PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Quartos
Paredes que fazem a diferença
Texto Carla Vila Verde | Fotos Adriana Barbosa








A harmonia do rosa com o verde


Prático, delicado e charmoso, o quarto da pequena Giovana, de 5 anos, “foi pensado para ser um espaço gostoso de dormir, receber as amiguinhas, brincar, estudar e organizar os mimos da menina”, como explica a arquiteta responsável pelo projeto, Simone Bigoto. O grande diferencial do ambiente são as faixas de papel de parede na vertical que contemplam as cores preferidas da mocinha, tons de rosa e verde – em perfeita harmonia com o branco da cama, da cortina, da escrivaninha e dos armários. As tonalidades ainda aparecem em outros itens, como no enxoval e em alguns móveis e acessórios, contrastando com o piso de madeira cumaru, responsável por equilibrar ainda mais a composição. O colchonete dobrável, acomodado embaixo da cama, é de tecido tipo sarja, com padronagem xadrez e está em sintonia com as cores e o espírito de praticidade do quarto de Giovana.

AnteriorProxima
Para o quarto de Giovana, a arquiteta Simone Bigoto optou por usar faixas de papel de parede estampado com flores e folhas na vertical. A escolha do desenho e a proposta de colocação tiveram a intenção de alongar o pé-direito do quarto, dando amplitude ao espaço.
O papel ainda foi usado para setorizar a área de dormir, brincar e estudar. Em tons de rosa e verde, as cores prediletas da dona do quarto, o revestimento entra em harmonia com o enxoval e os móveis. Neste caso, um cantinho especial para ler histórias e estudar foi o resultado da marcenaria bem-planejada.
Projeto e execução, Simone Bigoto; almofadas, bandô, cortina e enxoval, Casa Mineira; papel de parede vinílico, Paper.com; pintura e MDF, Kitchens; cama, cômoda, painéis de livros e de rolo de desenhos, Casa Pronta Kids – Apronta; luminária, Puntoluce; tela solar, Luxaflex; pintura da parede em acrílico fosco, Suvinil e piso, Pau Pau.
 









Paredes em movimento


Projetado para um corinthiano roxo de 12 anos, o ambiente preto e branco é chique, moderno e extremamente requintado. O revestimento usado da metade para cima das paredes em contraste com a cabeceira da cama deu um toque arrojado ao quarto do menino. A cortina preta de linho também impressiona e contribui com o clima de requinte. Em um primeiro momento, a ligação das cores do Corinthians Paulista com o ambiente não é evidente, pois o espaço não remete ao futebol. Porém, o preto e o branco estão lá dando ares de sobriedade ao canto do garoto que é focado e estudioso e que sabe o que quer. “A necessidade da família era um quarto com bancada de estudos e uma cama em que pudesse dormir mais de uma pessoa”, revela a arquiteta Vanessa Trad.

AnteriorProxima
O papel de parede escolhido pela arquiteta, para compor a decoração, teve dois motivos principais: o primeiro foi o fato de ter as cores do time de futebol Corinthians (preto e branco); e o segundo porque a família queria uma ilustração abstrata, mas, ao mesmo tempo, com geometria interessante. “O efeito ficou superbacana, pois deu movimento às paredes do ambiente”, explica Vanessa.
No projeto de Vanessa Trad, o banheiro também foi pensado para entrar em sintonia com o quarto branco e preto.
Projeto e execução, Vanessa Trad; papel de parede, Bucalo; cama, Copel; cômoda, DN Interiores; cortina, Wall Décor; enfeites, LS Selection; luminária, Laboratório da Luz; lustre, Dois Emme; tubo TV, Art Steel; piso, Madez; puxadores, Altero e enxoval, Mundo do Enxoval.













Charme cor-de-rosa

Produção Luciana Monzillo




























O cantinho criado para uma princesa fina e delicada é bucólico e conta com a harmonia de cores suaves e estampas florais. “Trata-se de um ambiente claro, com bastante iluminação, romântico e bem aconchegante para uma menina de 6 anos”, explica a arquiteta Cristina Santos. O papel de parede foi colocado em 3/4 da altura do pé-direito e finalizado com uma moldura branca. A aplicação, que lembra um lambri, deu toque de requinte e sofisticação ao quarto. O amplo espaço foi projetado para que a mocinha possa estudar, brincar e descansar com extremo conforto. As duas poltronas, uma Luís XV no canto da parede e a outra na escrivaninha, são pontos fortíssimos no quesito charme. A cortina também chama a atenção, primeiro pela beleza e, em um segundo momento, pela história. Ela foi reaproveitada e ganhou nova barra e braçadeiras para compor o espaço.

AnteriorProxima
As almofadas confeccionadas em tecidos florais e richelieu seguem o estilo romântico do papel de parede.
A casinha de boneca serve para a pequena Isabela brincar, mas também ajuda na organização e harmonia do quarto.
Projeto e execução, Ri-Pô-Pi; tecidos usados no ambiente, Laura Ashley e Entreposto; e móveis, enxoval, almofadas, enfeites, papel de parede, cadeira, poltrona Luís XV, quadros, abajur e luminária, Ri-Pô-Pi.








Listras para delimitar

No quarto de Gabriel e Guilherme, o papel de parede chama a atenção logo de cara, apesar de ter cores discretas – listras em branco, bege e azul-marinho. O revestimento usado apenas nas cabeceiras das camas também tem a função de delimitar os espaços de forma sutil com muito charme. Os irmãos têm idades diferentes – Guilherme, o mais velho, tem 14, e Gabriel, 12 – mas estão sempre juntos. Gostam de brincar e praticar esportes, por isso, quiseram dividir também o espaço de dormir. “O quarto deles teve como conceito a diposição confortável das duas camas com flexibilidade para receber mais dois amigos ou primos que moram em outra cidade”, explica a arquiteta Simone Bigoto. Outras exigências dos meninos foram um painel para escrever os lembretes e um espaço de destaque para deixar bolas, medalhas, troféus e luvas de boxe, esporte que adoram.

