PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Faça já! > Resolva
10 ideias para dividir e integrar
Texto Daniela Espinelli e Renacha Batista | Adaptação Ana Paula de Araujo

Dividir ou integrar? Se esta é sua dúvida quanto ao décor de seu lar, que tal somar as duas ideias trocando a conjunção alternativa "ou" pela aditiva "e"? Confira abaixo 10 ideias para integrar sem perder a privacidade nem as características funcionais de cada ambiente. Com isso, você resolve dois problemas de uma vez só e ainda ganha em circulação, iluminação, espaço...

1. Para preencher o vazio

 

No caso deste apartamento, a mureta que divide a área de entrada da sala de estar deixava um grande vazio acima do sofá. Para preencher o vão, foi instalada uma bela escultura (“Caminho das Flores”) desenvolvida pela artista plástica Josiani Durigan. Feita de alumínio com detalhes em diversos tipos de cristais transparentes, ela se encaixa perfeitamente no espaço, sem contar que dá um toque refinado à sala. Inspirador, não?

 
Projeto: Maximira Durigan. Foto: Divulgação.

2. Arte flutuante

 

Outra boa ideia para dividir e integrar é usar uma obra de arte. Nesta sala, foram utilizadas obras "dupla face", que podem ser apreciadas de qualquer um dos ângulos. Assinadas pela artista plástica Pinky Wainer, as peças de vinil emoldurado em acrílico transparente foram presas ao teto por meio de fios de náilon. Enfim, uma opção prática e muito original... Dá a impressão de que as obras flutuam no ar, não é?




Projeto: Mario Catani; produção do ambiente: Mario Catani e Gabriella Ometo; agradecimentos: Nilda Siqueira e Luciana Castro; obras de arte: Pinky Wainer. Foto: Sidney Doll.

3. Móvel atrás do sofá

 

Para dividir o living da sala de TV ou da sala de jantar, sem precisar do (ultrapassado) recurso parede, um aparador ou um buffet resolve o problema de forma prática, útil e sutil. Na foto, o móvel com nichos, além de separar os ambientes, ainda dispõe peças decorativas, tornando-se uma opção bastante interessante para quem possui pouco espaço, por exemplo.

 



Projeto: Alessandra Braggion. Foto: Sidney Doll.

4.  Biombo de madeira vazado

 

Aqui, neste pequenino apê, biombos de madeira com elementos vazados separam o living da cozinha e do hall de entrada. Percebeu a pequena cozinha por trás da divisória? Já o rack da TV “atravessa” o pequeno biombo, proporcionando divertida ilusão de ótica.



Projeto: Flávia Portela. Fotos: Divulgação.

5.  Além da cozinha americana

 

Famosa e bastante utilizada para integrar, a cozinha americana é uma ótima opção... Mas, por ser bastante popular, acaba não sendo uma escolha tão original. Uma boa ideia é utilizar uma ilha com bancada, cooktop e nichos para dividir e integrar a cozinha da sala de estar ou de jantar. Além do resultado ficar bonito e criativo, estimula as reuniões entre família e amigos.



Projeto: Larissa César Vinagre e Suellen Montenegro Bezerra. Fot: Carneiro Ferreira (Divulgação).

6.  Portão de correr

 

Para dividir e integrar quarto com o estar, uma boa ideia é utilizar porta de correr. A opção pode separar os ambientes em diferentes níveis (de totalmente fechado a 100% aberto), de acordo com a vontade do morador e o grau de intimidade da visita.


 

 

Projeto: Renata Pati. Foto: Rodrigo Estrella.

7.  Missão quitinete 

 

O desafio: decorar uma quitinete de apenas 28 m². A solução: integrar sala, quarto, cozinha e home office.  Aqui, a estante vazada garante luminosidade ao quarto e divide a TV giratória entre o sofá e a cama. As prateleiras sobre a bancada podem abrigar tanto objetos decorativos como livros. O nicho vazado do armário mais amplidão aos espaços, pois o teto fica completamente livre tanto de quem olha da sala quanto do quarto.
 



Projeto: Yolanda e Cristina Franco. Foto: Divulgação.

8.  Entre crianças e adultos 

 

Quer separar um espaço para seus filhos brincarem, mas sem fechá-los em um cômodo e tirá-los da convivência familiar? Uma divisória parcial pode ser a solução, afinal, dá abertura para o relacionamento entre pais e filhos e ainda esconde qualquer eventual bagunça de brinquedos. Nesta varanda, a divisão foi feita com um painel de madeira freijó com frisos e prateleiras fixas.



Projeto: Silvana Lara Nogueira. Fotos: Divulgação.

9.  Materiais delimitam espaços

 

Delimitar ambientes (aqui, salas e home office) pode ocorrer com pisos diferentes: nas salas, tacos de madeira; no escritório, pastilhas de vidro. Boa ideia, né?



Projeto: Cristina Bozian. Foto: Adriana Barbosa.

10.  Beleza natural

 

Que tal uma divisória translúcida com aparência rústica? O resultado fica elegante e combina bem com quem é fã de um décor com bastante madeira, tons pastel e plantas. Aqui, a ideia foi separar o hall de entrada da sala de estar com uma estrutura de madeira de demolição de peroba alta (3,5 m de altura x 1,6 m de largura) associada a um inusitado painel feito de ecorresina – um material original 40% reciclado – com capim natural em seu interior. A opção é uma boa para quem quer dividir e integrar sem perder em iluminação.


 
Projeto: Studio Zuba. Foto: Clausem Bonifácio/Divulgação.

Veja mais: Separar para somar – Nove soluções para dividir ambientes de maneira criativa e funcional

 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Escrevo para agradecer a publicação do nosso cantinho na Casa & Decoração e as palavras carinhosas da matéria. Ficou fofo, fofíssimo, adoramos! Aliás, a revista toda arrasa!

Emy Kuramoto, da tofustudio.com.br, São José dos Campos - São Paulo, via e-mail
Editora Online