Publicidade

Harmonize o lar > Projetos completos
Sob a bússola do Feng Shui
Texto Adriana Fricelli | Fotos Wagner Silveira | Produção Simone Monteiro | Adaptação Leandro Valente (Estagiário)
Após uma fase estressante, o empresário Ricardo constatou que era hora de abandonar velhos hábitos e mudar radicalmente. A coroação do processo foi trocar o antigo apartamento por uma casa charmosa, localizada numa tranquila vila de São Paulo. Para abrigar sua nova vida, convidou as consultoras de Feng Shui Elisabeth Infante e Louna Douek para orientar a reforma e a decoração do espaço, assinadas respectivamente pelos escritórios Vista Urbana e Donat Arquitetura, de acordo com os preceitos da filosofia chinesa. A confluência de esforços resultou em um ambiente totalmente harmonioso.

FOTOS | Clique nas imagens para abrir as galerias de fotos e conferir as soluções por completo

AnteriorProxima
Ao contrário do que acontece em muitos projetos, em que o Feng Shui é aplicado após a construção do imóvel, neste caso, as consultoras Elisabeth Infante e Louna Douek utilizaram os ensinamentos da Escola da Bússola para direcionar a reforma e a decoração da casa. Assim, foi possível determinar as mudanças necessárias do ponto de vista arquitetônico e definir as cores e os objetos.
Escola da Bússola

No desenvolvimento do projeto, as consultoras trabalharam com seis teorias do Feng Shui, com ênfase especial à Escola da Bússola, uma das mais difundidas na China. A aplicação, extremamente complexa, baseou-se nas informações do Luo Pan, a bússola oriental, posicionada na entrada energética do imóvel, determinada, por sua vez, pelo local de maior movimentação da casa, que, neste caso, coincidiu com a entrada principal. Outros fatores considerados no cálculo foram o período da construção do imóvel, a era e a energia predominante do morador. A partir disso, foi possível desenhar um mapa com as combinações energéticas presentes e apontar alternativas para bloquear ou favorecer, através de cores, flores e objetos.


AnteriorProxima
Para que esta próspera energia circulasse pelo ambiente, foram utilizadas a cor vermelha, que representa o elemento Fogo. A deliciosa sensação de aconchego e frescor encontra também respaldo nos estudos do Feng Shui. “A excelente combinação energética encontrada nessa área informa o potencial de ganhos financeiros. Para reforçá-la, sugerimos um grande tapete e almofadas na cor vermelha”, aponta Elisabeth Infante.
Uma fonte com água em movimento sobre a mesa lateral foi colocada para estimular o ciclo energético. "A casa é como uma roupa. Ela mostra o que a gente sente por dentro", diz Ricardo, o morador.
Vermelho para boas vibrações
A pedido do morador, toda intervenção ou aquisição supérflua foi eliminada. Por isso, o reaproveitamento da maioria dos móveis do antigo apartamento e a preferência por produtos sustentáveis, como os móveis de madeira de demolição e a escultura da ONG Oficina de Artes Boracea, que estampa a parede da sala de estar. A árvore adesivada foi feita sob medida, a partir de um modelo pelo qual Ricardo se encantou em uma revista.

AnteriorProxima
Nesta área, não é recomendado colocar plantas pois representam os elementos Madeira e Terra, que deixariam mais densa a energia do ambiente. “Já as flores vermelhas neutralizam essa combinação, pois a cor fala pelo elemento Fogo, propiciando harmonia ao ciclo energético com as demais energias presentes”, explica Elisabeth Infante.




Para o Feng Shui, o centro da casa representa o equilíbrio, por isso não se recomenda que haja escadas ou elevadores, considerados áreas instáveis. “Nesta construção, o centro se estrutura apesar de a escada estar muito próxima”, ressalta Elisabeth, que recomendou pintar a parede do hall de verde para neutralizar a energia pesada, presente nas intermediações da porta de entrada.

Toda a casa sempre à vista
Da rede pendurada no quintal, tem-se a vista da cozinha, da sala de jantar, do estar e até mesmo do jardim. Para que houvesse a integração total entre os ambientes, estruturas foram demolidas e as portas de vidro da frente e do fundo, alinhadas. “Espaços interligados contribuem para a eficiência energética da casa, permitindo circulação de ar cruzada entre os ambientes”, complementa o arquiteto Ararê Sennes, da Vista Urbana. As paredes da sala de jantar foram preenchidas com dezenas de fotos de amigos e familiares. Para as refeições, cadeiras confortáveis e com materiais naturais.

