PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Casas
Decoração rústica
Texto Adriana Fricelli | Produção Cristiane Alberto | Fotos Sidney Doll e Wagner Silveira | Adaptação Renacha Batista e Ana Paula de Araujo

Por mais que os homens se esforcem em cálculos mirabolantes, é inútil competir com a beleza da natureza. Por saber disso, o maior desafio do arquiteto Felipe Alcici ao projetar essa casa de campo para a família curtir nos finais de semana foi justamente criar espaços que fossem tão prazerosos de ficar quanto a área externa, com sua flora privilegiada.

 

Aliás, a integração entre interiores e vegetação foi perseguida em cada cômodo, como mostram os grandes janelões de vidro, responsáveis por trazer a luz natural e emoldurar o verde. O convívio coletivo, tão valorizado pelos proprietários, foi conquistado por meio da união dos ambientes sociais, muito bem delimitados por cores e ambientações distintas, amarrados pelo espírito cosmopolita da família que não permitiria uma decoração temática. Apenas nos quartos, reduto da privacidade, a personalidade de cada um ditou produções ímpares, todas voltadas para a mesma vista: o extenso lago que faz divisa com o terreno.
 

 

Na entrada da casa, a composição é formada pelo quadro da Galeria Jo Slaviero e Guedes. Destaque para o vermelho quente obtido através de uma mistura das tintas da Suvinil e o aparador de madeira.

 

Divertida e acolhedora

 

Metragem aqui não é problema. Ainda assim, cozinha, living e sala de jantar estão integrados, o que permite que todos fiquem juntos mesmo que em diferentes situações. “Além disso, de dentro da casa as pessoas avistam o grande lago da propriedade”, complementa o arquiteto, que, justamente para valorizar a vegetação, circundou o espaço com panos de vidro.

 

 

 

Utensílios pendurados, luminárias Campbell's de Ingo Maurer e xícaras empilhadas entraram para divertir, despertando a imaginação. Diante dos elementos frios, Felipe Alcici apostou nos tijolos aparentes e na madeira. “Esse jogo de contrastes deixa a casa mais dinâmica”, diz, definindo seu trabalho.

 

Os armários da Elgin compõem com o tampo de madeira Teca, em contraste com a pia de inox da Mekal. As luminárias de Ingo Maurer são da FAS Iluminação, enquanto as banquetas e as garrafas azuis, da Benedixt

 

Jantar de sensações

 

A sala de jantar, envidraçada a favor do verde da área externa e fresca como pede o azul-lavanda de suas paredes, protagoniza longas e deliciosas refeições entre pais, filhos e amigos. Por isso, o arquiteto preferiu poltronas confortáveis a cadeiras para compor com o belíssimo lustre do designer Ingo Maurer.

 

Como respiro aos tijolos à vista que se ligam às tábuas de madeira de demolição do piso, Felipe inseriu o aparador branco de mármore para apoio dos pratos que serão servidos. Com a intenção de brincar com as sensações de quem usufrui do espaço, parte do piso foi coberta com vidro laminado de 6 cm, dando a impressão momentânea de caminhar sobre o ar.

Tanto a mesa de madeira de lei quanto as poltronas com tecido Ultrasuede®, da Regatta, foram desenhadas pelo arquiteto. Para filtrar a luz, cortina de linho da JRJ Tecidos. Os vasos pretos são da L'oeil e o lustre, de Ingo Maurer, da FAS Iluminação.

 

Para se divertir

 

Nesse charmoso home theater, a tela de projeção fica embutida no forro de gesso, assim como as caixas de som. Não importa se for esparramado no sofá, deitado na cama ou sentado no pufe, aqui tem lugar para toda a família curtir seus filmes preferidos por horas. “Optei pela parede em tom maçã-verde porque é suave, não cansa”, aponta Felipe. Novamente para contrastar, o arquiteto trabalhou com um tapete de cores quentes e vibrantes.

Os espelhos do lavabo, aplicados nas paredes, dão amplitude e “criam uma faixa infinita na altura de quem o vê quando está de pé”, observa o arquiteto. O gabinete de eucalipto foi impermeabilizado com cera própria. Sobre o tecido Ultrasuede®, da Regatta, almofadões de seda da Safira Sedas.


O piso de madeira de demolição foi comprado pelo arquiteto no interior de Minas Gerais. Também foram adquiridos em viagens os vasos, os castiçais, as banquetas e as esculturas. A persiana romana de linho é da JRJ Tecidos; o tapete, da By Kamy; e a tela, da Galeria Jo Slaviero e Guedes. Para se esparramar, o almofadão de seda rústica do Empório Beraldin.

