PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Quartos
Home office e quarto de hóspedes
Texto Guilherme Mota | Fotos Paulo Bareta | Adaptação Ana Paula de Araujo

Você tem um cômodo em sua casa que ainda não ganhou uma função específica? Precisa de mais espaço para trabalhar ou receber os amigos? Que tal unir o escritório e o quarto de hóspedes neste ambiente? Para colocar a ideia em prática, veja as dicas de três projetos criados com este objetivo

 

Aconchego para a filha

 

O apartamento é pequeno – apenas 50 m² –, mas a vontade de receber a filha com todo o conforto e a privacidade necessária eram fundamentais para o morador. “Por outro lado, nos momentos em que ela não está em casa, ele acabaria perdendo o uso do cômodo”, revela a arquiteta Giuliana Gabrielli, que recuperou o uso destes importantes metros quadrados incorporando uma função a mais, de escritório, enquanto o quarto não é usado. A solução veio através da marcenaria, artifício que permitiu à profissional desenhar a cama já integrada ao criado e à escrivaninha.

 

 

Como o espaço é restrito – característica intensificada pelo armário, de 60 cm de profundidade –, a arquiteta optou por trazer um elemento a mais de destaque no quarto com o papel de parede. “Ele preenche bem o local e ilumina o cômodo, conferindo a sensação de amplitude”, ressalta.

 

O layout da marcenaria, projetado por Giuliana, permitiu acomodar uma cama e, no cantinho que restava, uma mesa onde o morador pode trabalhar à vontade. Além disso, os pés aprofundados da cama facilitam a circulação.

 

 

Projeto: Giuliana Gabrielli; marcenaria: Rodreudes; armários: Bontempo; iluminação: Futura: Llum; piso laminado Durafloor: Mactpiso; tapetes: Avanti; cortina: Monica Bagatelli; papel de parede: Bucalo; objetos de decoração: LS Selection, Tok&Stok e Presentes Mickey; almofadas: Espaço Til; roupas de cama: Zelo.

 

Espaço amplo, conforto garantido 

 

A proposta é rústica e favorece tanto o trabalho em casa quanto à estada dos convidados, seja para um fim de semana ou para temporadas mais prolongadas. Neste projeto do arquiteto Caco Ramos, a cama é mais larga que o convencional, e o uso da madeira e dos tijolos aparentes dá um tom aconchegante ao quarto. Ao mesmo tempo, sobra espaço para a escrivaninha e o trabalho pode fluir normalmente, mesmo se o dormitório estiver em uso. O armário, ao lado da porta, é fundamental para preservar a privacidade dos visitantes e um sinal de que receber bem é prioridade nesta casa. A janela tem caixilharia especial, à prova de ruídos, para evitar que os sons da rua atrapalhem a tranquilidade do ambiente.

 

 

Desenhada pelo arquiteto, a cama utiliza colchão mais largo que o convencional. Logo, mais confortável. Este tem 1 m, ou seja, 12 cm a mais que o padrão. O uso esporádico do quarto de hóspedes não justifica que este seja menos interessante que o restante da casa. Por isso, invista em detalhes charmosos, como a iluminação. Aqui, Caco utilizou pequenos spots no piso, que destacam ainda mais a parede de tijolos e aquecem o visual.

 


Projeto: Caco Ramos; projeto acústico, janelas, portas e materiais especiais: Acoustic Line; armários embutidos: Florense; marcenaria da cama: desenho de Caco Ramos e execução de Laude Marcenaria; tacos: Pau Pau.

 

Sofá-cama de casal 

 

Amigos e parentes distantes são uma constante na vida da arquiteta Ana Claudia Pastina, e nada melhor que um espaço apropriado para recebê-los dentro de casa. Como o escritório é fundamental, ela uniu as duas ideias neste charmoso cômodo, calculado milimetricamente para acomodar tudo o que fosse necessário. As restrições de espaço não impediram que a arquiteta buscasse uma solução para recepcionar as visitas, encontrada no móvel do sofá-cama, de apenas 1,20 m de largura. “Era a menor medida disponível e foi o que viabilizou o projeto, já que não era possível ter uma cama aberta o tempo todo dentro do quarto”, observa Ana.

 

 

O armário, planejado para toda a extensão da maior parede, ganhou nichos nas pontas. Desenhada por Ana, a solução faz com que eles acompanhem o desenho e a profundidade dos armários, de 65 cm, e, de quebra, ajudam a esconder uma coluna que não poderia ser removida do projeto.


O casal planeja ter filhos nos próximos anos e, quando o bebê chegar, este será o seu quarto. O projeto levou em conta essa necessidade, e uma parte da marcenaria que hoje é a mesa do escritório se transformará em um trocador; a outra parte receberá uma cômoda para as roupas do filho.

 

 

Projeto: Ana Claudia Pastina; marcenaria: Horácio’s Marcenaria; cortinas: Arte & Decorações; cadeira: Tok&Stok; objetos e roupa de cama: Cores e Flores.

 

Onde encontrar:

Acoustic Line – www.acousticline.com.br

Ana Claudia Pastina – www.anaclaudiapastina.com.br

Arte & Decoração – www.decoracaoearte.com.br

Avanti – www.avantitapetes.com.br

Bontempo – www.bontempo.com.br

Bucalo – www.bucalo.com.br

Caco Ramos – Tel.: (11) 8303-4141

Cores e Flores – Tel.: (11) 3846-4549

Espaço Til – www.tiloriente.com.br

Florense – www.florense.com.br

Futura – Tel.: (11) 3081-3298

Giuliana Gabrielli – www.giulianagabrielli.com

Horácio’s Marcenaria – Tel.: (14) 3845-1735

Laude Marcenaria – Tel.: (11) 4783-1664

LS Selection – www.lsselection.com.br

Mact Piso – www.mactpiso.com.br

Monica Bagatelli – www.monicabagatelli.com.br

Pau Pau – www.paupau.com.br

Presentes Mickey – www.mickey.com.br

Rodreudes – Tel.: (11) 5514-1671

Tok&Stok – www.tokstok.com.br

Zelo – www.zelo.com.br

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Tudo que eles fazem, fazem com AMOR... Este é o segredo do sucesso do @portaldecoracao.

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online