PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Outros ambientes
Bar em casa
Texto Adriana Fricelli | Fotos Mônica Antunes
Esquecidos por um tempo, os bares retornam à decoração impulsionados pela marcante e crescente presença das adegas nos interiores das casas. Mas vêm em menores proporções e com diferentes propostas: marcenaria planejada, móveis transformados para esse fim ou, simplesmente, em bandejas bem-produzidas. A seguir, dez ideias que merecem um brinde!


 O bar está aberto!  

O móvel-bar com porta em marchetaria, original dos anos 1940 e 1950, encantou o decorador Rogério Castro à primeira vista. Devidamente descupinizada e com o fundo comprometido trocado por outro espelhado, a peça passou a ocupar a área nobre do seu apartamento, logo à frente do hall social, para recepcionar as visitas. “Quando chamo meus amigos, digo: o bar está aberto”, conta Rogério, referindo-se à porta pivotante que comporta, no interior, bebidas e copos viúvos de sua coleção.


Dica de profissional:
cuidado ao comprar peças antigas. Procure lugares idôneos e analise atentamente a integridade do material, de preferência, com o auxílio de um profissional.

Projeto, Rogério Castro; móvel-bar, acervo do morador; luminária, Bertolucci; quadro, de Luiz Roberto Lopreto; bandeja, Stilarredo Interiores; tapete e mesa, Micasa; xale em jérsei cinza, confecção Maricota Décor.











 














 Modernidade e tradição

Apreciador de vinhos e dono de duas adegas com capacidade total para 84 garrafas, o morador até queria um bar tradicional, mas foi logo convencido pelas arquitetas Éllen Cavalcante e Paula Ferraz a optar por uma estrutura mais moderna, na transição entre o home theater e o living. “Nós criamos um buffet leve, atual e que conversa com os demais ambientes da casa graças ao uso do limestone e da madeira na cor capuccino, aplicados em todo o projeto”, explica Éllen. Note que a tela, centralizada com a pedra, equilibra a composição.

Dica de profissional: Além de trazerem recordações dos momentos de confraternização e informações da vinícola, as rolhas são potenciais elementos decorativos. Neste projeto, elas foram expostas em um recipiente em forma de taça.

Projeto, Éllen Cavalcante e Paula Ferraz; marcenaria, Arthem; pedra limestone, American Cut; tela, MH8 Escritório de Arte; adornos, LS Selection; piso, Piso Center; iluminação, Luminari; automação, Marbie Systems; adega, Spicy.



 Debruçado ao mar
Fotos MCA Estúdio / Divulgação

Grande destaque do living, o balcão de peroba do campo, desenhado pela arquiteta Roberta Moura, é requisitado todos os dias para as pequenas refeições do casal e também nos momentos de festa para amparar as bebidas. “Precisávamos de um móvel de apoio útil e bacana, de onde fosse possível contemplar a linda vista para o mar”, conta Roberta. Nichos de inox embutidos na peça recebem as garrafas de bebidas, enquanto uma chapa do mesmo material acomoda o balde de gelo e demais objetos.

Dica de profissional: Com um móvel solto como esse, é possível reconfi gurar o layout de acordo com a ocasião. Ampará-lo na parede é uma opção.

Projeto, Roberta Moura; marcenaria, Marcenaria Pedro Fraga; cadeiras Bertoia e poltrona Barcelona, Hetty Goldberg.



 Sempre à mão

Apoiada sobre a obra de Giovanni Gargano, a bandeja de cristal refl etente na cor bronze apresenta-se como uma solução decorativa para preencher o rack e também atende a necessidade dos moradores por um cantinho para os drinks. A concepção é do escritório Yamagata Arquitetura. “Queríamos que o ambiente funcionasse para receber os amigos ou, então, para assistir a um bom filme em família”, conta a arquiteta Paloma Yamagata.

Projeto, Yamagata Arquitetura; marcenaria, Móveis com Arte; tapete, Avanti; mesa de centro, Novo Ambiente; bandeja, Duilio Sartori; adornos, Rosa Kochen; iluminação, Spectra.









 Sonho realizado

Revestida de pedra como as tradicionais caves, este cantinho projetado pelo escritório Toda Arquitetura é o grande xodó do seu dono: André Rossi, publicitário por formação e enólogo por vocação, criador do blog EnoDeco e da empresa de consultoria Winet. “Por mim, passaria 70% do meu tempo aqui”, entrega. O clima rústico foi trazido pela pedra madeira, de 18 mm, cortada em diferentes tamanhos e aplicada sobre a alvenaria.

Dica de profissional: Se a intenção, no futuro, é ter mais de uma adega ou um modelo maior, evite móveis fixos. Aqui, a arquiteta desenhou uma cômoda solta de imbuia, com espaço suficiente para taças e demais acessórios.

Projeto, Toda Arquitetura; pedra, Pedras Bandeirantes; marcenaria, Marcenaria Lisboa; cave, Art des Caves.








 Bar itinerante
Foto Martin Szmick / Divulgação

Nesta ambientação assinada pela designer de interiores Cilene Monteiro Lupi, as mesas-bandejas, com pés cromados e estrutura de couro, entram em cena para amparar as bebidas, transferidas para garrafas especiais, cujo apelo decorativo contribui para o visual mais harmonioso. A base dobrável permite trânsito livre pelo ambiente, atendendo a diferentes necessidades de uso. Focos pontuais de iluminação destacam a tela, centralizada às bandejas.

Projeto, Cilene Monteiro Lupi; bandejas, Artefacto; poltrona, Brentwood; objetos, Stilarredo Interiores; tapeçaria, Casa Vestida; taças e garrafas, Cecilia Dale; marcenaria, Dias Marcenaria.



