PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Quartos
Ideias para ampliar o quarto
Texto Léo Marques | Fotos Rodrigo Estrella
Da necessidade de remodelar um ambiente pode surgir uma reforma ampla ou uma intervenção suave. Dois quartos trazem, cada um a seu modo, mudanças que vão desde redistribuição de mobiliário e trocas de revestimentos até incorporação de outros ambientes ou móveis repaginados.



 Mais espaço para armários

Um corredor apertado e o quarto pequeno tiveram que ser repensados na hora da reforma. Como não tinham empregada para dormir em casa, os moradores aceitaram diminuir o espaço da dependência para ter um dormitório mais confortável.

Com isso, eles ganharam mais espaço para o guarda-roupas embutido e fizeram ainda uma sapateira no móvel em frente a cama. Mas não foi só a mudança de espaço que fez a diferença. O antigo piso de granito deixava o espaço com aspecto frio e pesado, nada adequado para um quarto. “Por isso, usamos madeira no chão. O piso pronto foi uma ótima escolha, pois foi instalado sobre o granito, evitando sujeira e atrasos no cronograma”, conta Luciana Junqueira.

O nicho foi executado em drywall, que tem o custo inferior ao da marcenaria. A ideia era de criar um espaço para objetos decorativos como porta-retratos e vasos. A intervenção, por si só, já embeleza o quarto.

O criado-mudo planejado recebeu uma bandeja embutida que pode ser puxada sempre que houver a necessidade de um espaço maior para apoiar xícaras ou outro produto.

Por que piso pronto? Esse revestimento é composto de réguas que possuem encaixe macho e fêmea nas pontas e laterais, evitando ao máximo o empenamento e canoamento do piso. O diferencial do piso pronto em relação aos convencionais é a praticidade. O produto já vem envernizado e pronto para ser aplicado. Tem nove camadas de verniz cerâmico com secagem UV, que conferem maior resistência.

As arquitetas reaproveitaram parte dos armários planejados de MDF do closet e incorporaram outro na marcenaria planejada. Elas também trocaram as portas existentes por modelos de correr para diminuir o espaço utilizado do corredor, além de distribuir melhor as partes internas.

Para diminuir custos e tempo de reforma, as arquitetas optaram por fazer um fundo em drywall e armários que servem como separação entre os quartos do casal e de empregada.

Projeto, Paula Sparvoli e Luciana Junqueira; piso pronto, Pratik Piso; papel de parede (linha Classique), Bobinex; marcenaria, Neumann.




 De sóbrio a romântico
Fotos Divulgação

Móveis escuros e paredes brancas davam a esse quarto, localizado em Marinha Grande, Portugal, uma atmosfera pesada. Parecia que o ambiente havia parado no tempo. A transformação começou pela vontade da moradora, uma viúva de 50 anos, de querer tornar o espaço mais leve sem abrir mão de parte do mobiliário. As mudanças transformaram o ambiente clássico em contemporâneo com toques românticos. “Utilizei cores que remetem a essa ideia, como as diversas tonalidades de lilás, além da cama e espelho já existentes”, conta a portuguesa Patrícia Carvalho, designer de interiores.


Além de pensar num padrão romântico, a designer se preocupou em buscar um modelo com listras na horizontal, que serviram para alongar o ambiente.

A cabeceira de cama foi acolchoada para que a moradora pudesse encostar-se e ver televisão sem sentir a estrutura rígida da madeira.

Note que a base do abajur continuou a mesma. Foram trocadas apenas as cúpulas, maiores e totalmente redondas.

A profissional recorreu a alguns truques para melhorar a circulação. Um deles foi substituir a antiga cômoda por um módulo suspenso de MDF laqueado com duas aberturas. A profundidade menor liberou espaço entre ele e a base da cama, permitindo que ele ficasse centralizado.

Laquear os móveis foi uma das maiores dificuldades no projeto de Patricia. Como eram muito antigos, a cama, o espelho e o guarda-roupas estavam cheios de óleo de cedro (muito comum antigamente para dar brilho). Foi necessário lixar muito bem para que a laca pudesse aderir à madeira.

Projeto, Patricia Carvalho; papel de parede, Harlequin Lalika.
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Quero parabenizar pela edição de maio da Casa & Decoração, que foi muito bem elaborada e tem matérias bastante úteis. Continuem neste caminho, melhorando e buscando atingir o máximo de leitores possíveis

Alessandra Silva, Salvador - Bahia, via e-mail
Editora Online