Publicidade

Harmonize o lar > Projetos completos
Frescor indiscutível
Texto Camila Oliveira | Fotos Adriana Barbosa e divulgação | Adaptação Humberto Abdo

Confira os recursos encontrados pela designer Adriana Fontana para transformar o imóvel pequeno em uma residência cheia de conforto e vida!
 

AnteriorProxima

Quando se fala em uma casa ou um apartamento arejado e bem iluminado, é comum pensarmos logo em um ambiente amplo, com bastante espaço disponível. O apartamento projetado por Adriana prova o contrário: é possível ter tudo isso em um local menor.

Com apenas 70 m², a residência do casal com filhos de 9 e 12 anos aposta em elementos que favorece amplitude visual à metragem reduzida, com a predominância de cores claras em todos os espaços. A escolha também se deve ao gosto pessoal dos moradores, que por serem tradicionais preferiram tons mais alegres e chamativos em apenas alguns detalhes da decoração.

Para ajudar na ventilação e na luminosidade e reforçar a amplitude, foi colocada uma divisória entre a cozinha e a sala de estar, em forma de estante vazada. Feito de MDF, o móvel acompanha o painel com luz embutida, abrigando objetos. Ela ainda proporciona certa privacidade para a cozinha.

Aproveitando o espaço disponível ao lado das salas de TV e estar, uma área de jantar foi montada, utilizando um canto alemão com almofadas feitas de chenile listrado nas cores bege e marrom, que facilita a circulação da entrada. Esse é um recurso comum quando o foco é economizar a metragem em imóveis pequenos, já que não há necessidade de cadeiras em todos os lados.

A parede é toda revestida por espelhos lapidados de 6mm, que são sempre uma boa pedida para deixar o local mais amplo e iluminado. Para inovar, a designer optou por alguns quadros, mostrando que é possível adicionar informações quando o material é escolhido como revestimento.

Acompanhando os tons claros de todo o espaço, um tapete em chenile nas cores cru e marrom foi escolhido para deixar as salas mais aconchegantes. O sofá de chenile cru contribui para a luminosidade do local.

Na cozinha, o branco fica em evidência, com o porcelanato que mede 60 x 60 cm piso e os armários feitos de MDF com acabamento que imita os veios em baixo relevo naturais da madeira. Isso contribui para que o local pareça maior, facilitando o trabalho diário.

Para proteger a parede, pastilhas de vidro em diferentes tons, como o verde e o areia, proporcionam pequenos toques de cor, sem quebrar a suavidade. A área de serviço divide o espaço com a cozinha, seguindo os mesmos materiais e cores.

Para delimitar bem os ambientes, um vidro foi colocado, dividindo a área de serviço da cozinha. O granito preto São Gabriel ocupa os dois locais, sendo o único item que contrasta com as cores claras do espaço.

Já que os filhos dos proprietários são de faixas etárias próximas, foi possível apostar em um quarto com decoração neutra e atemporal, sem necessidade de delimitar espaços para cada um.

A marcenaria é toda de MDF, com alguns detalhes revestidos de laca branca na beliche e na bancada de estudos. O enxoval é feito de sarja digitalizada listrada com tons alegres na colcha, e na cor cru na saia das camas.

O tapete de algodão também é claro, todo branco com detalhes amarelos, trazendo ainda mais leveza para o dormitório. A cadeira Panton amarela ajuda a evidenciar o colorido dentro da proposta predominante neutra.

Os adesivos coloridos na parede trazem pequenos pássaros e “monstrinhos”, demonstrando que, mesmo clean, o quarto é um ambiente infantil e alegre.

O banheiro dos filhos acompanha o estilo clean do quarto das crianças, puxando para as mesmas tonalidades: no piso e nas paredes predomina o porcelanato branco, e, para contrastar, uma faixa de porcelanato em toda a extensão, que puxa para a tonalidade marrom.

A marcenaria do gabinete é feita de MDF com acabamento em laca branca, e, para arrematar, a bancada recebeu mármore branco especial, abrigando uma cuba de semi encaixe. A predominância das cores claras mais uma vez ajuda na amplitude do local e na sensação de frescor, deixando o banheiro em harmonia com o restante da casa.

Por se tratar do banheiro das crianças, a designer apostou em um toque de cor a mais para deixar o espaço alegre e ainda mais iluminado. Assim como no quarto, o espaço recebeu detalhes amarelos. Aqui, uma caixa pintada na cor mostarda colore o gabinete.

