Publicidade

Decore > Casas
A cara delas

Textos: Gabriele Victoriano E Giulia Esposito / Fotos: Sidney Doll e Divulgação 

Romantismo estampado na parede de tijolos aparentes ou no papel de parede floral.

Ousadia reverenciada pelo chamativo e elegante sofá vermelho. Delicadeza expressa por flores e combinações intrigantes.

 

Suavidade nas formas
Resgatar o contato mais intimista do campo e da natureza, mas com um certo requinte, adquirido pelo acabamento de alto brilho Highgloss, usado nos móveis. Essa foi a proposta desta cozinha encontrada no showroom da Elgin (unidade Jardins, em São Paulo). O resultado aconteceu devido ao de cerâmicas garimpadas em pequenos botecos, de madeira e de parede com tijolos aparentes, destacando o estilo rústico da fazenda. Para completar, o lustre de pinhões e castanhas em cristal bacharach deixam o ambiente mais sofisticado por trazer à cozinha uma peça clássica.

 

Elgin Mobili & Design (loja Gabriel Monteiro da Silva);

Eletrodomésticos: General Eletric.

 

Nos acessórios, a arquiteta descartou o uso de cores óbvias, como o rosa. Mesmo assim, a feminilidade foi garantida por bowls coloridos que deixam o ambiente alegre e feminino.

 

Cor de mar
Uma varanda para longas refeições, recepção de amigos, muita conversa e bem integrada ao estar era o que a cliente desejava em seu apartamento. Para trazer mais aconchego ao ambiente, a arquiteta Lucilene Leite uniu o estilo rústico – representado por bancos, mesa de centro e aparador – a objetos decorativos contemporâneos. Como a moradora queria uma composição com cores que remetessem ao mar, o azul-turquesa entrou em cena, colorindo almofadas, futons e vasos. Aliados às estampas florais e a tons claros, a linha arredondada das cadeiras, as curvas dos braços das poltronas e o mosaico de cerâmica na área da churrasqueira agregaram feminilidade ao espaço.

 

Projeto: Lucilene Leite;

Mosaico de cerâmica: Pavão Revestimentos (De Stijl);
Mesa e bancos de laca branca: Estar Móveis;

Móveis de madeira de demolição: Tábua Brasil;

Marcenaria: Monte Carlo;

Piso: Mais Revestimentos;

Persianas motorizadas: TM7;

Objetos decorativos: Espaço Irie;

Iluminação: Lustres Irie;
Churrasqueira hi-tech: Lar Grill.

 

Para iluminar a circulação, dois embutidos com lâmpadas fluorescentes tubulares foram posicionados entre o balcão e a bancada.

 

Tecidos como seda, suede e chenile foram utilizados para revestir o mobiliário. No piso, mármore travertino.


Delicadeza detalhada
Nem é preciso dizer que o sofá vermelho, da designer Patrícia Urquiola, foi o ponto de partida do projeto. Além de atender à sugestão da família moradora, o móvel foi centralizado nos 50 m², servindo como divisor das áreas de estar e de TV do living, que tem duas saídas para a varanda. Por se tratar de um ambiente familiar, a arquiteta Maria Cláudia Cunha trabalhou com toques femininos de maneira bem pontual, visando trazer mais aconchego. Alguns cloisonnés de diferentes tamanhos romancearam a decoração que mescla artigos modernos e de design a peças antigas da casa em que viviam. Uma das paredes foi revestida por papel com listras de 60 cm em preto e branco e uma delicada estampa de folhagem, o que casou muito bem com a objeção dos moradores por quadros grandes. Assim, pequenas molduras venezianas criaram uma bela composição e, de quebra, satisfizeram a superstição da anfitriã por um espelho em frente à entrada da varanda.

