Publicidade

Harmonize o lar > Equilíbrio e bem-estar
Decoração com técnica chinesa
Por Vanessa Moura | Fotos Sidney Doll | Produção Lúcia Barra | Adaptação Nara Cavalcante

“Crescei e multiplicai-vos”. É a célebre frase bíblica que marca o tema deste ano, que, segundo o horóscopo chinês, é regido pelo Coelho, símbolo da  fertilidade e da família. O animal é incentivado pelo elemento Metal, que pode ser atraído por objetos de tonalidades branca, dourada ou prateada.

Confira o apartamento da designer de interiores e consultora de feng shui, Adriana Scartaris, decorado de acordo com a técnica chinesa milenar e as vibrações favoráveis ao ano:
 

AnteriorProxima

Esse ambiente está no guá da família – local propício às reuniões familiares. Para incentivar essa área, ativada pelo elemento madeira, a mesa e as cadeiras – feitas a partir desse material – favorecem o setor. Um grande espelho redondo reflete a mesa de jantar para duplicar a fartura e a prosperidade dos moradores.

Sobre a mesa de jantar, um centro escultural de metal ativa o elemento do ano.

Este canto fica no setor da espiritualidade. Por essa razão, a torre que compõe este móvel abriga o oratório da moradora. Para estimular o guá, que é atraído pelo elemento terra, as cores lilás e roxa estão presentes no arranjo das flores verbenas, nos vasos e nos detalhes dos castiçais.

Esse espaço está dividido entre os guás da prosperidade e do sucesso. Com dois coelhos, simbolo da fertilidade e da família, a decoração continua no setor da espiritualidade.

Símbolo da sabedoria, o elefante, também de metal, carrega a crença bem-humorada de que, se estiver virado de costas para a porta, traz sorte.

O vaso vermelho e a estátua prateada dão um ar de elegância. A cor vemelha, de acordo com a consultora de Feng Shui Adriana Scartaris, representa o elemento fogo, símbolo do sucesso.

Na mesa de centro, um gracioso coelho de porcelana ativa boas vibrações para o ambiente.

Ainda no setor da família, um papel de parede clássico foi escolhido para receber o relógio antigo – relíquea da família da qual o dono da casa se orgulha muito.
 

O terraço está nos guás da prosperidade e do sucesso. Concebido para ser um lugar para receber e festejar, o espaço reúne cores quentes para ativar o setor do sucesso. Flores nas cores púrpura, vermelha e magenta ativam a prosperidade, e o formato das plantas pontiagudas incentiva o sucesso, que é regido pelo elemento fogo.

A cozinha está no guá da espiritualidade, mas, como também tem uma parte localizada no guá do trabalho, que está faltante, a consultora resolveu ativar os dois setores no mesmo ambiente.

O preto, cor do elemento água, rege a área da carreira e marca presença nas bancadas de granito. Para ativar a espiritualidade, a especialista lançou mão da fruta romã como imagem-símbolo do elemento terra.

Uma das curas tradicionais chinesas utilizadas em banheiros é o uso de elementos da natureza. Os tons verdes e as plantas naturais são poderosas para equilibrar esses espaços. Por isso, no lavabo, destaca-se o papel de parede floral, que, além de tornar o ambiente muito mais charmoso, atrai a natureza e os seus simbolismos.

A entrada do apartamento está localizada nos guás do trabalho e dos Amigos, mas, segundo a disposição da planta do imóvel, esses setores estão em falta, ou seja, são considerados espaços negativos. De acordo com Adriana, o guá faltante acontece quando percebemos que um espaço do ba-guá não foi preenchido pela planta. “Nesse caso, é necessária uma cura especial para transformar energia negativa em positiva”, esclarece.

No outro banheiro do apartamento destaca-se o vermelho das toalhas e o desenho das flores na parede com azulejo.

Situado no guá dos relacionamentos, o quarto do casal reúne curas tradicionais do feng shui aplicadas sutilmente ao design. Além dos elementos em pares, como os pendentes, e detalhes da composição em vermelho, que aquece a paixão, o ambiente conta com um papel de parede com desenhos em formatos quadrados.

Projeto: Adriana Scartaris; sala de estar (bowl quadrado de murano prateado e globo com base redonda de metal: da LS Selection; bowl uva de porcelana com orquídea: da Vila Vitória); sala de jantar (centro de mesa zig zig de cobre antigo e coelho de cerâmica chinesa: da Vila Vitória); oratório (Santa Luzia e Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo pequeno e Divino com esplendor): da Galeria Ponta das Artes; vaso-taça lapidado de ametista e vaso bojudo: da LS Selection; caixas quadradas de madrepérola: da Oren; sala de TV (escultura de metal meditação e elefante de metal: da LS Selection; varanda (jogo americano com guardanapo: do Mundo do Enxoval; jogo de jantar com 20 peças e taças de água vermelhas: da Oren; porta-guardanapos rosas de couro de tilápia, tapete de taboa e tela Otani Gali Rosa: da Galeria Ponta das Artes; coelho de porcelana inglesa: da Vila Vitória); cozinha (galinha caipira e jogo com três cestos de palha traçada: da Galeria Ponta das Artes); quarto do casal (colcha Paris com dois porta-travesseiros e peseira de tricô vermelha: do Mundo do Enxoval; almofada vermelha de xantungue: da Espaço Til; porta-velas silver, garrafa de vidro vermelho e garrafas bojudas de vidro vermelho: da LS Selection; bandeja retangular prateada: da Vila Vitória; xícara e pires de chá rosé com seis peças: da Oren); lavabo (toalhas com bordado: do Mundo do Enxoval e gamela: da Galeria Ponta das Artes).

Onde encontrar:
Adriana Scartaris - Tel.: (11) 3955-1661 - contato@adrianascartaris.com.br.
LS Selection - Tel.: (11) 3168-3303 - www.lsselection.com.br.
Vila Vitória - Tel.: (11) 3887-2635 - www.vilavitoria.com.br.
Galeria Ponto das Artes - Tel.: (11) 3034-6262.
Oren - Tel.: (11) 3062-8669 - www.oren.com.br.
Mundo do Enxoval - Tel.: (11)  3064-1315 - www.mundodoenxoval.com.br.
Espaço Til - Tel.: (11) 5505-3826.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online