O quarto do casal não poderia ser diferente do restante da casa: na área de relaxamento a dois Adriana escolheu elementos aconchegantes que transmitem vivacidade, sem utilizar itens fortes e chamativos. O piso vinílico claro segue o padrão dos outros ambientes, já as paredes são revestidas por marcenaria feita de MDF, cobrindo metade da parede da cama e servindo de cabeceira.

Acima, um grande espelho de fora a fora amplia o dormitório e o deixa requintado. Para dar conforto, a cama tem colcha de camurça na cor cru, e até as almofadas entram no clima de luminosidade, com estampa de girassóis; Mo chão, tapete feito de algodão nas cores branco, bege e marrom. A cortina romana bege protege e dá privacidade, mas sem deixar que a luz entre.

A parede que abriga a TV ganhou um painel feito com o mesmo material da “cabeceira” da cama, mantendo um padrão e dando a sensação de continuidade. Nichos guardam caixas e objetos de decoração, e, ao lado, rasgos de iluminação artificial dão um toque especial sem deixar o ambiente pesado.

O banheiro do casal é ainda mais suave, com predominância do tom branco na maioria dos elementos. Assim como o dos filhos, o espaço recebeu porcelanato branco no piso e nas paredes, com faixa de mosaico em tons de marrom para dar contraste, mas dessa vez apenas na área do banho.

A bancada da pia também é feita com mármore branco especial, servindo de apoio para uma cuba sobreposta. O gabinete de MDF wxplora toques de cor para quebrar a neutralidade, mas sem chamar a atenção, com pintura listrada na cor marrom.

As prateleiras brancas acomodam cestos e toalhas, de forma organizada, mantendo uma harmonia entre os ambientes, já que estão entre o quarto do casal e o banheiro.

Na área externa, onde se localiza uma pequena varanda, um banco com futon listrado em frente a uma floreira, onde estão plantados bambus. O vão do banco pode ser utilizado para guardar livros e objetos de decoração, ou até mesmo itens de jardinagem, combinando com o clima do espaço.

A marcenaria do local foi feita em madeira cumaru, e o piso é composto por uma tela de seixos rolados brancos.

Do lado oposto, uma bancada recebe a pequena adega de vinho, com capacidade para doze garrafas, e um armário de apoio. Sobre ele, duas prateleiras guardam vasinhos e jardineira com flores, para enfeitar e proporcionar maior contato com a natureza.

Os vasinhos e a pequena jardineira seguem um estilo rústico, abrigando pequenas flores, que são substituídas ao longo do tempo.


Projeto: Adriana Fontana; marcenaria: Yakusoku Móveis e Design; pisos e revestimentos: Portinari Cerâmica; pastilhas de vidro: Vidrotil; piso vinílico: Revitech; mosaico Onix: Palimanan; rodapé guarnições: Santa Luzia; mármores e granitos: Duarte Mármores; móveis: Mobitá e Marché Art de Vie; tapetes: Dom Daqui; tecidos, cortinas e enxoval: Coquelicots; persianas: Uniflex Shopping D&D; decorativos: Regatta Casa; quadros: Fast Frame; adesivos: Cazulo; iluminação: Luz Oculta; vidros e espelhos: Vidro Plano; eletrônicos: Fast Shop.

Onde encontrar:
Cazulo – www.cazulo.com/ 
Coquelicots – www.coquelicots.com.br/ 
Dom Daqui – www.domdaqui.com/ 
Duarte Mármores – www.duarte.com.br/ 
Fast Frame – www.fastframe.com.br/
Fast Shop – www.fastshop.com.br/ 
Luz Oculta – www.luzoculta.com.br/ 
Marché Art de Vie – www.marcheartdevie.com.br/
Mobitá – www.mobita.com.br/ 
Palimanan – www.palimanan.com.br/ 
Regatta Casa – www.regattacasa.com.br/ 
Revitech – www.revitechpisos.com.br/ 
Vidrotil – www.vidrotil.com.br/ 
Yakusoku Móveis – www.yakusoku.com.br/ 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Quero parabenizar pela edição de maio da Casa & Decoração, que foi muito bem elaborada e tem matérias bastante úteis. Continuem neste caminho, melhorando e buscando atingir o máximo de leitores possíveis

Alessandra Silva, Salvador - Bahia, via e-mail
Editora Online