PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Banheiros
Banheiras para banheiros pequenos
Texto Ana Alice Santos | Fotos Rodrigo Estrella e Divulgação | Adaptação Ana Paula de Araujo

Instalar banheiras em ambientes muito pequenos não é tarefa impossível. Veja a solução quatro arquitetos sugerem para transformar esses banheiros em espaços de puro relaxamento:



 

Com ofurô

A arquiteta Lucia Helena Bellini adaptou o espaço no banheiro para instalar um ofurô para um senhor japonês. O ambiente, de dimensões predeterminadas, teve o box (0,80 x 1,70 m) dividido em duas partes: a área do chuveiro e a do ofurô. “Como a peça não seria decorativa, o box foi feito com vidro serigrafado branco, ou seja, com aparência fosca, para disfarçá-la quando as portas estivessem fechadas”, explica.


 O espaço de 4,95 m² tem porcelanato 40 x 40 cm no piso e nas paredes, e bancada de mármore crema marfil de 1,90 m de comprimento com duas cubas sobrepostas brancas. O gabinete, de MDF laqueado branco acetinado, conta com cavas para abertura em lugar de puxadores. Para a instalação da peça de fibra de vidro (0,67 x 0,67 x 0,82 m) foi preciso instalar uma torneira com misturador. A manutenção da temperatura da água é feita por meio de um aquecedor/ebulidor fornecido pelo fabricante.

 

Projeto e execução: Lucia Helena Bellini; ofurô: Kaden; cuba: Deca; pia de mármore: Polo Mármores; piso e parede: Gyotoku.



 

Ideal para relaxar

O ambiente de 5,35 m², reformado pela arquiteta Andrea Pontes, destaca-se pela presença da banheira com hidromassagem. Embora pequeno, ficou confortável e ideal para o relaxamento. “O banheiro não tinha muito espaço. O objetivo da reforma foi trocar os revestimentos antigos e, como tínhamos problema com a falta de área, a solução foi manter o chuveiro sobre a banheira, como era antes”, explica. A banheira foi apoiada em uma base de alvenaria, revestida com mármore branco piguês. Para complementar o ambiente, foram escolhidas pastilhas de vidro para a parede ao fundo.

 

Abaixo da bancada de mármore branco piguês (1,82 x 0,50 m), dois gavetões de MDF com revestimento de laca branca. “A ideia era ter cestos e espaço para colocar toalhas enroladas, mudando a imagem tradicional de um simples gabinete, trazendo mais requinte”, explica a arquiteta. No piso, porcelanato em peças de 60 x 60 cm deixa o ambiente claro e com sensação de amplitude.

 

Projeto: Andrea Pontes Arquitetura & Interiores; porcelanato Pamesa Linha Stone Mod. Mármore Cristal (60 x 60 cm), pastilha de vidro Colormix (Linha Cristal HB 77), revestimento Portinari 33 x 66 cm White Plain Lux retificado, metais e louças sanitários Deca Linha Duna, ducha Deca Acquaplus 1990C, acessórios Linha Deca Slim: C&C Avenida Brasil; banheira Jacuzzi Regina G2 sem aquecedor e com cromoterapia: instalação de Nova Hidro; box e espelhos: Marcolino Vidros; acessórios Deca: Fogões Shop; teto de gesso Gypsum acartonado: GKF Gesso.



 

Aconchego na medida

As cores do banheiro projetado pelo arquiteto Arthur Hamer trazem sensação de tranquilidade, especialmente pela iluminação natural, que ajuda a aumentar o ambiente. Os 3,88 m² não impediram ainda que fosse instalada uma hidromassagem (1,50 x 0,76 m), deixando o banheiro ainda mais aconchegante. As pastilhas de vidro que revestem as laterais da peça foram feitas sob encomenda, configurando um mix de tons de rosa e bordô.

O nicho para xampus na área da banheira tem 10 cm de profundidade. As pastilhas que o revestem destacam-se diante do porcelanato branco escolhido para a parede.

 

Projeto: Arthur Hamer Arquitetura e Interiores; revestimento parede (White Plain Matte, 33 x 45 cm): Portinari; porcelanato bancada: Portobello; pastilhas (Pasticor): Rodhis; banheira: Jacuzzi; espelho: Coviserv; marcenaria: Fabbrica Marcenaria.



 

Clima zen

Como colocar um ofurô em um banheiro de 3,84 m²? Pois a designer de interiores Rosely Amábile descobriu a resposta a esta pergunta. Ela aproveitou cada cantinho, utilizando cores e materiais que deixaram o visual harmonioso e leve. “A intenção foi realçar o ofurô e estabelecer ali um canto intimista. Ao mesmo tempo, por se tratar de um espaço pequeno, suavizá-lo com os revestimentos”, explica. Para completar a atmosfera zen do ambiente, a parede ao fundo recebeu cerâmica padrão madeira, resistente à água. A bancada de marmoglass branco é prática para o dia a dia, além de resistente. Para maior amplitude, as duas paredes receberam espelhos.


Projeto: Rosely Amábile; porcelanato padrão madeira (Ecowood Canela): Portobello; revestimento da parede (Glacier White): Portobello; filetes do espelho intercalados, faixa Vetro Vermelho e Transparência Vermelho: Portobello; ofurô tipo spa: Kan Tui Design.

 

Onde encontrar: 
Lucia Helena Bellini – Tel.: (11) 5543-8193 – www.luciabellini.com.br.

Kaden – www.kaden.com.br.

Deca – www.deca.com.br.

Polo Mármores – www.polomarmores.com.br.

Gyotoku – www.gyotoku.com.br.

Andrea Pontes Arquitetura & Interiores – Tel: (11) 9431-1711 – www.andreapontes.com.br.

C&C – Tel.: 4001-0100 – www.cec.com.br.

Nova Hidro – Tel.: (11) 3642-1701.

Marcolino Vidros – Box e Espelhos – Tel.: (11) 4782-0589.

Fogões Shop – Tel.: (11) 3816-0373.

GKF Gesso – Tel.: (11) 3208-8000.

Arthur Hamer Arquitetura e Interiores – Tels.: (11) 3864-5225 e 8158-8836.

Cerâmica Portinari – www.ceramicaportinari.com.br.

Cerâmica Portobello – www.portobello.com.br.

Rodhis – Tel.: (11) 3726-3018 – www.rodhis.com.br.

Jacuzzi – www.jacuzzi.com.br.

Coviserv – Tel.: (11) 3858-5000.

Fabbrica Marcenaria – Tel.: (11) 2601-7564 – www.fabbricamarcenaria.com.br.

Rosely Amábile – Tel.: (11) 2091-0613 – www.roselyamabile.com.br.

Kan Tui Design – www.banheiraofuro.com.br.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Tudo que eles fazem, fazem com AMOR... Este é o segredo do sucesso do @portaldecoracao.

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online