AnteriorProxima
“Um único rolo de papel de parede deu destaque às duas cabeceiras das camas”, contou a arquiteta Simone Bigoto. Alternativa sábia e econômica! Papéis podem ter um custo elevado, principalmente os importados. Em média, cada rolo tem 10 x 0,53 m, o que cobre cerca de 5 m² de superfície. Colocá-lo em toda a parede do quarto dos meninos, com certeza, sairia caro e não ficaria com o mesmo charme e requinte. Fica a dica: em decoração, o que vale mesmo é usar a criatividade!
Os irmãos Gabriel e Guilherme prontos para praticar o esporte que mais gostam: boxe.
Projeto e execução, Simone Bigoto; almofadas e enxoval, Casa Mineira; papel de parede, Paper.com; armário, armário baixo e puxadores, Kitchens; camas, Casa Pronta Móveis; tela solar, Home Decor; enfeites, acervo de família (coleção dos meninos); luminária, Lumini; plafon, Puntoluce; mesa lateral, prateleiras e nichos, Net Marcenaria; tinta código B147, Suvinil; e piso, Pau Pau.











Lilás e branco com listras e poás



As bolinhas brancas invadiram o papel de parede lilás que reveste o quarto das gêmeas de 5 anos. Delicado e arrojado, os poás deram um toque fashion e especial ao espaço. A mesma padronagem ainda está presente na saia da cama e no rolo atrás do travesseiro. A arquiteta responsável pelo projeto, Ieda Korman, explicou que a ideia era fazer um espaço bem infantil e feminino: “Como a mãe e as crianças gostam bastante da cor lilás, optou-se por uma composição de estampas em lilás e branco”. A combinação de listras com bolinhas é o grande diferencial desse ambiente, que tem listras finas na cortina, no lustre e em partes do enxoval.

AnteriorProxima
Um móvel grande para guardar brinquedos e com espaço para a televisão foi uma das exigências da família.
Comum na versão preto e branco ou vermelho e branco, os poás são um clássico da moda e também da decoração. No quarto das gêmeas, as bolinhas aparecem em versão moderna no papel de parede lilás com poás brancos, que reveste o ambiente com charme e estilo. Versões de outras cores e tamanhos de bolas podem ser usadas para dar bossa aos quartos de meninas de outras idades e personalidades. Só precisa ter cuidado para não deixar o ambiente muito carregado.
Projeto e execução, Ieda Kormam – Korman Arquitetos; almofadas, Slap Slap; papel de parede, Celina Dias; armário e prateleiras, Marcenaria Cleodo com desenho da arquiteta; cabeceira das camas, Decoramelo com desenho da arquiteta; cortina, Windows Company; lustre, Zull; criado-mudo, Quartos e Etc; e tapete, Santa Monica.
Onde encontrar


Altero Tel.: (51) 3559-1000; www.altero.com.br
Art Steel Tel.: (11) 2497-2545; www.artstell.com.br
Bucalo Tel.: (11) 3063-2512; www.bucalo.com.br
Casa Mineira Tel.: (11) 3258-6665; www.casamineira.com.br
Casa Pronta Kids  Tel.: (11) 3065-2436; www.casaprontakids-quartos.com.br/kids
Celina Dias Tel.: (11) 2893-6846; www.celinadias.com.br
Copel Tel.: (11) 3663-3560; www.copelcolchoes.com.br
DN Interiores Tel.: (14) 3879-1020; www.dninteriores.com.br
Decoramelo Tel.: (11) 3845-3707
Dois Emme Tel.: (11) 6556-4625; www.2emme.com.br
Entreposto Tel.: (11) 2109-0000; www.dninteriores.com.br
Home Decor Tel.: (11) 3726-2246
Ieda Kormam – Korman Arquitetos Tel.: (11) 3060-8313; www.kormanarquitetos.com.br
Kitchens Tel.: (11) 3889-3400; www.kitchens.com.br
Laboratório da Luz Tel.: (11) 3218-2788; www.laboratoriodaluz.com.br
Laura Ashley www.lauraashley.com
Lumini Tel.: (11) 3898-0222; www.lumini.com.br
Luxaflex SAC: 0800-147-148; www.luxaflex.com.br
Marcenaria Cleodo Tel.: (11) 5624-8608
Mundo do Enxoval Tel.: (11) 5051-3732; www.mundodoenxoval.com.br
Net Marcenaria Tel.: (11) 4043-4703
Paper.com Tel.: (11) 5093-2323
Pau Pau Tel.: (11) 3816-7377
Puntoluce Tel.: (11) 3064-6977; www.puntoluce.com.br
Quartos e Etc Tel.: (11) 3085-2800; www.quartosetc.com.br
Ri-Pô-Pi Tel.: (11) 4508-4050; www.ri-po-pi.com.br
Santa Monica Tel.: (11) 3085-1866; www.smonica.com.br
Simone Bigoto www.simonebigoto.com.br
Slap Slap Tel.: (11) 3825-0119
Suvinil www.suvinil.com.br
Vanessa Trad Tel.: (11) 3294-3600; www.vanessatrad.com.br
Wall Décor Tel.: (11) 3061-1505; www.walldecor.com.br
Windows Company Tel.: (11) 3814-2411
Zull Tel.: (11) 3062-3894; www.zull.com.br




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online