 

Projeto: Maria Cláudia Cunha;

Marcenaria: Takae Arte em Móveis;

Papel de parede: Wallpaper;

Móveis: Brentwood, Fernando Jaeger, Micasa e Espaço Til;

Tecidos: Paludetto e Regatta Tecidos;

Objetos de decoração: L’oeil;

Cortinas: Casa Fortaleza.

 

As tonalidades azul e laranja trazem o clima praiano para dentro da casa.

 

Aconchego de mãe
As habitações de Bali e os hotéis de luxo de ilhas paradisíacas serviram de inspiração para Giselle Macedo e Patrícia Covolo montarem uma sala cheia de peças de madeira e de fibra e cores que remetem à praia, como o azul e o laranja, já que este projeto fica localizado na praia de Juqueí, litoral norte de São Paulo. “A casa segue o estilo clean e contemporâneo, com móveis de linhas retas. Como é característico de nosso trabalho, buscamos uma integração harmoniosa entre materiais, cores, estampas e texturas especificados, estando a pedra e a madeira sempre presentes em nossos trabalhos”, explicam as arquitetas. O toque feminino aparece nos tecidos florais das poltronas e no aconchego dos móveis que sempre possuem um aspecto maternal de colo e tranquilidade.

 

Projeto: Giselle Macedo e Patrícia Covolo;

Tecido do sofá: Sumbrella;

Confecção do sofá: NM Estofados;

Abajures: Zull;

Tapete listrado e amarelo: Phenicia Concept;
Colchas e cortinas: Casa Mineira;

Iluminação: Lumini.

 

A combinação de cores eliminou qualquer rastro urbano para dar lugar a uma atmosfera delicada, retrô e descompromissada.

 

Feminilidade familiar
A cozinha inspirada na região da Toscana resgata um atmosfera acolhedora, priorizando elementos que remetem à natureza, como a madeira e as nuances terrosas. O ladrilho hidráulico reveste as paredes e conduz a ambientação, tendo suas cores reproduzidas no gabinete, nos eletrodomésticos e na marcenaria. O jogo de tons primários trouxe vida e diversão e foi neutralizado pela bancada em Corian branco. Três grandes luminárias embutidas no rebaixo de gesso criam um ambiente cenográfico e deliciosamente intimista para refeições em família.

 

Projeto: Olegário de Sá e Gilberto Cioni para o showroom da Segatto;
Ladrilho hidráulico: Casa Franceza.

 

O grande espelho sobre a bancada e as louças na cor branca ajudaram a criar sensação de amplitude ao pequeno espaço.

 

Cheio de graça
O uso do rosa intenso na bancada de Silestone® Magenta Energy tem o objetivo de trazer alegria e muita feminilidade ao lavabo de aproximadamente 2,40 m². Mesmo com estampa clássica, o papel de parede contribuiu com a proposta lúdica, adicionando diversas nuances de cor de rosa e outras tonalidades à decoração. O contraponto foi o piso claro, de mármore, que deu um toque refinado ao projeto.

 

Projeto: Juliana Serra e Marila Spag para o showroom da Segatto;

Papel de parede (Eijffinger): Espaço Paper;

Bancada: Montblanc.

 

Rosa, a queridinha das meninas
No quarto de uma garota de 13 anos, a arquiteta Maithiá Guedes queria destacar elementos do cotidiano da menina, como praticar balé, esporte que faz desde pequena. Para isso, tons de rosa e branco predominaram em todas as partes deixando o dormitório romântico e meigo. Na parede, a profissional usou tecido de algodão listrado (Entreposto), já que as listras alongam o ambiente. “Fiz detalhes de iluminação no forro com luminárias dicroicas distribuídas para dar destaque em alguns pontos do projeto, além de ter a luz dos abajures nas laterais da cama, que transmitem um conforto visual maior”, finaliza Maithiá.
 

A roupa de balé, pendurada na parede ao lado da TV, já fica pronta para o uso da menina.

 

Projeto: Maithiá Guedes;

Tapeçaria: Atelier Iole Mendonça;

Criados-mudo: Marcenaria Emerson.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online