PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Banheiros
Banheiros com papel de parede
Texto Paula Barradas

Mais ousado ou mesmo com estilo tradicional, o papel de parede dá vida ao ambiente. Ele pode ser liso, texturizado, emborrachado ou com materiais alternativos, o que vale é usar a imaginação e reinventar banheiros e lavabos.

 Funcional

O banheiro de 17 m² projetado pelas arquitetas Adriana Fiali e Rose Corsini conta com living que teve as paredes revestidas com dois diferentes materiais: na da pia, couro reciclado e papel de parede texturizado rosa velho nas demais. Para destacar as paredes, foi usada bancada de 2,40 m de Corian® na cor branca com duas cubas de apoio, garantindo individualidade aos moradores na utilização. Destaque para os espelhos (1,20 x 0,90 m) cortados a laser, recurso que dá ao formato a aparência de espelhos venezianos, mas com roupagem bem moderna.

Projeto, FICOdesign para Casa Cor; papel de parede, Wallpaper; couro reciclado, Beare; porcelanato branco, Mais Revestimentos; metais, Deca; iluminação, Lustre Iriê; poltrona, espelhos e decoração, A especialista; penteadeira, Inusittá; bancada de CorianR, Siligram; espelhos, A Varanda e Guardian; lixeiras, Mazzonetto; puxadores, Pado; tecidos, Unique Mood, dispenseres, Melhoramentos; cortinas e persianas, Luxaflex; tinta, Suvinil. Foto de Marcelo Scandaroli (divulgação).


_DICA!
Para evitar umidade no banheiro e conservar o papel de parede, evite banhos longos e muito quentes para não deixar muito vapor no ambiente. Outra dica é deixar toalhas de banho secarem em local arejado.





 Florido


A fim de criar um ambiente que trouxesse um pouco da natureza do parque para dentro do apartamento, a arquiteta Maite Maiani utilizou papel de parede estampado de folhagens e rosas brancas no lavabo de 1,8 m². Para seguir o estilo, metais, louças e objetos decorativos foram pensados na tendência provençal. Para completar, lustre de metal e pia em estilo retrô.

Projeto, Maite Maiani Arquitetura e Design; papel de parede, Casa das Sancas; piso de madeira, Monte Sião; metais e louças, Deca; espelho e lustre Lilian Pimenta; banquinho, Entreposto. Foto Divulgação.





_DICA!
Os principais tipos de papel de parede são vinílico (de PVC com base de papel ou tela, com tratamento especial que confere aspecto de tecido, durável e resistente à umidade), lavável (impermeável, tem camada de resina que protege contra a água), com revelo (com efeitos que imitam couro, material têxtil ou madeira) e pintado à mão (apresenta desenhos personalizados e exclusivos). Para banheiros e lavabos, os tipos indicados são o vinílico e o lavável.


 Natural

O lavabo de 2,30 m² projetado pelas arquitetas Paula Ferraz e Ellen Cavalcante ganhou um estilo rústico ao ter uma das paredes recoberta por fibra de bananeira. Esse revestimento é composto por uma fibra de bananeira com palha de seda, não tem emendas e é feito sob medida. O piso de madeira (assoalho cumaru) e a bancada (1,50 m de largura) de mármore travertino romano bruto com cuba esculpida na própria peça reforçam o conceito mais natural do ambiente. Para aumentar a sensação de amplitude, um espelho (1,50 x 1,45 m) cobre totalmente a área da bancada.

Projeto, Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design; revestimento de fibra de bananeira, Nani Chinellato; piso, Indusparquet, metais, Deca; mármore, Engenharia do Mármore. Foto André Godoy (divulgação).


_DICA!
Para instalar o papel de parede, aplique uma capa de cola sobre a parede e deixe secar alguns minutos. Coloque uma tira de papel sobre a cola, verificando a altura e a extensão desejadas. Com uma espátula de silicone, fixe-o, retirando as irregularidades. Recorte as sobras, ajustando o rodapé e o teto. Para a próxima tira, repita o processo, encaixando a estampa. Caso necessário, contrate um profissional.






 Revestimento refinado


O lavabo de 2 m² foi reformado pelos arquitetos Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá a fim de ganhar um ar clássico. Os tons neutros e nobres da cor creme do piso de mármore crema marfil com tabeira de mármore Breccia Oniciata e do amarelo que reluz da pedra ônix da bancada (85 x 30 cm), graças à iluminação interna, harmonizam com a pintura especial de parede em tons de marrom e ouro. Obra da artista plástica Magali Cardamone, que trabalhou com papel de seda amassado e outros elementos. Para completar, um pendente de cristal dá um toque sofisticado ao ambiente. 

Projeto, Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá; porcelanato, Portobello; metais, Lemos da Costa; pendente de cristal, Moema Iluminação; bancada de ônix, Pedras Primavera; papel de parede, Magali Cardamone. Foto divulgação.




_DICA!
Se quiser proteger o papel de parede e fazer com que dure mais, aplique resina acrílica impermeabilizante. Só não se esqueça de checar, antes, com o fabricante se o uso deste e outros produtos químicos pode estragar o papel.






 Sóbrio


A arquiteta Syrlene Del Paulicchi projetou o lavabo de 3 m² para ser um ambiente contemporâneo e funcional. Para dar o tom desejado, escolheu um papel de parede texturizado na cor pêssego para cobrir as paredes. Esse revestimento combina com a tonalidade da madeira natural freijó linheiro da bancada (1,35 m de largura) e da moldura do espelho (0,30 m de largura). Abaixo, o suporte para a cuba, de Silestone ®, traz o branco, que “quebra” os tons neutros. O toque final fica por conta dos três pendentes de cristal, que juntamente com três peças de porcelanato com cristal encrustado em um dos lados do espelho, enfeitam o local.