 Wine bar em casa
Foto MCA Estúdio / Divulgação

Amantes de vinhos merecem um espaço destinado à degustação, com direito a uma bela adega, acessórios de bar, além de apoios e assentos adequados. “Como os clientes tinham uma cave de 100 garrafas, nada mais coerente do que criar uma estante elegante, de laca branca, com ventilação adequada, para trazer a adega para perto dos convidados”, relata a designer de interiores Roberta Devisate. No nicho central, a iluminação destaca o aparelho de chá de prata da família.

Dica de profissional: Ao projetar um móvel próprio para o bar, não se esqueça de alguns compartimentos essenciais: pequenas gavetas para utensílios e acessórios, prateleiras para taças de diferentes alturas, espaço para as bebidas e também para receber a adega embutida

Projeto, Roberta Devisate; marcenaria, Gênova Marcenaria; iluminação, Spectra; móveis e objetos, Empório Casa Móveis.



 Elemento de transição

Fixo, o móvel projetado pelas sócias Katia Llaneli e Viviane Friedemann faz a integração entre o living e a sala de jantar, podendo também servir de aparador em ocasiões especiais. Com estrutura de MDF, revestida com folha de madeira na cor mogno e frisos de alumínio, a peça tem duas portas de correr voltadas para o jantar, para as louças e os talheres, e uma porta de abrir voltada para o living, onde são guardados itens do bar, como taças e garrafas.

Projeto, Katia Llaneli e Viviane Friedemann; engenharia, Piero; iluminação, Spot Center; marcenaria, MK; cortinas e persianas, Mirale.



 Sob nova função  
Foto MCA Estúdio / Divulgação

Toda a composição partiu do baú, comprado novinho, mas com um visual que remete a tempos de outrora. De madeira, revestida com couro e forrada com feltro por dentro, a peça apresenta numerosas gavetas, característica determinante para ser transformada em bar. “Escolhi esse baú porque sua forma é funcional, inusitada e dialoga com qualquer estilo de decoração”, analisa a arquiteta Eliana Fiúza, responsável pela ambientação.

Projeto, Eliane Fiúza; tapete, Casa Júlio; baú, Artefacto; tela de Eduardo Ventura, Galeria Almacén; vaso, Duilio Sartori; acessórios, Rosa Kochen.



 Esquenta para a balada
Foto Carla de Carvalho / Divulgação

O jovem e independente morador deste apartamento adora receber os amigos em casa antes de partirem para a balada. Por isso, era imprescindível um local para amparar os drinques e os aperitivos. “Achamos que a produção ficaria descolada sobre uma peça de laca branca, pois destacaria o colorido dos copos e bebidas”, aponta a decoradora Christina Hamoui, que assina o projeto, assim como o desenho da peça.

Dica de profissional: Além de dar volume e colorido à decoração, a bandeja deixa tudo ao alcance das mãos para preparar um drinque na hora que desejar 

Projeto, Christina Hamoui; móveis, Marcenaria Raízes; copos, Tania Bulhões; iluminação, PuntoLuce.



Onde encontrar
American Cut Tel.: (11) 7866-5828
Art des Caves artdescaves.com.br 
Artefacto Tels.: (11) 3087-7000, (21) 3325-7667
Arthem arthem.com.br
Avanti avantitapetes.com.br
Bertolucci bertolucci.com.br
Brentwood brentwood.com.br
Casa Júlio casajulio.com.br
Casa Vestida Tel.: (11) 3887-9019
Cecilia Dale ceciliadale.com.br
Christina Hamoui Tel.: (11) 3071-0001; christinahamoui.com.br
Cilene Monteiro Lupi Tel.: (11) 3062-7650; cilenemlupi.com.br
Duilio Sartori Tel.: (21) 2108-8144
Eliane Fiúza Tel.: (21) 2438-4282
Éllen Cavalcante e Paula Ferraz cavalcanteferraz.com.br
Empório Casa Móveis Tel.: (21) 2612-1848
Galeria Almacén Tel.: (21) 3325-3322
Gênova Marcenaria Tel.: (21) 2701-7116
Hetty Goldberg Tel.: (21) 2259-6413
Katia Llaneli e Viviane Friedemann katiallaneli.com.br
LS Selection lsselection.com.br
Luiz Roberto Lopreto Tel.: (11) 3062-9445
Luminari luminari.com.br
MH8 Escritório de Arte mh8arte.com.br
MK Tel.: (11) 2916-9444
Marbie Systems marbie.com.br
Marcenaria Lisboa Tel.: (11) 4022-8369
Marcenaria Raízes Tel.: (11) 4661-6640
Maricota Décor maricotadecor.com.br
Micasa micasa.com.br
Mirale Tel.: (11) 3081-5744
Móveis com Arte Tel.: (21) 2623-5642
Novo Ambiente Tel.: (21) 3325-2529
Pedras Bandeirantes pedrasbandeirantes.com.br
Piero Tel.: (11) 9896-2111
Piso Center Tel.: (11) 2154-1050
PuntoLuce puntoluce.com.br
Roberta Moura robertamoura.com.br
Rogério Castro Tel.: (11) 7598-6694
Rosa Kochen Tel.: (21) 3411-0550
Spectra Tel.: (21) 2722-6966
Spicy spicy.com.br
Spot Center Tel.: (11) 3258-4219
Stilarredo Interiores Tel.: (11) 3043-9711
Tania Bulhões Tel.: (11) 3087-0090
Toda Arquitetura todaarquitetura.com.br
Yamagata Arquitetura Tel.: (21) 3603-2430
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Está lindo! Parabéns! Se precisar de um antes e depois, meu apto é perfeito, pois é todo improvisado. Abraços!

Kelly Nagaoka, São Paulo - São Paulo, via Orkut
Editora Online