Cozinhando no quintal
Para que a cozinha se tornasse uma extensão da área externa como era a vontade do morador, a arquiteta Gabriela Donat Whitaker, do escritório Donat Arquitetura, optou por um sofá baixo, que não comprometesse a vista para o quintal. É aqui onde o empresário costuma receber os amigos para as sessões gastronômicas. “Nós usamos as cortinas para camuflar o ambiente, caso ele queira”, explica Gabriela.
AnteriorProxima
A área molhada foi revestida com porcelanato preto, enquanto a parede, com laminado, para facilitar a limpeza. O balcão da cozinha foi desenhado pelo escritório e executado em madeira de demolição.
O ambiente foi projetado para que o dono da casa mudasse em todos os aspectos pessoais. "O desafio do morador era a melhoria da organização pessoal e do equilíbrio emocional", explica Elisabeth Infante, consultora de Feng Shui. "Ninguém vai para um casa por acaso. Você vai para cumprir uma missão", completa.
No quintal, os maiores destaques são o ofurô e o paredão de bambu, que garante privacidade nos momentos de relaxamento. Para favorecer a combinação energética auspiciosa que reina aqui, foram usados acessórios em tom vermelho, como a lanterna, o aparelho de chá e a rede.



AnteriorProxima
O quarto tem o exato tamanho do cômodo inferior. Com esse tamanho foi possível integrar parcialmente o dormitório e o escritório. Quanto à decoração, a maioria dos móveis foi reaproveitada, com exceção do armário preto e do painel com fotos e gravuras.
A chaise-longue foi revestida com lona reciclada vermelha, como exigia o estudo de Feng Shui. “Como o piso superior segue as proporções do inferior, apenas rebatemos o mapa, indicando as mesmas aplicações, como o vermelho para estimular a energia auspiciosa”, conta a consultora Elisabeth Infante.
Um quarto do tamanho da casa
No piso superior, a estrutura da telha e do forro foi reforçada para permitir a integração de dois dormitórios em um único ambiente, aproveitando todo o comprimento do pavimento inferior, como pedia o morador. Até mesmo o escritório foi parcialmente conjugado com a suíte por meio da estante vazada com livros, “valorizando a luz e a permeabilidade entre os espaços”, justifica o arquiteto Ararê Sennes.



Projeto arquitetônico, Vista Urbana; decoração, donat Arquitetura; consultoria de Feng Shui, Elisabeth Infante e Louana Douek; sofás, acervo do morador; adesivo, Coisas da Doris; mesa de centro, Oficina da Pintura; objetos sobre a mesa, Espaço Til; estante, Depósito Santa Fé; tecido da cortina da sala, pufe e almofada, Ethnix; almofadas e tapete, By Kamy; persiana, Luxaflex; luminária da cozinha, Lumini; ventilador de teto, Lustreco; bandeja de vime, Cecilia Dale; fonte de água, Ateliê Simin; Na sala de jantar: cadeiras dunay, Bogdan; luminária poste, mesa lateral e futon com tatame, Tsuruya; lanterna laranja e jogo de chá, Ethnix; mandala, Cecilia Dale; manta, Cinerama; No quarto: colcha, Ethnix; cortina, Cinerama; Simone Figueiredo; gravuras, Gravura Brasileira; pufe e tecido da chaise, Marcelo Afonseca; almofada zafu, Tsuruya; chaise, cama, painel, espelho e rack, acerbo do morador.
Onde encontrar


Ateliê Simim Tel.: (11) 3486-6416
Bogdan Tel.: (42) 3422-1837
By Kamy Tel.: (11) 3081-1266
Cecilia Dale Tel.: (11) 3372-3900; www.ceciliadale.com.br
Cinerama Tel.: (11) 2281-2600; www.cinerama.com.br
Coisas da Doris Tel.: (11) 3083-1962; www.coisasdadoris.com.br
Depósito Santa Fé Tel.: (11) 3031-2270
Donat Arquitetura Tel.: (11) 3704-7338; www.donat.com.br
Elisabeth Infante Tel.: (11) 9232-5800
Espaço Til Tel.: (11) 3063-5603; www.tiloriente.com.br
Ethnix Tel.: (11) 3331-9334; www.ethnix.com.br
Gravura Brasileira Tel.: (11) 3624-0301
Louna Douek Tel.: (11) 9910-3131
Lumini Tel.: (11) 3898-0222; www.lumini.com.br
Lustreco Tel.: (11) 3845-5463; www.lustreco.com.br
Marecelo Afonseca Tel.: (11) 3088-2237
Minetto Marcenaria Tel.: (11) 3751-8698
Oficina da Pintura Tel.: (11) 3875-0122
Tsuruya Tel.: (11) 3209-0668; www.tsuruya.com.br
Vista Urbana Tel.: (11) 3871-5541; www.vistaurbana.com.br




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online