PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Pequenos ambientes > Apês e casas de até 80 m²
Apartamento integrado
Texto Pauline Meiwald| Fotos Carlos Piratininga (divulgação)
Unir ou Isolar

Em apartamentos pequenos, não é fácil encontrar espaço suficiente para suprir todas as necessidades e, de quebra, que todos os ambientes sejam acolhedores.


Diante dessa dificuldade, a arquiteta Débora Aguiar projetou áreas mais versáteis e interativas nos 75 m² disponíveis: um quarto foi integrado ao living e funciona como home office.

O novo ambiente pode se unir ou se isolar conforme o momento, já que os painéis de madeira freijó ripada, fixos em trilhos no assoalho e no teto, fecham o espaço. A solução dá mais amplitude ao ambiente social, que tinha apenas 20 m² no projeto original e ganhou mais 10 m² com a integração do escritório multifuncional.


A linguagem foi mantida: a estante, pensada para livros e elementos de decoração, é feita do mesmo material dos painéis.



Outra integração reversível é feita pelo painel espelhado na lateral do home theater. Retrátil, ele pode integrar a cozinha. O modelo americano (com bancada) era inviável, pois eliminaria a ideia de um painel para a TV


Um futon feito sob medida é o assento e o colchão do sofá-cama. A marcenaria, de madeira freijó, ainda aproveita o espaço inferior com nichos para objetos decorativos ou até mesmo as malas dos hóspedes.


A mesa para cinco convidados parece duplicada por estar encostada a um painel de espelho com  1,9 x 2,6 m. As cadeiras, de madeira teca com revestimento de linho, têm braços para garantir maior conforto. Na ponta da mesa, a banqueta dá o arremate e economiza espaço.


Para que a cozinha pudesse ganhar ares gourmet, os armários foram revestidos com folhas naturais de madeira. Sobre a bancada de granito preto São Gabriel, eletrodomésticos com acabamento de aço inox

A mesma madeira das salas e da cozinha foi utilizada no banheiro: na bancada e na cuba, a impressão é de se tratar de uma única peça. A estrutura é mais estreita e possui 23 cm de profundidade, solução que não prejudica a circulação no ambiente

Um painel de drywall dá sustentação à TV e esconde a fiação do aparelho. Pintada de cinza, a parede casa com a madeira teca da prateleira


O formato retangular do quarto de casal aproveita a extensão da planta. Ao fundo, os armários com laca branca fosca integram uma espécie de closet; nas laterais, espelhos dão acabamento à marcenaria. A cabeceira embutida, com 1,5 m de altura, foi revestida com camurça.


Projeto e execução, Débora Aguiar.



Onde Encontrar
Débora Aguiar  Tel.: (11) 3889-5888  deboraaguiar.com.br
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online