Publicidade

Pequenos ambientes > Apês e casas de até 80 m²
Como integrar ambientes
Texto Léo Marques | Adaptação Ana Paula de Araujo

Unir os ambientes traz vantagens já conhecidas, mas a arte de integrar exige combinar corretamente elementos, transmitindo uma linguagem única, sem abrir mão da personalidade de cada cômodo. A seguir, confira dois projetos que encontraram a harmonia na integração e inspire-se:


Ousadia nas cores primárias

 

O projeto desenvolvido pelo escritório DWG mostra claramente as vantagens de ter ambientes integrados. Aqui, sala, quarto, closet e banheiro foram unidos visualmente, tornando o apartamento mais espaçoso. Para separar cada ambiente, a arquiteta Mariana Albuquerque e o engenheiro Guilherme Ommundsen usaram cores e materiais específicos para cada área com muita ousadia. Conheça os principais pontos dessa intervenção.
 

 

Os aparadores de MDF foram os responsáveis por “separar” a sala do quarto. O tapete de náilon azul e branco foi um dos artifícios utilizados para unir a sala ao quarto.

 

 

Atrás do sofá e suspensa, a estante liberou espaço para o sofá de três lugares, tornando o estar mais espaçoso. Para remeter a arquitetura às casas de Londres, foram utilizados tijolinhos em uma das paredes. O ar contemporâneo foi complementado pelo cimento queimado no teto e pelas cores fortes no mobiliário.

 

 

Neste projeto, as lâmpadas receberam funções conforme o que se deseja ressaltar. Para iluminar os móveis, feixes mais abertos; para a estante, luzes mais direcionadas com feixes mais fechados. O painel de espelhos ajuda a ampliar ainda mais o ambiente e a dar estilo à decoração.

 

 

Responsável por ressaltar a parede do quarto, o couro sintético havana deu maior profundidade ao dormitório.

 

Foto: Divulgação. Projeto: Stúdio DWG; tapete: Século; parede de tijolinho: Palimanan; móveis: Segatto; sofá vermelho: Fernando Jaeguer; sofá bege: Treuni; abajur de neon: New Light.

 

Uma casa versátil

 

Uma mulher, um apartamento e 50 m² para ocupar. “Ela queria que aproveitássemos cada canto, fazendo da casa um local o mais versátil e reversível possível”, conta Renata Pati, arquiteta responsável pelo projeto.

 

Para aumentar a sensação de espaço amplo, a arquiteta se valeu de mais alguns truques. “Primeiro mantive o pé direito na laje, sem rebaixamento, obtendo a maior altura possível. Com a iluminação indireta ganhei proporção nos espaços, gastando menos energia também”, explica.

 

 

Sem a antiga parede que separava a sala do quarto, as duas janelas amplas, uma em frente a outra, deixaram o apartamento com uma iluminação uniforme, o que dá a impressão de ser bem maior. O aparador, ao lado da poltrona de aço inox, também é usado para dividir o ambiente de estar da sala de jantar.

 

 

A cama, que antes estava no quarto, virou sofá na área do living, pronto para acomodar as visitas e liberar espaço no quarto para a circulação dos convidados.

Não usar a cozinha para fazer refeições elaboradas possibilitou que a proprietária abrisse mão de uma geladeira convencional e adotasse um modelo míni. O charme na hora de integrar a cozinha com o restante do ambiente ficou por conta da estante embutida na frente do balcão, usada para abrigar alguns livros. O sistema de abertura fecho toque dos armários permitiu uma marcenaria lisa, sem puxadores, e deu um visual clean à cozinha.
 

 

Para quebrar as paredes brancas sem perder a sensação de amplitude, a arquiteta optou por colorir apenas um cantinho de vermelho – cor que, além de viva, exprime certa feminilidade ao ambiente.

 

Para melhorar o nível de iluminação, a parede do quarto veio abaixo e ganhou portas de correr de madeira PU branca suspensas sobre roldanas, possibilitando o isolamento quando necessário.

 

Foto: Rodrigo Estrella. Projeto: Renata Pati; piso e armários: Marcenaria MDT; bancada da cozinha: Marmoraria Promenade.

 

Onde encontrar:

Fernando Jaeguer – www.fernandojaeguer.com.br
Marcenaria MDT – Tel.: (11) 8369-8541
New Light – www.newlight.com.br
Palimanan – www.palimanan.com.br
Renata Pati – www.renatapati.com
Segatto – www.segatto.com.br
Studio Dupla – www.studiodupla.blog.terra.com.br
Século – www.seculo.com.br
Stúdio DWG – www.studiodwg.com.br
Treuni – www.treuni.com.br

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online