PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Faça já! > Simples criação
Efeitos incríveis em poucas horas
Por Simões Neto | Fotos Sidney Doll | Agradecimentos: Tintas Suvinil / Marcos Henrique de Oliveira e Luiz Carlos da Silva, promotores técnicos da Suvinil

A Suvinil aceitou o desafio do Portal Decoração e preparou dois tratamentos especiais para a parede. A ideia foi aplicar o efeito magnético em um e, na outra, o toque marmorizado por meio do Texturatto Especial. O ponto forte é que os dois são feitos em, no máximo, dois dias e fazem uma diferença danada no dia a dia.

 

Efeito decorativo magnético


Sabe aquele sonho de transformar a parede em um grande painel imantado para expor as fotos e os recados dos amigos, além das viagens inesquecíveis? Esse impacto é possível com o Efeito Decorativo Fundo Magnético. Aprenda a aplicar passo a passo:


Antes de começar a se aventurar, você precisa saber de algumas coisas:
- para evitar surpresas, observe se a parede está nivelada com massa corrida ou acrílica;
- se a superfície já estiver pintada com tinta brilhante, é necessário lixar inteira e removê-la. Caso contrário, a tinta que será aplicada pode descascar.

 

Materiais
- 1 kit de pintura que acompanha rolo de lã baixa, bandeja e pincel para acabamento;
- 2 latas de tinta efeito decorativo fundo magnético (900 ml, cada uma rende 10 m²);
- 1 galão de 3,6 l de Suvinil Tinta Acrílica Toque de Seda cor Pinheiro (mas pode ser qualquer cor que desejar) 

 

 

1 - Isole os cantos e rodapés com fita crepe. Aplique uma demão de tinta de efeito decorativo fundo magnético com pincel (para o acabamento dos cantos e rodapés) e com rolo de lá em toda a parede. Vale ressaltar que o produto já está pronto para uso, não precisa diluir. Aguarde o intervalo de quatro horas entre as demãos. Neste caso, são necessárias duas demãos. Após a segunda demão aguarde 24 horas até a secagem total e a aplicação da tinta acrílica. Obs: a tinta magnética suporta até 10 demãos de tintas diferentes.

 

 

2 - Lixe levemente a parede para evitar eventuais resíduos do efeito decorativo fundo magnético.

 

3 - Agora, aplique a primeira demão de tinta. Aqui foi usada a Suvinil Acrílica Toque de Seda no tom Pinheiro. É possível usar qualquer tipo de tinta sobre o efeito magnético. Só não pode massa corrida porque elimina a função magnética. Deixe secar e depois aplique a segunda demão.

 

Truques de expert: quando for pintar a parede, nunca passe o pincel de uma vez em todo o rodapé e cantos da parede. Vá por partes. Passe o pincel no primeiro metro do teto e do rodapé.

 

 

4 - Agora, pinte toda a área restante com o rolo. Depois, continue usando o pincel no teto e no rodapé nessa mesma proporção, até a pintura completa da parede. Com isso, você mantém a uniformidade da cor.

 

5 - Resultado final. Vale lembrar que não é qualquer ímã que fixa nessa parede. O efeito desejado só é obtido com mantas magnéticas – aqueles ímãs de menor espessura.

 

Efeito Concreto


Materiais
-2 galões de 3,6 l de tinta branca fosca
- Lixa d´água 360
- 1 galões de 3,6 l de Suvinil Texturatto Especial na cor Pepita de Bis (mas existe uma paleta de 2.500 combinações de cores do Sistema Selfcolor) 
- 1 desempenadeira King ( modelos que vem com bordas arredondadas) 
- Flanela seca
- Cera de carnaúba pastosa
- 1 esponja macia 

 

Antes de começar a se aventurar, você precisa saber de algumas coisas:
- para evitar surpresas, observe se a parede está nivelada com massa corrida ou acrílica;
- se a superfície já estiver pintada com tinta brilhante, é necessário lixar inteira e removê-la. Caso contrário, a tinta que será aplicada pode descascar.

 

AnteriorProxima

Passo 1: Isole os cantos e rodapés com fita crepe.

Passo 2: Aplique a tinta branca fosca. Para esta parede foi dada uma demão, mas é possível aplicar duas vezes para selar bem a superfície. Aguardar a secagem por 24 horas.


Truques de expert: quando for pintar a parede, nunca passe o pincel de uma vez em todo o rodapé e cantos da parede. Vá por partes. Passe o pincel no primeiro metro do teto e do rodapé e depois pinte toda a área restante com o rolo. Depois, continue usando o pincel no teto e no rodapé nessa mesma proporção, até a pintura completa da parede. Com isso, você mantém a uniformidade da cor.

Passo 3: Com a desempenadeira, comece aplicando o Texturatto Especial na sua cor favorita, em faixas de 1 metro com movimento vertical do rodapé ao meio da parede e do teto ao meio, unindo uma faixa na outra. Aguarde a secagem por 24 horas. Após esse período, você vai perceber que foram formados veios verticais, típicos do efeito marmorizado. 

Passo 4: Use a lixa d'água (vale lembrar que ela deve estar completamente seca) com o objetivo de destacar os relevos do efeito marmorizado. Remova o pó com a flanela seca.

Passo 5: Para finalizar, aplique a cera em movimentos verticais com a esponja macia, sempre no sentido dos veios do efeito concreto. Mas atenção, divida a parede em medidas de 80 x 80 cm.

Passo 6: Depois de terminar a parede completa, espere de 10 a 20 minutos a evaporação da cera e utilize a flanela macia para dar brilho, sempre no sentido dos veios do efeito.  

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A Casa & Decoração é uma delícia, de muito bom gosto. Comprei a revista este mês e não pude deixar de reparar na qualidade e aceitar o convite de tirar os sapatos, sentar na poltrona e curtir

Ivana Michelin, São Paulo - São Paulo, via e-mail
Editora Online