PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Faça já! > Simples criação
Palete na decoração
Por Ana Paula de Araujo | Fotos Reprodução e Mônica Antunes

Sabe aquele objeto que serve para tudo, fica lindo em qualquer ambiente e é uma alternativa sustentável? Se você não conhece, apresentamos os paletes. Achados em mercados produtores (como o CEASA) e até em sites (como o Madeira Usada), eles costumam ser baratos – de R$ 20 a R$ 30. Como um objeto tão simples pode ser tão funcional? O segredo está na criatividade! Por isso, a seguir, separamos 21 ideias para você fazer dos paletes as estrelas da decoração de sua casa. Confira:
 

AnteriorProxima

Na entrada do apartamento ou da casa, o palete serve como mancebo. Com alguns ganchos, é possível pendurar casacos, bolsas, guarda-chuvas e até um relógio, que dá charme à composição.
 

Vimos aqui: pinterest.com/pin/169518373444428531/

Sem espaço para cultivar plantas? Um palete rende uma horta vertical que suporta espécies de pequeno porte, como temperos.
 

Aprenda a fazer aqui: lifeonthebalcony.com/how-to-turn-a-pallet-into-a-garden/ (em inglês)

Empilhados, eles abrigam vinhos com estilo. Para dar ares rústicos à decoração, não pinte a peça, apenas higienize e lixe, para evitar ferimentos.
 

Vimos aqui: remodelista.com/posts/diy-olabisi-wine-tasting-room-pallet-shelving via www.homedit.com.

Guarde temperos e outros utensílios da cozinha em um palete! Basta instalá-lo na parede e começar a usar!

 

Vimos aqui: www.flickr.com/photos/violeta_from_portugal/4674907103/ via www.homedit.com.

Organize bolsas, lenços e chapéus com paletes! Para isso, você precisará de um palete (claro!), ganchos e, caso queira dar tom alegre à composição, tintas de diversas cores.

 

Aprenda a fazer aqui: www.shelterness.com/colorful-diy-coat-rack-from-a-wood-pallet/ (em inglês)

Para organizar sapatos em meio a falta de espaço, você precisa apenas de um palete posicionado na vertical. Os calçados serão encaixados nas lacunas. Para evitar danos às peças, lixe bem a madeira para retirar todos os fiapos.
 

Vimos aqui: pinterest.com/pin/169518373443514245/

As bicicletas não precisam mais ficar jogadas no quintal. Posicione dois paletes – um na vertical e outro na horizontal, unidos nas extremidades – e, nas lacunas, estacione as bikes. Dependendo do tamanho do palete, é possível colocar até cinco bicicletas.
 

Vimos aqui: www.flickr.com/photos/lowtechatmo/5845643031/

Mais uma ideia para a cozinha: previamente lixado e envernizado, este palete rendeu uma estante para pratos. Para que eles não caiam, basta instalar pregos em frente a eles. Escolher pratos bonitos e coloridos faz da estante um objeto decorativo supereconômico!
 

Vimos aqui: www.improvisedlife.com/2011/09/22/d-i-y-shipping-pallet-plate-rack/ (em inglês)

Exponha fotos e outros itens de decoração em prateleiras de paletes! Para isso, desfaça um palete em três partes (ou quantas o modelo permitir), de maneira que cada uma fique com uma madeira de apoio. Use os pedaços de madeira restantes para preencher o vão embaixo da composição. Se quiser dar charme rústico à decoração, não modifique seu palete, deixe a madeira do jeitinho que a encontrou!
 

Vimos aqui: hometowngirl.typepad.com/hometown_girl/2011/01/monday-pretties-no-rhyme-or-reason.html

Um palete é suficiente para evitar gastos com mesas de almoço. Depois de higienizar e limpar a peça, providencie um suporte para sua nova mesa, que pode ser um cavalete ou o suporte de uma mesa antiga. Os toques finais são de sua escolha: mantenha a aparência original para uma decoração rústica ou pinte a madeira. Para quem acha que essa mesa não cai bem para ambientes internos, vale usá-la em varandas, quintais e outras áreas externas.
 

