Publicidade

Harmonize o lar > Projetos completos
Projetos completos
Texto Jéssica Russilo e Daniela Espinelli | Fotos Priscilla Paggiaro (divulgação) | Adaptação Humberto Abdo

Cada cantinho desse apartamento projetado pela arquiteta Ana Carolina Siqueira Cardoso é personalizado e pautado pela criatividade. Os proprietários, um jovem casal com dois filhos pequenos, buscavam um projeto confortável, mas sem abrir mão do design e da praticidade. “Optei por um mobiliário clean, em tons neutros, deixando para a mescla de tecidos a tarefa de impactar por meio das sensações”, ressalta a profissional. O resultado: ambientes bem-resolvidos, claros e sofisticados. As salas de estar, de jantar e de home theater, apesar de integradas, têm espaços demarcados, facilitando a circulação e a harmonia. A iluminação também contribui para dar esse ar cênico e aconchegante às áreas sociais. Confira algumas dicas na galeria:
 

AnteriorProxima

O conjunto de espelhos bisotados amplia o local e, em composição com o lustre de acrílico, cria um atmosfera mais sofisticada.

Dica!

Para aproveitar todos os cantinhos do local, a arquiteta projetou uma estante de drywall (gesso acartonado) com nichos que receberam iluminação focada por meio de spots. O adesivo floral deu profundidade à estante e contribuiu para a decoração do ambiente.

 

Privacidade: a divisória de tecido blecaute entre o home theater e as salas de estar e jantar garante privacidade para quem está assistindo TV. Além disso, a cortina rolô escurece o ambiente e dá um toque rústico ao local.

Design: para a estante da TV foi escolhido um acabamento com um tom amadeirado. Bastante moderna e funcional, possui nichos fechados, para guardar objetos, e abertos para mostrar a decoração.

Cor: a parede da TV foi pintada de vermelho carmim, dando ainda maisdestaque e contraste para a bela estante.

Conforto: o sofá na cor café, além de ser retrátil e reclinável, acomoda confortavelmente quatro pessoas. O tapete off-white, com fios de 50 mm, é macio e possui proteção antiácaro, garantindo um ambiente superagradável. Além disso, ele forra quase todo o ambiente, melhorando a acústica.

Dica!

Para quem não quer gastar tanto, mas busca personalizar, uma dica é usar papel de parede em faixas, combinando com a tinta. Você economiza e deixa o ambiente estiloso.

Unidas: mesmo integradas e tendo pontos em comum, como as cores e estilos, a sala de estar e o home theater possuem espaços bem delimitados. 

Conforto: ponto alto desse projeto, o living é ideal para receber os familiares e amigos. A escolha de poltronas giratórias aconchegantes foi certa, pois podem ser posicionadas facilmente em qualquer canto dessas áreas sociais.

Natureza: trazer plantas para dentro de casa é sempre uma boa pedida. O tapete listrado, juntamente com o vaso de bambu-mossô no canto da sala são os responsáveis por dar ainda mais vida e cor ao local.

A cortina com blecaute faz as vezes de divisória entre as duas áreas sociais.

Todos os eletrodomésticos foram dispostos do mesmo lado, facilitando a utilização.

Armários: em todos os cantos da cozinha, a arquiteta optou por colocar armários, aproveitando, assim, cada espaço. Como o apartamento não possui um local específico para guardar os alimentos, a proprietária pediu uma despensa, que foi feita atrás da porta, com portas de vidro, dando leveza ao local.

Painel: o painel de madeira recebeu quadros decorativos e focos de luz com os spots, criando uma cantinho alegre. Abaixo dele, a marcenaria também faz as vezes de bufê, facilitando o dia a dia.

Praticidade: a copa projetada é perfeita para refeições rápidas e se adapta muito bem à correria do dia a dia.

