PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Faça já! > Resolva
Cuidados com o piso cerâmico
Por Ana Paula de Araujo | Fotos Divulgação

O piso cerâmico pode ser considerado o revestimento mais democrático disponível no mercado. Além de a manutenção e a limpeza serem simples, o material costuma ser resistente e possui grande diversidade de modelos. Mas, como qualquer piso, pede cuidados para durar mais.

A princípio, vale a regra de ouro: “Na dúvida, antes de testar qualquer produto para limpar o chão, entre em contato com a empresa fabricante do modelo. Eles têm um manual de manutenção de limpeza e retirada de manchas”, ensina a arquiteta e personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer. A seguir, aprenda a cuidar direitinho do piso cerâmico:

Limpeza certa

A melhor maneira de limpar o piso cerâmico é não inventar muito. A vassoura perfeita para o trabalho é a de pelos, enquanto o pano deve ser macio, feito de algodão – utensílios que não riscarão a peça. Para limpar, não são necessários muitos produtos: basta água, detergente neutro ou sabão de coco líquido. A proporção indicada é de 1 colher de sopa de produto para cada 5 litros de água. Além de limpar, essas medidas são suficientes para deixar o piso brilhando, visto que qualquer produto usado para este fim específico, como a cera, tornará o chão mais escorregadio.



Produtos abrasivos devem ser evitados ao máximo neste tipo de piso, pois danificam o esmalte e o rejunte, tornando sua superfície porosa, mais suscetível a manchas. “Misturas ácidas podem corroer as camadas superficiais do porcelanato”, justifica Juliana. A especialista lista os produtos que devem ficar longe do piso cerâmico:
 

- sabão em pó;

- ceras e produtos para realçar o brilho;

- escovas abrasivas;

- qualquer espécie de ácido;

- aguarrás, água sanitária ou acetona;

- soda cáustica.

- vassoura de piaçava.

Fora de risco

Para garantir a durabilidade do revestimento, evite arrastar dos móveis. Essa movimentação pode causar riscos. Além disso, deve-se proteger os pés de cadeiras com feltro ou tapetes. Também é aconselhado o uso de capachos na porta de acesso à rua, já que a sujeira que vem de fora, como areia, pode riscar o esmalte e tirar o brilho. “Deve-se evitar a queda de objetos pesados ou pontiagudos, que podem quebrar o esmalte dos revestimentos”, diz Leo Darcadia, diretor comercial da Villagres, fabricante de pisos cerâmicos.



Tira manchas

Tão fácil quanto sujar o piso cerâmico é limpá-lo: para cada sujeirinha, uma solução. Note que alguns desses produtos devem ser evitados, mas, segundo Darcadia, estão liberados em casos específicos:

- sujeira comum: detergente comum e escovação insistente;

- pintura: removedor, água sanitária ou saponáceo;

- ferrugem: água sanitária ou saponáceo;

- mancha de borracha de pneus: aguarrás ou saponáceo;

- tinta de caneta: acetona;

- esmalte sintético, tinta plástica e tinta acrílica: esfregue um pano umedecido com álcool ou solvente;

- tinta a óleo: amoleça a tinta com removedor e depois esfregue um pano umedecido com o mesmo produto;

- cola de cartazes: amoleça a cola com solvente e esfregue um pano seco;
- rejunte: limpar esponja úmida em água assim que ele perder a plasticidade (quando ficar mais claro). "Pode-se facilitar o trabalho aplicando uma cera líquida ou vaselina sobre a superfície da cerâmica antes de rejuntar. É importante que a cera ou vaselina não escorram nas juntas", completa o representante da Villagres.

Onde encontrar:

Yru Organizer - Tel.: (11) 2691-7037 e 2667-5656 – www.yru.com.br.
Cerâmica Villagres – www.villagres.com.br.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Conforme já comentei no twitter, voces estão de parabéns, eu estou adorando o portal. Estou com a casa em reforma e tem sido muito útil. Obrigada

Tania Mancini Choer, Pelotas - Rio Grande do Sul, via Orkut
Editora Online