Publicidade

Faça já! > Jardinagem
Cultive verde
Texto Romulo Osthues e Renacha Batista | Fotos Mônica Antunes e Divulgação
Você já regou, podou, trocou de vaso, mas nada adiantou: sua planta continua com as folhas amareladas e ressecadas. Mas você sabia que ela pode estar no lugar errado e pode estar sofrendo com condições inadequadas para o cultivo?

Naturalmente, casas não são locais ideais para as plantas. Mas se sua vontade é cultivar alguns exemplares para deixar o lar mais verde, carinho e cuidado são os melhores ingredientes que você pode oferecer. No mais, paisagistas explicam o que levar em conta ao criar uma espécie em casa.

PREPARANDO O TERRENO
Antes de ter uma planta em casa:
- Reflita sobre suas necessidades e as da planta que pretende cultivar.
- Lembre-se de que terá que dedicar algum tempo a cuidados especias, como poda, rega e troca de terra.
- Pesquise sobre a espécie e verifique se ela pode se adequar à realidade do seu lar. É preciso ter espaço compatível com seu tamanho e conhecer as condições ideais de umidade, luminosidade e ventilação adequadas.

“Cada planta possui uma necessidade de luz, algumas não resistem a ventos fortes ou determinados tipos de clima. E devem ser bem escolhidas para evitar que venham com pragas”
, ressalta o paisagista Luiz Felipe Camargo Gomez. 


CADA CASO, UM VASO

- Plante pensando no futuro, em um espaço correspondente ao tamanho da planta quando adulta, para evitar que a raiz se enovele.
- Escolha substratos que permitam a respiração fácil das raízes, que tenham boa drenagem e retenham nutrientes e água em boa quantidade. Os substratos são misturas de dois ou mais componentes que dão condições físicas e químicas favoráveis à planta.
- A cada três meses, jogue sobre a terra um adubo mineral do tipo NPK 10-10-10. É possível encontrar no mercado uma série de adubos balanceados e com instruções de aplicação detalhadas no rótulo.

“As plantas dentro de casa consomem rapidamente os nutrientes do substrato onde estão plantadas”, explica Luiz Felipe.


ÁGUA É BOM, MAS TEM LIMITE

- Sinta diariamente a umidade da terra com a ponta dos dedos. A drenagem da água é superimportante também, e tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais à planta.
- Faça furos no vaso, aplique uma camada de drenante (cobertura de pedras e areia no fundo) e depois coloque a terra com a muda por cima.
- Grande parte das plantas cultivadas em casa vêm da mata atlântica, onde o calor e a umidade são muito elevados. Se você sentir que o ambiente está seco, borrife água nas folhas para equilibrar a umidade. Se sua casa tem sistema de ar condicionado, redobre a atenção já que ele reduz a umidade relativa e a temperatura dos ambientes.
- Aqui, a pesquisa sobre a planta se torna mais uma vez essencial, pois cada espécie deve ser irrigada de maneira diferente. Uma calanchoe, por exemplo, não necessita de tantas regas quanto um lírio-da-paz, que pede solo úmido e irrigação frequente.


LUZ É ESSENCIAL

- Não precisa colocar sua planta no sol para que ela cresça linda e vigorosa. O segredo para ambientes internos é a luz indireta abundante, pois a luz direta pode provocar queimaduras. Para que o verde receba luz de forma uniforme, rotacione o vaso de tempos em tempos, assim, o crescimento será mais homogêneo.


SEM PREDADORES
- Insetos, ácaros e fungos devem ser, preferencialmente, combatidos com produtos naturais, com nenhuma ou baixa toxicidade. Receita: borrife uma mistura de um litro de água, uma colher de sopa de sabão em pó (ou de coco) e uma de sopa de álcool sobre a espécie afetada para eliminar insetos menos resistentes.
- O óleo de nim é considerado um dos biopesticidas mais potentes e, misturado à água em proporções adequadas ao porte da planta, pode combater mais de 200 espécies de insetos; tem também ação fungicida.

CASA AREJADA SEM VENTANIA
- Ventos fortes são nocivos às plantas, já que podem rasgá-las e desidratá-las.
- As espécies que mais se adaptam a essas condições são as de folhas menores. Contudo, ambientes arejados são os preferidos das espécies, pois o ar é renovado constantemente, facilitando sua respiração.

GALERIA DE FOTOS | Clique nas imagens e veja sugestões de plantas para cada canto da sua casa.
Onde encontrar


 




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Escrevo para agradecer a publicação do nosso cantinho na Casa & Decoração e as palavras carinhosas da matéria. Ficou fofo, fofíssimo, adoramos! Aliás, a revista toda arrasa!

Emy Kuramoto, da tofustudio.com.br, São José dos Campos - São Paulo, via e-mail
Editora Online