Com a metragem reduzida do lavabo social, a pia de semiencaixe foi uma aposta certeira, pois facilitou a mobilidade do local. Outro truque para ampliar foi a aplicação de um espelho em toda a parede da pia. O papel com motivos florais deu um up na decoração do local.

Dica!

Em frente à cama, um painel de madeira recebeu a TV e foram colocados nichos e um armário com portas para armazenar objetos.

Para facilitar, só há armários na parte debaixo da pia. Um pendente, que desce até a frente do espelho, auxilia nas maquiagens, além de ser decorativo.

Âmbar: a proposta do armário modificou o ambiente, garantindo um ar moderno ao local. Ocupando toda a parede, ele recebeu portas de correr de vidro reflecta, que transparecem e, ao mesmo tempo, permitem que se veja a parte interior do armário.

Inteligente: como o recuo até os pés da cama não é grande, para não prejudicar a passagem, a marcenaria foi feita no alto.

Suavidade: já no quarto da menina de 7 anos, as cores escolhidas foram lilás, rosa e branco – tons tipicamente femininos.

Em evidência: a cama foi colocada entre os armários, criando um painel no meio onde foi colocado um pôster da linda bailarina, destacado com luzes de LED embutidas.

Espaço: prateleiras e nichos acima da cama otimizam o espaço e ajudam a manter a organização, já que pode-se guardar brinquedos e objetos pessoais.

Realce: as almofadas em cores mais fortes se sobressaem, juntamente com poderoso lustre com pendentes e com um ar provençal.

Delicadeza: no quarto do menino de 5 anos, a arquiteta Ana Carolina apostou em tons suaves e masculinos, sempre com um toque lúdico.

Mão na massa: como não encontrou um papel de parede que tivesse o efeito desejado, a arquiteta resolveu desenhar à mão as listras, e depois, pintou-as uma a uma em tons de azul pastel, bege, camurça e branco.

Hora de estudar: a bancada de estudos ganhou um lugar propositalmente pensado. Além de se encaixar perfeitamente no vão ao lado do armário, fica próxima à janela para garantir uma boa iluminação.

Organização: para deixar tudo em ordem o baú foi uma aposta certeira. É usado para armazenar os brinquedos e, também, como item de decoração.

Combinando com o quarto, o banheiro do filho trouxe uma decoração alegre e divertida. Para seguir a temática marítima, a cor predominante é o azul. O espelho com mosaico e os adesivos dão um ar infantil ao local, ajudando o menino a relaxar na hora do banho.

No banheiro, o rosa predomina, tanto no mosaico do espelho, quanto no tapete. No box, os adesivos românticos criam uma atmosfera acolhedora e, ao mesmo tempo, divertida.


Projeto: Ana Carolina Siqueira Cardoso; piso laminado: Casa dos Laminados; móveis modulados dos quartos e do home: Dellanno Jundiaí; móveis modulados da cozinha e banheiros: Favorita Jundiaí; sofás, poltronas, aparadores, mesa jantar, cadeiras e tapetes: Shopping M Jundiaí; papel de parede, cortinas e almofadas: Gaia Decorações; espelhos sala de jantar e box banheiros: Vidraçaria Espelho Mágico; gesso (execução): Gesso Anhangabaú; luminárias: Conceito Luz; adesivos: I Stick; espelhos com moldura em mosaico: Ana Maria Cardoso; blecaute retrátil automático: Maxi Toldos Jundiaí.

Onde encontrar:
Casa dos Laminados – www.casadoslaminados.com/
Conceito Luz – www.lojaconceitoluz.com.br/ 
Dellanno Jundiaí – www.dellannojundiai.com.br/ 
Favorita Jundiaí – www.favoritajundiai.com.br/
Gaia Decorações – www.gaiadecoracoes.com.br/ 
Gesso Anhangabaú – www.gessoanhangabau.com.br/ 
I Stick – www.istickonline.com/ 
Maxi Toldos Jundiaí – www.maxitoldosjundiai.com.br/ 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online