profissional

Paulo Gomes

Em um ambiente social, o mobiliário deverá se compor com outros elementos da decoração: tapetes, telas, luminárias, etc. No seu caso especifico, em que as cores das peças são muito marcantes, deverá ser criada uma relação entre elas. Por exemplo, através de almofadas para o sofá com motivos e sobretons que estabeleçam um dialogo estético, dessa forma a questão do estilo ficará atenuada.

A partir daí todos os outros objetos (tapetes, cortinas, telas) deverão estar em tons suaves para equilíbrio do conjunto, evitando um superaquecimento visual. Buscar uma peça de época para dividir as atenções com o mobiliário, seja uma mesa de centro, seja uma luminária, é uma forma eficiente de gerar um espaço elegante.

Envie suas dúvidas e participe de nosso portal! clique aqui

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online