PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Quartos
Decoração para quarto de menina
Texto Fernanda Strazzacappa | Fotos Alexandre Dotta | Adaptação Ana Paula de Araujo

Princesa retrô

  

 

O espaço criado para a menina recém-saída do berço é um misto de encanto e fantasia. Romântico e com uma pitada de modernidade, ele explora o clássico cor-de-rosa combinado a tons como o cáqui e o verde, em uma atmosfera aconchegante e exótica. No ambiente que brinca com o grafismo, o ponto forte é a pintura na parede feita com flores e corações. A cama mescla a fórmica com o compensado naval. “Esse projeto é uma homenagem à minha mãe, por isso considero-o muito especial. É uma proposta romântica com uma pitada de anos 1970”, ressalta a empresária Vanessa Guimarães.

As luminárias são coordenadas com o enxoval e os quadros têm casinhas e bonecas de pano que remetem às brincadeiras preferidas da maioria das meninas. Abajur, ratinha e caixa de bijuterias deixam o espaço ainda mais feminino e delicado. Quadros com fotos em branco e preto retomam a beleza do passado. 


Projeto e execução, Vanessa Guimarães; móveis Casapronta, pintura, Thais Peres.

 

Vaidosa mocinha
 


Para quem tem espaço de sobra, dividir o quarto em dois ambientes pode ser uma boa solução. De um lado, cama e mesa lateral; e, do outro, área para escrivaninha e penteadeira. “Fizemos esse layout para separar bem as funções. Demos atenção especial à releitura do móvel da vovó já que a mocinha é muito vaidosa e queria um cantinho dedicado à beleza. Criamos gavetas com divisórias para bijuterias, acessórios e itens de maquiagem”, salienta a empresária Cristina Santos. Móveis provençais entalhados na madeira, lustres enriquecidos com pérolas e cristais, enxoval de Toile de Jouy e richelieu deixam o visual elegante e imponente.

 

A cama com palha e entalhes à mão tem acabamento provençal e é enriquecida com enxoval de Toile de Jouy e almofadas do clássico richelieu. A penteadeira é o espaço em que a mocinha dispõe seus acessórios, tendo tudo sempre à mão; o lustre, com armação de ferro, pérolas e cristais, acrescenta um visual elegante. 


Projeto e execução, Ri-Pô-Pi.

 

Amazona fashion

 

 

No quarto, a paixão por cavalos, os tons e as estampas são combinados sem medo. Alguns móveis discretos, com formas levemente arredondadas, ganham ares modernos com o tom rosa-claro. Outros, forrados com tecidos coordenados ao enxoval, dialogam com a originalidade do tema, combinando dourado com estampa de onça em tonalidades de rosa e marrom. “Este espaço pode ser usado por uma menina durante a infância e a adolescência; o único requisito para isso é gostar de cavalos, porque o carinho pelos animais de estimação nunca sai de moda”, ressalta e justifica a designer de interiores e empresária Adriana Coelho da Silva.

O enxoval com base neutra tem como diferencial as almofadas bordadas com aplicações em couro e sarja.  A proposta é brincar com os elementos essenciais para a montaria e ousar sem medo: sela pink e cabide estilizados são integrados à decoração. 


Projeto, Adriana Coelho da Silva e Ana Cláudia Camargo; execução, Hits Kids’n’ Teens.


Minha princesa

 

 

A ideia de sair do quarto de bebê e propiciar o melhor aproveitamento do espaço foi o motivo que levou à mudança do quarto de Luiza. Com a chegada do segundo filho, a menina sairia do seu antigo cantinho, por isso, a mãe resolveu criar um ambiente que pudesse ser aproveitado ao máximo nessa nova fase. “Como ela é muito vaidosa, decidi fazer a penteadeira para que ela possa guardar acessórios, enfeites e perfumes, brincar e se arrumar à vontade. Também escolhi a mesinha central, já que ela está indo à escola e adora desenhar e pintar”, conta Sandra. A penteadeira acomoda perfumes e acessórios da vaidosa menina. 


Projeto e execução, Decoragora; pintura, Ricardo Gino.

 

Pequena grande artista

 

 

A dona do pedaço, que adora mudar móveis, brinquedos e almofadas de lugar e tem habilidade com desenho e pintura, participou de cada detalhe da reforma. Escolheu os tecidos que comporiam o enxoval, as cores que serviriam como base para a decoração e até o adesivo aplicado nas paredes. “O fato de ela estar presente em todo o processo deixou o quarto com a cara dela, que se sentiu valorizada e também percebeu suas novas necessidades. Por isso, optamos pela bancada de estudos, pelo cantinho para assistir aos filmes e o adesivo, que pode ser trocado quando ela quiser”, conta a mãe.

Emoldurada, uma das obras da pequena artista ganha espaço na decoração do quarto; com estampa floral em tons vibrantes, o enxoval, que leva aplicações de bordado, acrescenta personalidade e alegria ao quarto. Para o quarto novo, a mãe fez questão de criar a bancada, para a pequena poder fazer lição de casa, pintar, desenhar e soltar a imaginação. 


Projeto e execução, Marta, enxoval, Ermida Decorações; adesivo, I-Stick.

 

Onde encontrar:

Adriana Coelho da Silva e Ana Cláudia Camargo Casapronta Tel.: (11) 3065-2436; www.casaprontaquartos.com.br
Decoragora Tel.: (11) 3807-4816; www.decoragora.com.br
Ermida Decorações Tel.: (11) 3887-1890; www.ermidadecoracoes.com.br
Hits Kids’n’ Teens Tel.: (11) 3083-3989; www.hitskidsnteens.com.br
I-Stick Tel.: (11) 3743-1406; www.istickonline.com
Marta Tel.: (11) 3887-1172
Ri-Pô-Pi Tel.: (11) 4508-4050
Thais Peres Tel.: (11) 3086-4061; www.thaisperes.com.br
Vanessa Guimarães Tel.: (11) 3846-1351, 3032-2846; www.vanessaguimaraes.com.br

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Escrevo para agradecer a publicação do nosso cantinho na Casa & Decoração e as palavras carinhosas da matéria. Ficou fofo, fofíssimo, adoramos! Aliás, a revista toda arrasa!

Emy Kuramoto, da tofustudio.com.br, São José dos Campos - São Paulo, via e-mail
Editora Online