Publicidade

Decore > Casas
Para curtir o campo

Projeto: Idália Daudt / Por: Laura de Biagio / Fotos: Salvadore Buscai

 

Todo o aconchego e as delícias da vida no campo foram explorados na composição desta casa em Ibiúna (SP). Comandada por Idália Daudt, a grande reforma abrangeu a estrutura da construção, todos os cômodos e a área externa, que conta com vista privilegiada e muito verde, em um total de 700 m². Paredes foram extintas para valorizar a integração e favorecer os momentos de encontro, tanto no dia a dia como quando a família – formada por um casal e dois filhos universitários – recebe os amigos para pequenas reuniões. Depois da reforma, o living passou a abrigar três ambientes: estar, jantar e home theater. Uma estrutura metálica foi acoplada à casa para, além de garantir amplitude e luminosidade, trazer mais espaço à área social e possibilitar a construção da sala de estar com pé-direito duplo. Uma lareira com um grande volume revestido por dormentes de madeira, que seguem até o andar superior, integra o living ao home theater, ambos decorados com mobiliário de linhas retas, estofados revestidos de Ultrasuede em tons de bege e peças em madeira de demolição. Ao lado, também unificada à sala, a área de jantar exibe móveis em madeira rústica com tratamento de verniz fosco. Para atender ao gosto do proprietário, que tem a culinária como hobby, foi projetado um superequipado espaço gourmet que inclui churrasqueira, chapa e forno de pizza, além de uma grande bancada de trabalho e mesas para acomodar os convidados. Lúdica e original, a porta de correr, com aplicação de laminado tipo lousa, é a ligação com a cozinha da residência e possibilita a unificação dos dois ambientes, quando necessário. O toque pessoal da proprietária ficou para outro item. Pensando na praticidade e na facilidade de manutenção, o piso de cimento queimado branco foi aplicado em toda a casa, incluindo áreas sociais e de banho, espaço gourmet e terraços. “Mas os detalhes especiais personalizados, de cerâmica colorida, foram executados pela própria moradora, que tem especial habilidade com artes plásticas”, revela a arquiteta, que contou com o bom gosto de sua cliente também na decoração da cozinha. “Além dos detalhes no piso, as pastilhas da parede foram produzidas artesanalmente por ela”, completa.

 

 

Os grandes espaços da casa foram preenchidos por elementos rústicos como madeira e couro, que esquentam o décor e rementem à vida no campo.

 

Em frente à lareira, a cadeira e o tapete de pele bovina compõem um confortável e charmoso canto de leitura, usado nas noites frias e tardes de inverno.

 

Um grande painel feito em lona locomotiva, assinado por Gustavo Rosa, é o destaque no hall de entrada. Os demais quadros que compõem o décor valorizam a personalidade dos moradores e exibem fotos de viagens feitas pela família.

 

A sala de TV é integrada ao living pela lareira. O ambiente explora a madeira e os revestimentos naturais em tons de bege e marrom. Um baú faz as vezes de mesa de centro e um extenso banco atrás do sofá serve de aparador, acomodando itens decorativos, velas e livros.

 

Acoplada à construção, a estrutura metálica com pé direito duplo confere amplitude e luminosidade à área social.

 

A sala de jantar faz um resgate aos ambientes das antigas casas de campo. O armário para utensílios fica aberto exibindo a porcelana. Pratos decoram as portas do móvel.

 

Na cozinha, as pastilhas verdes na parede foram confeccionadas artesanalmente pela própria moradora. Uma mesa de madeira funciona como ilha e traz praticidade ao espaço.

 

A área gourmet é um dos ambientes prediletos da casa e dá vazão ao hobby do proprietário. Preto e branco ganham cores com os pratos nas paredes que, em parceria com o revestimento em lousa da porta, somam despojamento e dão um toque lúdico e contemporâneo ao décor.

 

A varanda do térreo é bem ampla e inclui um grande spa, que completa os itens de lazer desta bela morada.

 

Brasil . Ibiúna . SP

 

Projeto: Idália Maria Daudt;

Iluminação: Yamamura;

Obra de arte e tapetes: Igaleria;

Cortinas e persianas: DMS;

Forros em PVC: Artmadô;

Móveis planejados: Ouroverde Interiores;

Pufes e almofadas: Officina Design;

Sofás e poltronas: Breton Actual;

Tintas: Suvinil.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online