Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Pequenos ambientes > Apês e casas de até 80 m²
Sou do tamanho do universo

Texto: Gabriele Victoriano / Fotos: Sidney Doll

 

 

José Saramago escreveu no livro “Viagem a Portugal” que “a viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa”. É exatamente isso que se sente ao entrar neste apê de 76 m². A primeira impressão é de que lá mora uma mulher cosmopolita. Há uma certa ousadia na composição de cada espaço, com tudo meticulosamente pensado para refletir a essência de Fernanda Maia, estilista e proprietária da marca de biquínis Brigitte. Há peças de vários cantos do mundo, desde uma caveira de cristal comprada em Nova York até papéis de parede vindos da Alemanha. Com a ajuda da amiga e arquiteta Andrea Possato, ela criou um lar com as lembranças eternizadas em objetos de países que visitou e nas fotos expostas na parede. No pequeno espaço, as soluções driblam a metragem, a exemplo do sofá-cama com extensor feito sob medida. O baú vindo da Índia substitui a mesa de centro e pode ser usado para guardar itens de uso esporádico.

 

Por adorar a mistura de tons neutros com cores fortes, Fernanda escolheu um painel de laca na cor berinjela (Marcenaria Volponi), contrastando com a cor mushroom das paredes.

 

Destaque para o raque feito de mármore, que abriga uma lareira a gás, provando que é possível ter esse item em espaços pequenos e ainda manter o charme. A coleção de cinzeiros de cristais Murano Vintage dos anos 1960 e o toy art da Visionaire com cinco estilistas diferentes trazem a mistura dos estilos moderno e do clássico.

 

O lavabo, na verdade, era um segundo banheiro do apartamento, mas não era usado com essa finalidade, o que viabilizou sua mudança de função. “Transformei em lavabo porque sempre recebo pessoas e não tenho a necessidade de mais um banheiro completo”, conta a moradora. Para dar continuidade à paleta de cores utilizada na sala, o papel de parede trazido da Inglaterra com estampas de pássaros e o móvel laqueado variam de tom, mas sempre usando o roxo e o berinjela como base. A mala e o espelho veneziano foram outros itens trazidos de viagens ao exterior, Índia e Miami, respectivamente.

 

O espaço ocupado anteriormente pelo chuveiro tornou-se um depósito. A moradora o escondeu com uma porta camarão revestida com o mesmo papel de parede usado no restante do ambiente

 

O papel de parede que reveste a parede e o teto faz uma divisão nada óbvia entre as salas de TV e de jantar. Já a cristaleira importada da Índia serve de apoio para a moradora na hora de arrumar a mesa

 

A própria Fernanda define o estilo de seu apartamento como boho – mistura de estilos e etnias –, mas com uma pitada fashion. E sua sala de jantar reflete bem essa combinação, por conta do hibridismo da decoração. O lustre com mais de 150 anos, achado em um antiquário, foi dado pela mãe. Outro presente da família foram as cadeiras modelo Luís XVI, revestidas com laca fosca na cor preta. A moda aparece nas cadeiras Mademoiselle, de Philippe Starck para a grife Dolce&Gabbana. Tudo isso fica em torno da atemporal mesa de jantar Saarinen.

 

O home office é o local para Fernanda buscar referências e inspirações para suas coleções. Nesse cômodo, a estilista conserva livros de moda e mais de 300 revistas para consultar a todo momento, além de roupas e objetos antes sem espaço para guardar e as miniaturas do Big Ben, da Torre Eiffel e do Cristo Redentor. Uma maneira de fugir da tradicional decoração de um escritório foi investir em um papel de parede adamascado com textura nas cores rosa e prata e em uma cadeira com estofamento azul, vinda direto da Índia.

 

O painel funciona também como um mural de recados para os convidados escreverem frases carinhosas à moradora.

 

Além de dar sensação de amplitude, o espelho esconde o painel da cozinha de maneira simples e prática.

 

Uma das paixões da proprietária é cozinhar. E como sempre prepara pratos especiais aos convidados, a cozinha precisava ser funcional, apesar de ter formato de corredor, o que limita a disposição dos eletrodomésticos e da marcenaria. Por isso, Fernanda fez um passa-prato que dá acesso à sala de jantar, integrando os dois ambientes quando for necessário, já que fica escondido por um painel. Essa mesma parede ganhou cor roxa fazendo ligação com tons utilizados no apartamento. No lado oposto, as pastilhas de inox acima da pia facilitam a limpeza e dividem a imponente marcenaria do granito.

 

Anteriormente o banheiro contava com uma porta que dava acesso para o box, atrapalhando na hora do banho. Por isso, Fernanda trocou por uma porta de correr, facilitando a circulação.

 

Desenhado pela moradora nas cores dourado e branco, o mosaico de pastilhas (Leroy Merlin) deixam o banheiro mais sofisticado.

 

O descanso da moradora vem acompanhado por cores metalizadas sem carregar o ambiente, e por móveis com inspiração indiana (Daslu Casa). O enxoval, adquirido nos Estados Unidos e na Trussardi, aquecem o quarto de maneira confortável.

 

A estampa com folhagens traz um toque sutil, porém feminino à suíte.

 

Projeto: Fernanda Maia;

Colaboração: Andrea Possato;

Marcenaria: Marcenaria Volponi;

Piso de mármore travertino: Pedras Bandeirantes;

Pia: Leroy Merlin;
Móveis do quarto: Daslu Casa;

Enxoval: Trussardi.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online