Publicidade

Decore > Etc.
Enchanté

Por: Fabiana Moura / Texto: Daniela Espinelli / Fotos: Filipe At ihé (divulgação)

 

 

 

“Non, je ne regrette rien” (Não, eu não me arrependo de nada), diria o pequeno pássaro cantante, Edith Piaf, ao deparar-se com a delicada festa decorada por Fabiana Moura. Em comemoração a um aniversário duplo – de uma mãe de 62 anos e uma filha de 32 –, a proposta deveria ser temática. A priori, Fabiana sugeriu um baile de máscaras, mas a dúvida se os convidados entrariam na brincadeira fê-la optar pela cidade luz, Paris. Numa perspectiva romântica e feminina, a profissional apostou em tecidos dourados, pretos com arabescos e com listras rosas para compor os caminhos de mesa. Plumas, vasos, pérolas e fitas dão o toque de glamour da região. E se, em Paris, é possível ver a Torre Eiffel de todos os pontos, aqui também: imponente, a escultura do monumento aparece em destaque na mesa. As referências também surgem no menu, composto por alguns doces e pratos típicos da culinária do país. Em cada esquina das ruas parienses, há uma boulangerie (um tipo de padaria com mais opções) repleta de macarons, pães e doces, assim como deliciosos crepes, que são vendidos até em barraquinhas nas ruas. Por isso, esses itens não podiam faltar: macarons em sabores como avelã, pistache e doce de leite; e crepes salgadas (creme de champignon, três queijos gourmet – emmental, roquefort e muçarela, muçarela com alho-poró e nozes e creme de espinafre) e doces (creme de avelãs com chocolate, purê de damasco, maçã com passas ao rum). Très bon!

 

De dois andares, a parte de baixo deste bolo é verdadeira (5 kg) e a de cima é falsa – dandolhe mais beleza. Para decorá-lo, tons de rosa com detalhes de babados, fitilhos e laços dourados e pretos. Em seu topo, uma miniatura da Torre Eiffel.

 

Como lembrancinhas, Fabiana apostou em cupcakes sabor red velvet com cobertura de butter cream. Eles foram decorados com um desenho da torre Eifell, 2D dourada e flores, e colocados em caixinhas de acetato com base branca e laços com fita de gorgurão preta com pespontos brancos.

 

Os doces de copinho – já consagrados nas festas – também aparecem aqui. O brigadeiro recebeu uma colherzinha customizada com lacinho rosa.

 

O cão poodle é forte referência francesa, por isso, viraram delicados cookies.

 

Cardápio
Ilha de degustação (finger foods)

Stick de peru defumado com gruyère; estrelinha folhada de creme de chèvre com geleia de pimenta; carpaccio de champignons frescos ao creme de citron e gergelim; Brie ao coulis de frutas vermelhas; dips de fines herbes; terrine de foie gras com poivre vert; boursin de damasco com amêndoas laminadas; grissinis, pita-toast, briochinhos e minicroissants; uvas e morangos.

 

Volante
Cup de velouté de aspargos; miniquiche Loraine. 

 

Crepes salgados
Creme de champignons; muçarela com presunto; muçarela com tomate seco; três queijos gourmet (emmental, roquefort e muçarela). Opções na massa verde: muçarela com alho-poró e nozes; creme de espinafre.

 

Acompanhamentos salgados
Molhos quentes (rosé e béchamel); queijo parmesão ralado; salada Galette (agrião, rúcula, laranja, roquefort e nozes ao molho de iogurte); salada crocante (alface-crespa e americana, cenoura e beterraba raladas com batata-palha ao molho Dijon).

 

Crepes doces
Creme de avelãs com chocolate; purê de damasco; maçã com passas ao rum; Suzette flambada.

 

Acompanhamentos doces
Sorvete de creme; calda quente de chocolate; confeito de chocolate.

 

Bolo
Bolo com massa de chocolate e recheio de mousse de chocolate.

 

Bebidas
Coca-cola e guaraná Antártica (comum e diet); água mineral (natural e com gás); gelo em cubo para uísque (sob consulta).

 

Mesa de café
Café com petits-four e doces variados.

 

Os macarons coloridos, tão tradicionais na França, ficaram acomodados em bombonieres de vidro.

 

 

Na ilha de finger foods, rosas brancas foram abrigadas em uma bela taça dourada.

 

Para as demais mesas, vasos dourados abrigam um mix de flores: lisianthus, rosas e alstromérias.

 

 

 

No balcão de entrada , uma composição com folhagens douradas em vaso branco e um belo arranjo de orquídeas brancas em um vaso preto.

 

Foi montada uma ilha de finger food e um ponto de bufê (onde foram servidos os crepes). Na foto da esquerda, carpaccio de champignons frescos ao creme de citron e gergelim. Na da direita, brie ao coulis de frutas vermelhas.

 

Ficha técnica
Local

Salão de festas residencial;

 

Autor do projeto
Fabiana Moura / Tel.: (11) 98279-9770 - fabianamoura.com.br;


Fotos
Filipe Atihé / Tel.: (11) 99968-4995;


Arranjos
Ninfa Flores / Tel.: (11) 3846-9180 - ninfaflores.com.br;


Bufê
La Galette / Tel.: (11) 5182-7281 - lagalette.com.br;


Bolo
Sweet Carolina / Tel.: (11) 98787-3050, 4324-9326 - sweetcarolina.com.br;


Doces (brigadeiros, bichos-de-pé e cookies)
Sweet Carolina / Tel.: (11) 98787-3050, 4324-9326 - sweetcarolina.com.br;
(macarons)
Nina Veloso / Tel.: (11) 3032-6453 - ninaveloso.com.br;


Convites
Priscila Zanarolli da Confeitaria de Convites / Tel.: (19) 3324-7348 - confeitariadeconvites.com.br;


Lembrancinhas
Sweet Carolina / Tel.: (11) 98787-3050, 4324-9326 - sweetcarolina.com.br.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Continuarei fã, acompanhando a Casa & Decoração e as outras revistas da Editora On Line. Eu indico para amigas porque tem ideias maravilhosas. Desejo sucesso

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online