Publicidade

Antes e Depois > Ambientes diversos
Integrar com Estilo

A primeira missão que a Decore sua casa deu para a designer de interiores Nicole Pecorari foi ajudar a leitora Carla Rodrigues, do Rio de Janeiro, a deixar sua cozinha mais funcional, além de integrá-la à sala. “Comprei meu apartamento de 42 m² financiado e busco ideias para ele, principalmente para a cozinha”, conta Carla. O segundo caso é da leitora Maiara Alice, de Joinville, que queria deixar sua sala de estar mais aconchegante. Veja a seguir as dicas e soluções indicadas pela profissional que é o anjo da guarda desta edição. 

 

Missão 1: Cozinha Funcional

A frente bancada foi revestida com placas de bambu listradas, de 20 x 20 cm, colocadas de forma perpendicular entre si, o que dá uma composição mais interessante e dinâmica. Uma estreita prateleira em “L” no alto, é fixada pelo teto e pela parede. De madeira, combina-se ao revestimento e dá destaque para peças como vasos e plantas.

 

Para manter os pedidos da leitora, a bancada da pia ficou em granito São Gabriel e foi realizada a intenção de incluir um balcão com banquetas. “Essa área ficou valorizada, transformando-se num ponto focal de todo o ambiente social”, explica Nicole.

 

A geladeira branca colabora com a neutralidade, que, justamente por ser aberto, faz com que a cozinha seja parte dos outros ambientes sociais. A ideia é que ela combine com o restante da casa, sem perder sua personalidade ou tirar a atenção dos outros espaços.

 

Um painel de vidro, fixado entre o fogão e a máquina de lavar, divide a cozinha da área de serviço sem obstruir a
iluminação natural e a ventilação necessária. Foram aproveitados os espaços sobre a geladeira e o exaustor, dando vida à um nicho para o micro-ondas.

 

Os armários, todos concentrados à esquerda, facilitam a circulação pela direita, já que a área é estreita. “Os armários da cozinha e área de serviço têm acabamentos laminados branco e portas de madeira, deixando o ambiente sóbrio e combinando com os demais acabamentos”, complementa Nicole.

 

Missão 2: Sala

Os quadros foram redistribuídos no ambiente e ganharam novas molduras. “Uma dica é colocá-los na parede de uma forma que o centro deles esteja aproximadamente na altura dos olhos de uma pessoa em pé”, indica Nicole.

 

Para a sala da leitora Maiara, o sofá foi mantido na posição original, já que o local é ideal para assistir à televisão confortavelmente. A parede laranja, o rack, o piso e tapete bege formavam um conjunto de móveis e revestimentos escuros, sem contrastes, o que deixava o ambiente triste. “A solução encontrada, para deixar a sala mais alegre, foi colocar um painel branco atrás do rack, fixado na parede, criando um recorte atrás da TV para pendurá-la”, explica Nicole. A distância de alguns centímetros da parede para a passagem dos cabos também foi bem funcional. A leitora pediu: “Gostaria de colocar aquelas estantes vazadas, mas, sem me desfazer do rack, pois é novíssimo”. E Nicole atendeu: “Nas laterais, estantes ou prateleiras fixadas na parede dão amplitude à sala. Foram colocadas três de cada lado, acima do papel de parede, e uma mais estreita no alto do painel por toda sua extensão”, detalha a profissional. Uma solução interessante, na qual o rack permanece no local sem perder o destaque.

 

Já que a moradora gosta de fotos e imagens antigas, surgiu a ideia de um ambiente mais retrô. O papel de parede com desenho vintage – na cor bege – por volta de toda a sala, tornou o espaço mais divertido. Alguns objetos e almofadas, de cor azul claro, foram colocados na sala, o que traz um ar mais jovem ao cômodo. “O azul é a cor complementar do laranja, ou seja, a cor que ganha contraste, assim equilibra o ambiente”, diz a profissional. Uma mesa oval de centro, com o tampo de espelho, é uma boa sugestão. Seu formato não atrapalha a circulação e acaba sendo mais um elemento retrô para a nova decoração.

 

O papel de parede foi colocado até a altura aproximada de 90 cm do chão, com o acabamento do rodameio branco. Um tapete claro ganha mais vida sobre o piso escuro e combina com o painel.


Nicole Pecorari é designer de interiores graduada e especializada pela FAAP (SP). Desde 2011 atua em seu próprio estúdio: o Musiva Design, no qual já concebeu os mais variados tipos de projetos.

 

Mande fotos de sua casa e um profissional pode tirar suas dúvida decoresuacasa@editoraonline.com.br
 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Continuarei fã, acompanhando a Casa & Decoração e as outras revistas da Editora On Line. Eu indico para amigas porque tem ideias maravilhosas. Desejo sucesso

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online