PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Cozinhas
Decoração para cozinhas
Texto Guilherme Mota | Fotos Sidney Doll | Adaptação Thales Bormann e Ana Paula de Araujo

A funcionalidade e a praticidade são pontos que devem ser considerados à exaustão no momento de pensar no seu projeto de cozinha. Passeie entre propostas que retratam, cada uma a seu modo, ideias mais que atuais para viver e se deliciar. Uma delas, certamente, combina com você.

 

Atual nos materiais e no uso

 

Branca como açúcar e bem-dividida, a personalização foi a tônica deste projeto executado pelas arquitetas Tania Leite e Tatiana Batistus. O espaço rico em linhas retas e tons sóbrios é quase integrado à sala de almoço e alia materiais como vidro e aço inox. Com soluções sob medida, como as portas de correr em vidro (que separam a ilha central da sala de almoço), a madeira teka (utilizada no painel do rodameio ao teto e na bancada que se estende como mesa) e o mobiliário clean, a leveza contemporânea predomina por aqui.

 

 

A integração abrange cozinha, sala de almoço e vista privilegiada para a área de lazer da casa, proporcionando um clima todo especial na hora das refeições.

A iluminação projetada com cuidado, presente nas laterais dos armários, cria um ambiente com fachos indiretos, para quando a cozinha não está em uso. Desenhados pelas arquitetas, os armários foram feitos sob medida, com puxadores de visual leve e atual. O espaço privilegiado da cozinha permite armazenar tudo que é necessário. 

 


Projeto: Tania Leite & Tatiana Batistus; marcenaria: A Movelaria; mármore: Pedra de Esquina; iluminação: Cia de Iluminação; móveis: Grado.

 

Jovem, divertida e linear

 

A sobriedade do marrom não impediu que os divertidos toques de cor garantissem um ar mais leve e solto a esta cozinha projetada pela arquiteta Patricia Duarte e sua sócia, a designer de interiores Patricia Rangel. “Por ser um casal jovem, o que não podia faltar no projeto era funcionalidade, saindo das convencionais cozinhas brancas”, explica a arquiteta. Sem fugir ao tom, pastilhas de vidro bege, caramelo e pretas compõem toda a extensão da bancada e revelam um lado mais descontraído do ambiente. O perfil funcional fica pela disposição de armários e eletrodomésticos, aproveitando a linearidade do projeto.

 

 

As pastilhas de vidro bege, caramelo e preto percorrem a parede da bancada e seguem até a sala de almoço. As janelas, que ocupam toda a extensão da cozinha, conferem iluminação e ventilação privilegiadas.

A mesa de almoço, no canto, é um toque que confere não só praticidade, mas também é uma opção charmosa para desacelerar, aproveitando os momentos mais tranquilos da semana.

 

 
O segredo para o clima de aconchego foi dosar cuidadosamente os tons, equilibrando a força do marrom na marcenaria, a suavidade do branco no piso e as paredes laterais pintadas em epóxi. O movimento foi criado pela combinação das pastilhas de vidro, na área molhada.

Projeto: Patricia Duarte & Patricia Rangel Arquitetura e Designer; revestimentos: Recesa; móveis modulados: SCA; móveis: Espaço & Forma. Fotos: J.Vilhora/ Divulgação.

 

Contemporaneidade bicolor

 

A necessidade de repaginar a antiga cozinha foi o que levou a arquiteta Teresa Simões a investir em uma combinação de tons claros e escuros, em marcenaria inteligente e em aramados que propõem rapidez no acesso aos temperos. A família optou por madeira no painel equipado com TV e que desce pela mesa principal. Observe que a pia ocupou toda a parede dos fundos, separada da ilha por meio dos nichos brancos para eletrodomésticos.

A ilha reforça a atualidade do projeto. “Como o morador gosta de cozinhar, ele está sempre integrado”, explica Teresa. Os aramados e a bancada, ao lado, facilitam o trabalho e otimizam o espaço.

 

Sob a bancada, uma boa ideia: o canto que seria ocupado por gavetas, ganhou aramados com a solução proposta pela arquiteta ao inverter o lado de acesso. As gavetas e pequenas prateleiras agora dão suporte à mesa de jantar, guardando acessórios, jogo americanos, tecidos e temperos diversos.

 

Na pia, a funcionalidade é o foco. Além da cuba dupla, a bancada de granito recebeu um corte ao fundo, para encaixar o escorredor de pratos e os talheres.

Projeto: Teresa Simões; marcenaria: Daff; marmoraria, Vezzaro; piso: Recesa; persianas: Luxaflex, Luri; metais: Mazonetto; lustres: Irie; coifa: Amasfe; gesso: Damásio; cadeiras: acervo da moradora. Fotos Paulo Bareta.

 

Aposta em estética e eficiência

 

Privilegiar o visual e a praticidade foi a regra seguida pelos arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari para este espaço, que realça os elementos sofisticados e se mostra um projeto bem afinado com o desejo dos moradores. A investida foi em cores neutras e materiais funcionais, mas nem por isso menos atraentes, como o silestone da bancada, que exige pouca manutenção, as pastilhas na parede e o vidro serigrafado. “Eles deixam a luz entrar sem ofuscar o trabalho na cozinha”, explica Marcos Biarari.

