Publicidade

Faça já! > Simples criação
Do brinde à decoração

Texto: Daniela Espinelli / Fotos: Divulgação

 

 

1. Descanso de panela
Aproveitando a propriedade térmica da cortiça, que tal fazer um belo e personalizado descanso para as suas panelas e baixelas? Aqui, a produtora Melissa Andrade cortou um molde no papelão e colou as rolhas com cola quente. Para arrematar e deixar a peça com uma aspecto mais rústico, utilizou um sisal em seu entorno. Caso ache a peça muito alta, pode cortar as rolhas ao meio, por exemplo.

 

Produção: Melissa Andrade e Patricia Kobayshi (assistente).

 

2. Fotos bem-expostas
Outra boa sacada é fazer um mural de imagens exclusivo. Neste caso, a base é a mesma do descanso de panelas (rolhas coladas em um molde de papelão), mas a peça foi colocada na parede. Basta uma caixinha de percevejos – que normalmente vem com 100 unidades e custa cerca de R$ 2 – para fixar fotos e recados. É possível ainda criar outros modelos, com rolhas deitadas grudadas umas às outras, por exemplo. Para dar um acabamento melhor, elas podem estar em uma moldura de quadro e dispostas até de maneira diferente (deitadas, por exemplo).

 

Produção: Melissa Andrade e Patricia Kobayshi (assistente).

 

3. Vida à parede
A designer de interiores Noura Van Djik quis fugir do clichê nesta sala de jantar: “Pensamos em resgatar o hobby do morador, que é beber vinhos com os amigos, e fazer uma coleção de rolhas de uma forma mais moderna”, explica Noura. Fugindo dos vasos e potes de vidro, a profissional criou um quadro de madeira (120 x 70 x 7 cm) com pintura preta fosca e frente de vidro. Dessa maneira, a cada nova garrafa bebida, joga-se a rolha por um compartimento superior e cria-se uma nova forma ao quadro.

 

Projeto: Noura Van Djik;
Moldura para coleção de rolhas: Fast Frame.

 

4. Dispenser embutido
Para um proprietário colecionador de grandes rótulos, a arquiteta Renata Coppola projetou uma bela adega. “Fiz um móvel que, além de acomodar os vinhos, serviu de apoio e manuseio das garrafas”, explica Renata. A marcenaria, toda em carvalho americano, tem embutido ao centro um dispenser (80 x 60 x 10 cm) de acrílico de 10 mm que fica “emoldurado” pelo apoio de mármore carrara. As lâmpadas dicroicas dão destaque às rolhas, que são inseridas por um recorte no gabinete superior.

 

Projeto: Renata Coppola;
Marcenaria: Dedicatto Marcenaria;
Iluminação: Dedicatto Marcenaria;
Mármore: Pedras Amazonas Mármores e Granitos.

 

5. Painel especial
A paixão do marido por vinhos inspirou a designer de interiores Raquel Lamac a criar um belo painel em sua cozinha. “Na realidade, a ideia era usar as rolhas dos vinhos que ele tomava, mas como a quantidade era grande, elas foram compradas”, conta. A profissional comprou um saco com 300 unidades (por apenas R$ 50!), cortou-as ao meio com um estilete e colou-as (com silicone transparente) em placas de MDF (de 30 x 60 cm). A bancada de refeições foi outra solução criativa: a porta que foi retirada do ambiente foi cortada e uma parte ficou junto à parede; a outra virou o tampo.


Projeto: Raquel Lamac.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online