Publicidade

Decore > Salas
Os 10 mais das salas
Texto Joyce Moretti | Fotos Divulgação/Vira Comunicação
São tantas as opções de estilo quando o assunto é decoração de sala que surgem várias dúvidas na hora de listar o que é indispensável para compôr o ambiente.
O designer de interiores, Erinaldo Lucena, fala quais são, em sua opinião, os 10 itens indispensáveis para acertar em cheio no visual da sua sala.


Luminárias, Lustre e Iluminação cênica: são indispensáveis na hora de dar um retoque na decoração da casa. Esses três itens são as estrelas de um ambiente. Podem entoar uma atmosfera mais romântica, mais clássica ou até mais moderna.

Tapete: são fundamentais. São eles que delimitam o espaço e deixam o ambiente mais aconchegante, se forem em tons mais escuros, ou mais alegres, se forem em tons claros.

Quadros: se você tem vários, de tamanhos e formatos diferentes, escolha uma parede de destaque para fixá-los, em alturas distintas. Fica charmoso, estiloso e original.

Baú: use-o para guardar objetos de uso esporádico, na sala. Além de decorativo, pode servir de apoio para outras peças decorativas. No quarto, pode fazer as vezes de um criado-mudo.
 
Disposição dos móveis: não tem como mudar o visual de uma decoração sem mudar a disposição dos móveis. Sendo assim, prefira trocar de lugar os que não dependem de instalação elétrica ou hidráulica. E tente privilegiar os espaços de circulação de pessoas. Nunca aloque os móveis de modo a atrapalhar o fluxo de circulação dos habitués e visitantes.

Cor: coloque cor em móveis como sofá, através, por exemplo, de mantas com cores vivas ou estampas elegantes. Elas quebram a monocromia do ambiente, deixando-o mais iluminado.

Almofadas: são ótimas para compor uma decoração. Dê atenção às estampas, sempre diferentes e com cores que se completem. Ouse nas combinações.

Plantas e flores: elas deixam a decoração mais humanizada. Escolha plantas como as palmeiras, por exemplo, que são mais fáceis de cuidar. Complemente com vasinhos de flores coloridas. São baratos e fazem toda a diferença.

Espelhos: dão amplitude ao ambiente, principalmente se o lugar for pequeno. Além disso, têm o poder de dar elegância aos espaços. Escolha a moldura correta combinando-a com o estilo do restante da decoração.

Obras de arte ou peças artesanais: sejam mais populares, como as que encontramos em feiras de rua, sejam mais sofisticadas, como esculturas clássicas, elas podem dar um upgrade em um ambiente, chamando a atenção do observador para um determinado ponto ou desviando a atenção do observador de cantinhos desprivilegiados esteticamente.


Designer de interiores Erinaldo Lucena
Telefone: (91)8826-9384
studioerinaldolucena.blogspot.com
 
 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Quero parabenizar pela edição de maio da Casa & Decoração, que foi muito bem elaborada e tem matérias bastante úteis. Continuem neste caminho, melhorando e buscando atingir o máximo de leitores possíveis

Alessandra Silva, Salvador - Bahia, via e-mail
Editora Online