Vimos aqui: www.readymade.com/projects/recycled_wood_dining_table via www.homedit.com.

Seis paletes, depois de cortados, lixados e pintados, foram transformados em uma ilha para cozinhas. Dependendo do tamanho do ambiente, bastam três peças.
 

Vimos aqui: www.homedit.com

Pendurados na parede, eles resultam em estantes para livros e até suportes para bicicletas – alternativa supercriativa! Para essas finalidades, atente-se à instalação: os paletes devem estar muito bem colocados para evitar acidentes.
 

Vimos aqui: www.flickr.com/photos/chris-shutter/5097326374/

Já pensou em ter uma escada de paletes? A alternativa é sustentável e garante a economia de materiais. Mas, atenção: essa composição não deve ser feita por pessoas sem preparo técnico, já que o planejamento de uma escada exige uma série de cuidados. Se você desejar uma dessas, contrate um profissional de decoração ou arquitetura para sua execução.
 

A criação foi do escritório de arquitetura Most: www.graphics-factory.nl/overig/most/

Querendo economizar na cabeceira da cama box? Desmonte um palete e pregue os pedaços de madeira na parede, acima da cama. Aqui, a escolha do casal foi escrever a palavra “love” (“amor”, em inglês), imprimindo seu estilo. Em vez disso, você pode apenas pintar a madeira ou até deixá-la intacta, se o intuito for uma decoração com motivos rústicos.

 

Vimos aqui: www.housetweaking.com/2010/11/30/diy-fence-board-headboard/

Na falta de um box para o colchão, aposte nos paletes! A cama baixinha dá ar intimista ao quarto.
 

Vimos aqui: pinterest.com/pin/215469163391499684/

Paletes, rodinhas e uma pitada de criatividade resultaram nessa cama infantil. Lembrando que, para evitar que a criança se machuque, é de extrema importância lixar bem a madeira.
 

Vimos aqui: http://loridanelle.com/family/toddler-pallet-bed-take-2/

Para ser uma mesa de centro mais elaborada, este palete passou por lixamento, diversas demãos de pintura e mais uma raspagem com lixa para acabamento. O toque final veio com o vidro por cima da peça. Se você não tiver paciência para tantos procedimentos ou quiser um móvel mais rústicos, vale dar apenas uma lixada simples, para remover fiapos.

 

Aprenda a fazer aqui: www.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues/detNoticiaVisualiza.php?codnoticia=2321

Outra ideia para os amantes de vinho: corte um palete, lixe, envernize e fixe-o na parede. Pronto! Se o intuito for usar sua nova estante para decorar, deixe-a em um lugar visível, como o living.

 

Vimos aqui: pinterest.com/pin/275423333432012561/

Quem lida com plantas pode encontrar nos paletes uma ótima opção para organizar seus acessórios. Essa mesa para jardinagem foi construída com duas peças.


Aprenda a fazer aqui: www.bhg.com/gardening/yard/tools/make-your-own-potting-bench/ (em inglês)

Relaxe em uma cadeira de jardim feita com paletes! Fazer esse assento é um pouco mais trabalhoso, mas vale a pena!
 

Aprenda a fazer aqui: dekorella.hu/2011/05/raklapokbol-kerti-napozoagy-diy/ (em húngaro, mas as imagens são autoexplicativas)

Aqui, a designer de interiores Alinne Schwartz planejou um painel multi-uso feito com quatro paletes lixados e pintados, que pode ser uma mão na roda para espaços pequenos (como este kitnet de apenas 23³). “Além de decorar, pode ser utilizado para apoiar a TV, como porta-revistas e, caso a proprietária deseje, pode incluir, no futuro, algumas prateleiras”, explica Alinne.
 

Confira mais detalhes: www.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues/detNoticia.php?codnoticia=2347

 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Escrevo para agradecer a publicação do nosso cantinho na Casa & Decoração e as palavras carinhosas da matéria. Ficou fofo, fofíssimo, adoramos! Aliás, a revista toda arrasa!

Emy Kuramoto, da tofustudio.com.br, São José dos Campos - São Paulo, via e-mail
Editora Online