Publicidade

Decore > Casas
Design e personalidade em evidência

Projeto: Nara Cunha / Por: Laura de Biagio / Fotos: Daniel Mansur

 

 

“A prioridade do projeto foi a união do que era mais importante para os moradores: os móveis de família já existentes, novas peças de design atual e outras de antiquário, que são a paixão da proprietária. Tudo isso integrado com os grandes espaços verdes existentes na casa”. Assim descreve Nara Cunha, designer de interiores que assumiu não apenas a pequena reforma e o novo projeto de decoração da ampla casa de 750 m², em Nova Lima (MG), mas também aceitou o desafio de criar uma residência que preservasse a história de vida e representasse a identidade de cada um dos moradores, um casal e seus três filhos pequenos. Em um conjunto harmonioso, o mix de estilos é evidente já na sala, que contempla três ambientes. O living e a sala te jantar têm pé-direito duplo. No ambiente de estar, sofás e poltronas em couro bege dividem espaço com uma poltrona Diz e um banco Mocho, ambos do designer Sergio Rodrigues. No home theater, o sofá em couro cinza tem a companhia das poltronas Mole, de Sergio Rodrigues, em lona verde. A parede em tom fechado de verde estampa uma bela tapeçaria de época e serve de fundo para o telão que, quando não é utilizado, permanece oculto pelo gesso. Uma espaçosa varanda foi elegantemente composta para receber amigos ou contemplar agradáveis momentos em família. Em frente à lareira, revestida de mármore travertino, o sofá com capa de linho foi combinado às poltronas Astúrias, de Carlos Motta, com lona vermelha em tom vibrante. Para valorizar o contato com a natureza, a suíte do casal tem grande abertura para o jardim. “Neste espaço, os moradores queriam um ambiente bastante aconchegante. Por isso, usamos papel de parede clássico, que cria uma atmosfera romântica, juntamente com a penteadeira e banqueta com o veludo adamascado vermelho original. Para apreciar a esplêndida vista do bosque particular em momentos de relaxamento, optamos pela bergère revestida em tecido xadrez, apoiada pelo banquinho em cerâmica dourada”, conta a designer que ainda lançou mão da cama revestida de linho cru, criado-mudo em madeira ebanizada preta e abajur com cúpula de seda. A cama patente foi o modelo escolhido para compor os quartos das três crianças, que tiveram decorações personalizadas e também são voltadas para o amplo e belo verde da área externa.

 

A varanda conta, assim como a sala de estar, com lareira revestida por mármore travertino. Em conjunto com os sofás e as poltronas Astúrias, a mesa de centro em ferro oxidado e design de Lu Handan merece destaque.

 

Imagem 1. A poltrona Diz e o banco Mocho, de Sergio Rodrigues, imprimem estilo à sala de estar, que conta também com estofados revestidos de couro, lareira em mármore travertino e mesa de centro com tampo em espelho bronze.

 

Imagem 2. No jantar, a mesa datada do fim do século XIX, em madeira carvalho natural, aparece cercada por cadeiras Lótus, de Etel Carmona, revestidas de couro.

 

No quarto do casal, a penteadeira, em conjunto com a banqueta revestida por veludo adamascado original em tom de vermelho, destaca-se sobre o papel de parede com estampa clássica. O tapete sobre o piso de madeira aquece ainda mais o ambiente, enquanto o criado-mudo e o abajur de design clean trazem leveza e contemporaneidade ao conjunto.

 

 

Imagem 1. Aberto para o amplo e verde jardim, o quarto do casal inclui poltrona bergère, clássico dos anos de 1950, revestida em tecido xadrez ao lado de um charmoso banquinho em cerâmica dourada.

 

Imagem 2. No dormitório de um dos meninos, a parede verde serve de pano de fundo para o charmoso conjunto, que inclui a cama patente em madeira natural, cômoda adquirida em antiquário e cadeira com banqueta de apoio em ferro.

 

Para a menina, a cama patente em pátina segue a linguagem adotada para o décor estilo provençal em tons de rosa e branco.

 

BRASIL . NOVA LIMA . MG


Projeto: Nara Cunha;

Móveis, (mesa Domitila, poltronas Mole, Diz e Astúrias, banco Mocho, banquinho Bate-Papo, mesinha lateral anos 50, mesa Catedral, cadeiras de jantar Etel Carmona, mesa de ferro oxidado da varanda, cama de casal e criado, cadeira de ferro, banqueta industrial e abajur listrado): São Romão;

Móveis, (esculturas Cães de Fó, travesseiro chinês, mesa de jantar, porcelana Rosenthal, cerâmicas Saramenha, pesos de ferros de balança, pilões em madeira, mesa de centro, Gral de farmácia): Sandra e Márcio;

Obras de arte (gravuras dos artistas Ana Pinheiro, Humberto Guimarães, Mônica Sartori, Dan Fialdini, David Cury, Roberto Mícoli e Nydia Negromonte, árvores do artista Zé Bento): AM Galeria de Arte;

Iluminação (luminária Tolomeo Mega e abajur Vaso Médio): La Lampe;

Móvel em laca do home theater, design Nara Cunha e execução: San Marcenaria;

Papel de parede e poltrona do quarto de casal: Micheliny Martins;

Tintas: Suvinil.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A Casa & Decoração é uma delícia, de muito bom gosto. Comprei a revista este mês e não pude deixar de reparar na qualidade e aceitar o convite de tirar os sapatos, sentar na poltrona e curtir

Ivana Michelin, São Paulo - São Paulo, via e-mail
Editora Online