Publicidade

Decore > Apartamentos
Estilo praia
Texto Leonardo Valle| Foto Sidney Doll
Sem medo de mudanças
Mudar é um imperativo na vida do homem. Das estações do ano à evolução do corpo, nada fica imune às transformações provocadas pelo tempo. O que dirá, então, dos gostos, sonhos e humores? Todos são transitórios, mas nem por isso menos importantes. Para que a decoração do seu recém-comprado apartamento no Guarujá, litoral paulista, acompanhasse com facilidade os rumos inesperados da sua vida, o arquiteto Cássio Pinto teve na ocasião uma ideia corajosa: manter paredes, móveis e pisos em nuances claras e deixar a cor entrar nos ambientes através dos acessórios. Com isso, a dinâmica do espaço pode ser continuamente transformada apenas alternando as tonalidades dos objetos.  “A cor está presente nos detalhes. Mudam-se os interesses, muda-se a cor. Tudo isso sem que seja necessário reformular a decoração”, descreve o profissional.
 
Pranchas de demolição, Vila Seberian; almofadas e tapeçaria, Morarte Decorações; bancos de cachepô, Kaza Móveis; quadros, Tendência Molduras; mesa de centro, Depósito Santa Fé; estante em círculo e rack, Marcenaria Alberto; luminária e bandejas, Ceasa Sorocaba; tapete de bambu, Star Garden; espelho, Vidraçaria Barbara; mesa lateral, Karandá Móveis e Decorações.
Clique nas imagens abaixo para ampliar


As tábuas do painel vieram de casas demolidas na região Sul do País e mantiveram os tons esverdeados originais. Mais do que a presença da cor, Cássio Pinto apostou na mistura de listras, estampas e gravuras para criar um ambiente vivo.
“A cor foi o ponto de partida para trazer elementos da praia e do verão para a casa. Toda a transformação custou R$ 12 mil.” Cássio Pinto, arquiteto

Conto de areia
Foi a paixão pelo litoral que motivou Cássio Pinto a buscar um apartamento às margens da praia da Enseada, no Guarujá. Entretanto, o local escolhido pouco lembrava o gostoso clima praiano que ele tanto buscava: o imóvel de 68 m² era escuro, degradado e estava fechado havia quase 10 anos. “O fato de ele estar ruim foi justamente o que me motivou a comprá-lo e a não ter receio de reformá-lo por inteiro”, lembra o arquiteto. “Além disso, consegui concluir toda essa transformação gastando apenas R$ 12 mil”. Para não ultrapassar o orçamento limitado, garimpou peças e deu seu toque pessoal a cada objeto escolhido. Um exemplo foram os bancos de madeira, que, na verdade, são cachepôs que receberam futons. Já o quadro da sala nada mais é do que um tecido moldurado. “Fiz ainda o forro da estante da sala com o que sobrou da madeira de demolição utilizada no painel”, revela Cássio.
 
Armários e prateleiras, Marcenaria Alberto; vasos de vidro, Galeria Duarte.
Clique nas imagens abaixo para ampliar

Deixar os utensílios da cozinha à mostra também proporcionou cor ao ambiente. Destaque para os
sousplats de fibra pendurados na parede. Para trazer luz ao apartamento, Cássio derrubou a
parede que isolava a cozinha e manteve apenas uma faixa da pastilha verde que antes recobria todo o espaço.

Onde Encontrar
Cassio Pinto  Tel.: (15) 3234-0761  cassiopinto.com.br
Ceasa Sorocaba  ceagesp.gov.br
Depósito Santa Fé  Tel.: (11) 3078-0982  depositosantafe.com.br
Galeria Duarte  Tel.: (13) 3386-7208
Karandá Móveis e Decorações  Tel: (13) 3392-1563
Kaza Móveis  Tel.: (15) 3211-6177
Marcenaria Alberto  Tel.: (15) 3217-2445
Morarte Decorações  Tel.: (15) 3231-1624
Star Garden  Tel.: (14) 3886-1391
Tendência Molduras  Tel.: (15) 3222-2022
Vidraçaria Barbara  Tel.: (15) 3417-4675
Vila Seberian  Tel.: (15) 3233-4292
 
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online