 

 

A necessidade de um lugar para refeições rápidas levou à criação da ilha central. “Isto facilitou a interação com quem cozinha e criou assentos a mais para repartir com a sala de jantar”, conta Biarari. As pastilhas de inox, aplicadas na parede junto aos eletrodomésticos – também com acabamento em inox – e sobre a bancada da pia integram visualmente o conjunto. Nas demais, a escolha foi por pastilhas de vidro incolor, mais leves e sutis.

Funcionalidades ocultas, que vão além do visual, estão presentes em todo o ambiente, como saboneteira e lixeira embutidas. “Há também o triturador de alimentos, que acaba com o lixo molhado e facilita a reciclagem do lixo seco”, revela Contrera.

Projeto: Marcos Contrera e Marcos Biarari; gesso: Brazilian Gesso Decorações; iluminação: Lustres Irie; móveis planejados: Todeschini; eletrodomésticos: Amasf Coifas; pedras: Brutus; porta e janelas de vidro: Vidro e Cia; banquetas: Espaço e Forma; adornos em geral: Archiforma; revestimentos de piso, pastilhas de inox e vidro: Recesa. Fotos: Divulgação.

 

Aberta e meio retrô

 

O apartamento é da década de 1950 e a cozinha tinha de manter essas características. O proprietário é chef e ele não queria nada além de um espaço aconchegante e com jeito de interior, onde pudesse cozinhar com tempo e, futuramente, dar aulas de culinária. O responsável pela mudança foi o arquiteto Flávio Miranda. Para isso, móveis com um ar provençal, uso de madeira e pequenos detalhes, como o acabamento em ladrilho instalado até 1,70 m de altura, ditaram o clima. O arremate ficou por conta da mesa de jantar. “Mesmo inserida em um espaço aberto, mantém um ar intimista, graças à presença do enorme lustre”, revela o arquiteto.

 

 

Ao eliminar as paredes, o arquiteto manteve a diferenciação de pisos. “Isso acaba com as restrições de espaço, mas ao mesmo tempo delimita os ambientes e facilita a limpeza na área de cozinha”, conta. A coluna central, por sua vez, recebeu uma cor neutra.

Para acomodar louças e acessórios, a antiga cristaleira teve as portas reformadas e ocupa uma das paredes que restaram. “Isto deu um toque rústico e charmoso, que completa o projeto”, revela o arquiteto. Os poucos eletrodomésticos evidenciam o enfoque no preparo artesanal da comida. “As únicas exigências foram o fogão e a coifa”, lembra Flavio.

 

Projeto: Flavio Miranda; marcenaria: Mestre Guido e Marcenaria Cappellazzo; molduras de concreto: Escalera; caixilharia: Alutec; quadros: Carlos Breseguello: na Galeria Flavio Miranda.

 

Onde encontrar:

A Movelaria – Tel.: (11) 9628-3665.

Alutec – Tel.: (11) 7887-0336.

Amasf – Tel.: (11) 4436-3141 – www.amasfcoifas.com.br.

Archiforma – Tel.: (11) 4990-7151 – www.archiforma.com.br.

Brazilian Gesso Decorações – Tel.: (11) 4476-3635.

Brutus – Tel.: (11) 4437-2232.

Cia de Iluminação – Tel.: (11) 3871-2031 – www.ciadeiluminacao.com.br.

Daff – Tel.: (11) 4178-6215 – www.daffmoveis.com.br.

Damásio – Tel.: (11) 4475-1794.

Escalera – Tel.: (11) 4028-0999.

Espaço e Forma – Tel.: (11) 3382-3999.

Flavio Miranda – Tel.: (11) 3082-6715 – www.flaviomiranda.com.

Grado – Tel.: (11) 3081-5333 – www.grado.com.br.

Irie – Tel.: (11) 4992-1455 – www.lustresirie.com.br.

Luri – Tel.: (11) 4427-7300 – www.luri.com.br.

Luxaflex – www.luxaflex.com.br.

Marcenaria Cappellazzo – Tel.: (11) 5816-5904.

Marcos Contrera e Marcos Biarari – Tel.: (11) 4990-6041 – www.contreraebiarari.com.br.

Mazonetto – Tel.: (11) 4438-3884 – www.mazonetto.com.br.

Patricia Duarte & Patricia Rangel – Tel.: (11) 7840-9400 – www.duarteerangel.com.br.

Pedra de Esquina – Tel.: (11) 5180-7599 – www.pedradeesquina.com.br.

Recesa – www.recesa.com.br.

SCA – Tel.: (11) 3382-3999.

Tania Leite e Tatiana Batistus – Tel.: (11) 3876-8538 – www.tltb.com.br.

Teresa Simões – Tel.: (11) 4125-0929 – www.teresasimoes.com.br.

Todeschini – www.todeschinisa.com.br.

Vezzaro – Tel.: (11) 2945-8631 – www.vezzaromarmores.com.br.

Vidro e Cia – Tel.: (11) 4352-2430.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Tudo que eles fazem, fazem com AMOR... Este é o segredo do sucesso do @portaldecoracao.

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online