Publicidade

Harmonize o lar > Projetos completos
Reforma positiva
Texto Vanessa Moura | Adaptação Renacha Batista | Fotos Adriana Barbosa
A proprietária deste apartamento estava em uma fase especial de sua vida quando procurou a consultora de Feng Shui Mon Liu para restaurar o seu lar. Executiva de sucesso, a moradora sempre buscou o equilíbrio interior ao lado de seus dois filhos, mas precisava abrir mão de coisas antigas para deixar o novo entrar em sua vida. A pequena reforma no apartamento e a doação de objetos e acessórios que não tinham mais serventia cederam espaço à transformação. Segundo a terapeuta de ambientes Mon Liu, é necessário o caos para gerar o progresso e a ordem. “Tudo o que acontece ocorre para o bem”, garante.



Entrada triunfal
O hall de entrada é considerado o portal entre a imagem pública e o universo íntimo do proprietário, por isso ele tem de ser o mais aconchegante e convidativo possível.












Além de ampliar
o espaço, o espelho
na lateral capta e
absorve a energia
negativa. O piso de
cimento queimado
traz referência
artesanal e deixa
as visitas mais
à vontade.






Para receber
A sala de estar e de TV está no guá dos Amigos e das Viagens, local muito propício para acolher as pessoas queridas. O interessante desse ambiente é que a decoração parte de um quadro de estimação – presente de amigos – que remete a momentos divertidos e alegres, potencializando o setor. O verde das plantas, que também funcionam como guardiãs do local, está presente nas estampas das almofadas, promovendo o equilíbrio.



Acima, a mesa lateral em formato circular ativa a criatividade, assim como a cúpula do abajur.





Na sala de TV, as esculturas trazidas de viagem reforçam a vontade de conhecer novos horizontes.






Leitura dinâmica
O fechamento da varanda possibilitou a criação de um espaço agradável e lúdico para leitura. A poltrona confortável, a iluminação natural e as plantas – árvore da felicidade, ficus e palmeira-rápis – proporcionam um canto inspirador para os momentos de lazer e relaxamento. O deck de madeira simboliza o crescimento, a expansão e a realização, além de trazer mais aconchego.









Abundância
A sala de jantar está harmonizada para atrair prosperidade aos moradores. O espelho, que reflete a mesa, multiplica a fartura. O elemento Madeira que corresponde à área, destaca-se nos pés da mesa, nas cadeiras e no móvel de apoio. O tampo de vidro e o formato cilíndrico da luminária fazem referência ao elemento Água, que é favorável à Madeira no ciclo da construção.











Os elementos Madeira
e Água estão favorecidos
na sala de jantar por
meio das formas
retangulares
e redondas







Fórmula do Sucesso
Para os orientais, a cor vermelha é símbolo de boa sorte, felicidade e alegria. Por representar o elemento Fogo, a cor está ligada ao poder, à fama e à realização, logo, é a tonalidade mais indicada para atrair o sucesso. O movimento do gesso na decoração do teto e do piso também atrai boas oportunidades.














Dentro do baú de bambu, flores com óleo essencial promovem insights positivos


                        








No outro canto, o sofá preto traz equilíbrio ao ambiente. Na jardineira, a planta buxinho com formato redondo incentiva as mudanças e as oportunidades. O bambu-mossô é símbolo de longevidade, flexibilidade e sabedoria.






Saúde para a família
A sala de almoço está entre os guás da Saúde e da Família; por essa razão, tem o elemento Madeira – que protege as relações familiares – como principal apoio. O Terra também está presente para garantir a saúde física e mental dos habitantes.


A cor verde simboliza o elemento Madeira. Na jardineira, as plantas gardênia e jasmim-do-cabo estimulam bons relacionamentos.


As bonecas de barro ativam o elemento Terra. As cores amarela e vermelha reforçam o ciclo construtivo dos cinco elementos.





Romance dos sonhos
No quarto da moradora, o setor dos relacionamentos foi incentivado com a própria reforma do apartamento. Os móveis em tonalidade marrom e a predominância da forma quadrada estimulam o elemento Terra, que rege a área. Duas rosas são sempre colocadas no criado-mudo para exteriorizarem o amor. Uma colcha rosa e os porta-travesseiros com motivos florais na mesma cor reforçam a intenção.


Do outro lado, o tom rosa da parede e o papel que remete a pedras, maximizam o elemento Terra. O arranjo de rosas frescas é responsável por traduzir a atmosfera de romance. Na parede lateral, um quadro é usado para reforçar as intenções da moradora e expressar seus desejos.


































 


Carreira em alta

Com visual moderno e arrojado, o lavabo em branco e preto reforça o elemento Água, principal ativador da área do Trabalho, o qual também é estimulado pelo espelho que reflete o papel de parede floral.






Fé e autoconhecimento
Quem disse que é preciso muito espaço para criar um canto místico? A pequena varanda do quarto transformou-se em um lugar de criação e meditação. “Quase não frequentava esse ambiente. Por ser pequeno, achava que não tinha muita utilidade, mas agora que criamos esse espaço, repleto de objetos que são referência em nossa vida, é o meu local preferido para relaxar e contar histórias para meus filhos”, declara a moradora. A cor da parede azul revela a Espiritualidade, que também é incentivada pelo elemento Terra, representado pelas plantas e pelo formato quadrado das almofadas e do deck de madeira.



Consultora de Feng Shui: Mon Liu monliu@uol.com.br
Projeto de interiores: Laura Alouche
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online