PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Salas
Como decorar uma sala quadrada?
Texto Léo Marques | Foto Arquivo pessoal do leitor | Ilustração Lisandra Maia

A primeira mudança que Polyana Paiva fez ao se mudar foi quebrar a parte superior da parede que separa sala e cozinha a fim de aproveitar melhor a área e a luz natural. Polyana costuma receber amigos e familiares com frequência e queria um espaço para interagir e que permitisse boa circulação. Embora prático e atual, o amplo recorte na alvenaria gerou outro desafio. “Meu problema agora é decorar a sala, quadrada e com essa abertura”, questiona. “A dúvida é como dispor sofá, TV e mesa para refeições. Tudo que está na sala será trocado, não pretendo usar nada que tenho. Gostaria de um tapete, pois acho que ele pode clarear o ambiente, mas não sei o espaço que deve ocupar, o padrão e a cor”, comenta.


Para ajudá-la, a arquiteta Lisandra A. Maia fez um projeto sob medida e deu dicas para transformar a composição de um jeito econômico e belo. Acompanhe!

Revestimento |  Nas paredes, a dica é papel com listras delicadas, num tom acinzentado ou cru, para renovar rapidamente e sem sujeiras. O revestimento valoriza e costuma dar mais aconchegao que a pintura comum. Na parede da TV, a sugestão é por um papel que reproduz a pedra Mica.

Tomadas | Os pontos de tomadas e antenas devem ser realocados para a outra parede. Caso opte por colocar a TV no painel de madeira, é fundamental uma passagem para a fiação por dentro do painel, que deve ter, pelo menos, 5 cm de espessura. Prever também uma tomada para a adega.

Armário lateral | Serve de apoio para objetos decorativos e é ideal caso você queira ter uma adega climatizada para vinhos.

Cortina | Uma das formas de deixar o ambiente mais atual é trocar as cortinas comuns por modelos tipo romana ou celular na cor clara. Esses formatos proporcionam conforto térmico e acústico.

Mesa de jantar |
Para aproveitar a abertura e deixar a área mais livre para a circulação, sugiro uma mesa de jantar fixa à parede. Ela pode ser de vidro, que deixa o visual mais leve, ou de MDF com laminado melamínico, que reproduz madeira clara. Para complementar, dois pendentes no centro da mesa – o ideal é que fique um espaço de 70 cm entre eles e o tampo.

Rack | Já que a Polyana pretende se desfazer do rack, sugiro outro revestido de lamina de madeira escura e dividido por um nicho que servirá de suporte para a TV. Na parte inferior, duas prateleiras maiores. 

Spots | No meio da sala, proponho instalar um spot triplo com duas lâmpadas: AR 70W (iluminação pontual) e PAR 20 (iluminação geral). Na parede lateral (imagem abaixo), três luminárias com lâmpadas fluorescentes criariam o efeito de balizadores. Para isso, será preciso mão de obra especializada (um eletricista e um pedreiro).

Sofá | O modelo em “L” foi a melhor alternativa para acomodar mais pessoas e dar a sensação de uma sala mais ampla. Invista num tom bege-claro para o tecido e como revestimento, escolha o suede, que é mais confortável.

Rodapé | Sugiro utilizar um rodapé de MDF pintado ou laqueado de branco para que fique bem aparente e dê um ar mais sofisticado à decoração. Para valorizá-lo, faça de um a dois frisos nele.

Tapete | Poderá ser um modelo indiano ou do tipo fio mais baixo com listras, conforme a proposta ao lado (3,15 x 2,10 m).






No mercado há 11 anos, a arquiteta e designer de
interiores Lisandra A. Maia desenvolve projetos
residenciais e comerciais com um estilo
contemporâneo, associando beleza e economia
conforme necessidade do cliente.


















Esta matéria faz parte da revista Decore Sua Casa, cuja edição de dezembro já está para entrar nas bancas (compre online ou assine aqui). Quer participar com suas dúvidas? Mande fotos de cômodos da sua casa que o arquiteto ou designer de interiores tira as dúvidas para você: decoresuacasa@editoraonline.com.br
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Parabéns a todos! Tornei-me leitora da Revista Feng Shui em Casa recentemente e estou adorando as matérias publicadas! Porém tenho algumas dúvidas e gostaria de ajuda para entender o processo

Cida Gonçalves, Diadema - São Paulo, via e-mail
Editora Online