Projeto, Elementhos Projeto de Harmonização e Design de Interiores; papel de parede, marcenaria e espelho, Elementhos; porcelanato Roca, Mais Revestimentos; metais e louças, Deca; bancada de SilestoneR, Marmoraria Marcondes. Foto divulgação.




_Dica!
Para limpeza do papel de parede, utilize apenas espanador para retirar o excesso de pó. Se for impermeável, use um pano úmido para retirar a sujeira mais persistente.





 Renovação

A reforma do lavabo de 2,50 m², feita pela arquiteta Roseana Monteiro e pela decoradora Vera Maria Camapana Rodrigues, renovou o ambiente mesmo sem trocar a bancada (1,10 x 0,47 m) de mármore crema marfim e o piso de madeira ipê. O diferencial fica por conta do revestimento escolhido: papel de parede com a aparência de seda adamascada que recobre todas as paredes. Um pendente em formato de gota de cristal cria efeitos de luz deixando a composição mais requintada. 

Projeto, Roseana Monteiro; decoradora, Vera Maria Camapana Rodrigues; papel de parede, Decorações Casarão; metais, Di Bagno; pendente, Redeluz; gesso, Campgesso. Foto divulgação.


_Dica!
Uma das facilidades do papel de parede é poder trocá-lo quando quiser. Faça um teste em um dos cantos da parede: levante uma faixa para certificar se o papel descola bem. Se não rasgar e a base ficar intacta, aproveite-a para servir de forro. Agora, se o forro descolar junto, remova o papel molhando-o com água e raspando com uma espátula. Se for impermeável, use uma lixa grossa para poder rasgar a superfície antes de molhá-la.








 Feminino

O projeto da arquiteta Deborah Vasallo teve o objetivo de deixar o lavabo de 1,70 m² mais versátil e, especialmente, iluminado, já que não há janela no cômodo. O uso do papel de parede com listras verticais deu um toque contemporâneo e ressaltou a bancada de Nanoglass® com formato assimétrico e a cuba de apoio. O gabinete feito de MDF com pintura de laca bege brilhante foi inspirado na tonalidade do revestimento, para criar um ambiente harmônico.

Projeto, Deborah Vasallo Arquitetura; papel de parede, Alamanda Decorações; piso de porcelanato, Recesa; metais e louças, Deca; bancada, Brutus Brasil; marcenaria, Evviva Bertolini; iluminação, Lustre Iriê; espelho, São Pedrinho. Foto divulgação.








_Dica!
Na aplicação de papel de parede, é preciso tomar muito cuidado com as emendas para que o desenho não fique torto ou desalinhado.



Onde encontrar
A Especialista Tel.: (11) 3043-9142
Alamanda Decorações Tel.: (11) 4227-1002
Ana Lúcia Salama analuciasalama.com.br
A Varanda Tel.: (11) 4990-3422
Beare Tel.: (11) 3093-9811
Brutus Brasil Tel.: (11) 4991-8768
Campgesso Tel.: (19) 3241-2483
Casa das Sancas Tel.: (11) 5051-0313
Cavalcante Ferraz Arquitetura e Desig cavalcanteferraz.com.br
Deborah Vasallo Arquitetura deborahvasallo.com.br
Deca deca.com.br
Decorações Casarão Tel.: (19) 3238-7703
Di Bagno Tel.: (19) 3251-9690
Elementhos Projeto de Harmonização e Design de Interiores elementhos.com.br
Engenharia do Mármore Tel.: (11) 2702-3211
Entreposto entreposto.com.br
Evviva Bertolini SAC: 0800 702 8500
FICOdesign Tel.: (11) 3739-3194
Gerson Dutra de Sá gersondutradesa.com.br
Indusparquet Tel.: (11) 3043-9238
Inusittá Tel.: (11) 2325-0086
Lemos da Costa Tel.: (11) 3804-0220
Lilian Pimenta Tel.: (11) 3743-3776
Lustre Iriê Tel.: (11) 4990-1166
Luxaflex SAC: 0800 11 7558
Magali Cardamone Tel.: (11) 9117-1366
Mais Revestimentos Tel.: (11) 3068-5550
Maite Maiani Arquitetura e Design maitemaiani.com.br
Marmoraria Marcondes Tel.: (11) 4612-2500
Moema Iluminação Tel.: (11) 5041-8172
Monte Sião Tel.: (11) 3229-4510
Nani Chinellato Tel.: (11) 3079-9680
Pado pado.com.br
Pedras Primavera Tel.: (11) 5563-4000
Portobello portobello.com.br
Recesa recesa.com.br
Redeluz Tel.: (19) 3294-6747
Roca roca.com.br
Roseana Monteiro roseanamonteiro.com.br
Siligram Tel.: (11) 4828-3551
Suvinil suvinil.com.br
Wallpaper wallpaper.com.br

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A Casa & Decoração é uma delícia, de muito bom gosto. Comprei a revista este mês e não pude deixar de reparar na qualidade e aceitar o convite de tirar os sapatos, sentar na poltrona e curtir

Ivana Michelin, São Paulo - São Paulo, via e-mail
Editora Online