 

Para todas as ocasiões

 

No prolongamento da sala de jantar está o living com seus janelões, que dão para uma vista belíssima. As asinhas na peça do designer Ingo Maurer, instaladas sob a caixa de madeira, trazem, de maneira estilizada, “a fauna e a flora locais para o interior da casa”, como ressalta o arquiteto. Os estofados pretos, dispostos ao redor da lareira, dão o toque cosmopolita. Em dias de festa, o banco de madeira de demolição transforma-se em assento extra para os convidados.

Os sofás, desenhados pelo arquiteto, receberam tecido Ultrasuede®, da Regatta Tecidos, que não desbota com a claridade. O aparador de madeira é da Conceito: firmacasa. Ao lado da tela da Galeria Jo Slaviero e Guedes, esculturas de cabeça da Galeria de Arte Contemporânea. O baú é da L'oeil, as poltronas de fibra natural da Casual Móveis e a mesa de centro, da Etel Interiores. A cortina de linho é da JRJ Tecidos; os muranos, da Benedixt. Na varanda, sofás e poltronas da Casual Interiores.

 

Repouso das cores

 

 

 

Preto, lavanda e pitadas multicoloridas tingem, respectivamente, a cabeceira e a roupa de cama, as paredes e os acessórios. São leves pinceladas de cor que alegram o quarto de um dos filhos com sua esposa, sem, no entanto, ofuscar a vista deslumbrante da área externa. A decoração simétrica, com criados-mudos, abajures e almofadas duplicados, transmite a sensação de equilíbrio, indispensável para o descanso. O espelho de grandes proporções marca a transição entre a cama e o sofá, destinado a leituras ou a sessões de filmes.
 

A namoradeira, desenhada pelo arquiteto, foi revestida com tecido da JRJ Tecidos, assim como a cortina de linho. Para favorecer a leitura, luminária da La Lampe. O baú de acrílico e a bola de murano são da Benedixt. Sob a tela da Galeria de Arte Contemporânea está a cabeceira projetada pelo profssional com a colcha de tricô da Trousseau. O tapete é da By Kamy.

 

Naturalmente aconchegante

 

 

 

Madeira, madeira e madeira! Devido à grande área – são 56 m² –, o arquiteto Felipe Alcici abusou do revestimento natural, do piso à cabeceira, em busca de aconchego. A tranquilidade veio das cores azul e branca presentes nos estofados, na roupa de cama e na obra, instalada sobre a cama, da Galeria Jo Slaviero e Guedes. Note que o dormitório e o banheiro foram separados apenas por um biombo para que, da banheira vitoriana, fosse possível contemplar o extenso lago da propriedade. Criados-mudos brancos e flutuantes contrastaram com o painel da cama e conferiram leveza à composição. Atrás do sofá, a parede de pedras trouxe mais um pedacinho da natureza para dentro do quarto.

 

 

O corredor íntimo abriga os livros dispostos na estante de madeira rústica com iluminação embutida. Na suíte principal, a cama de madeira de demolição, com seus criados-mudos de laca branca – um trabalho do arquiteto –, é o grande destaque. Ao lado, luminárias da PuntoLuce, tapete da By Kamy e sofá e cortinas com tecido da JRJ Tecidos.

 

Onde encontrar:

Benedixt – www.benedixt.com.br.
By Kamy – www.tapetes.com.
Casual Móveis – www.casualmoveis.com.br.
Elgin – www.elgin.com.br.
Empório Beraldin – www.emporioberaldin.com.br.
Etel Interiores – www.etelinteriores.com.br.
FAS Iluminação – www.fasiluminacao.com.br.
Galeria de Arte Contemporânea – www.galeriacontemporanea.com.br.
Galeria Jo Slaviero e Guedes – www.joslavieroeguedes.com.br.
JRJ Tecidos – www.jrj.com.br.
L’oeil – www.loeil.com.br.
Mekal – www.mekal.com.br.
PuntoLuce – www.puntoluce.com.br.
Regatta Tecidos – www.regattatecidos.com.br.
Safira Sedas – www.safirasedas.com.br.
Suvinil – www.suvinil.com.br.
Trousseau – www.trousseau.com.br.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Conforme já comentei no twitter, voces estão de parabéns, eu estou adorando o portal. Estou com a casa em reforma e tem sido muito útil. Obrigada

Tania Mancini Choer, Pelotas - Rio Grande do Sul, via Orkut
Editora Online