Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Faça já! > Resolva
Como limpar seu banheiro

Por: Ligia Lotério / Fotos: Shutterstock


O banheiro é um ambiente com condições ideais para a proliferação de fungos e bactérias: quente e úmido, exige higienização constante. O correto é que ele seja lavado uma vez por semana e limpo todos os dias, para evitar mau cheiro e o acúmulo de sujeira, porém, essa tarefa é odiada por muitos, pelo inconveniente esforço e tempo requerido. Para ajudá-lo a manter o banheiro sempre limpo sem ter muito trabalho, preparamos um guia para a limpeza de sanitários. Confira:


  

Antes de colocar as “mãos na massa”, tome os devidos cuidados: use luvas e calçados apropriados, como botas, a fim de proteger-se das substâncias nocivas à pele e à saúe. Também é importante apostar em uma roupa velha ou exclusiva para os dias de faxina, já que muitos desses produtos podem provocar machas nos tecidos. 
 
Espelho
Limpe os espelhos com um pano umedecido em água. Para deixá-lo lustroso, utilize panos ou jornais embebidos em álcool. No caso de manchas, misture água com vinagre e aplique a solução, com um pano seco, em toda a superfície.

Pia

Use uma esponja com água e detergente, para deixá-la limpa. Em caso de sujeiras pesadas, aplique bicarbonato de sódio em toda a região. Logo após, esfregue a pia com uma esponja ou escova de náilon.
Uma dica importante é destinar uma esponja exclusiva para a limpeza do local.

Torneiras
Com uma esponja de aço, esfregue suavemente toda a superfície. Para remover manchas, combine duas partes de água para uma de vinagre e passe a substância com um pano macio. Em seguida, lave e seque a peça.

Boxe
O boxe é uma área que deve ser semanalmente limpa, devido ao acúmulo de gordura corporal e aos restos de sabonetes. Para boxes de acrílico, aplique detergente em um pano macio.
Para os de vidros, utilize detergente ou sapólio líquido na esponja e enxágue-os.
Caso utilize cortina plástica, retire os ganchos e esfregue-os com água quente e sabão. Enquanto isso, coloque a cortina na máquina de lavar, com meia xícara de bicarbonato de sódio e um copo americano de vinagre. Retire-a, aplique os ganchos e pendure-a novamente no banheiro. Desse modo, ela secará naturalmente. Para evitar a criação de mofo, mantenha-a sempre aberta.

Banheira
São recomendados produtos neutros para a limpeza da banheira. Descubra de qual material é feita seu aparelho, pois isso influenciará no modo de limpeza. Para ornamentos de fibra de vidro ou porcelana, utilize um limpador específico ou um produto neutro, como o detergente. Aplique a solução com uma esponja macia e enxágue. No caso de banheiras de mármore, despeje um pouco de sal por toda a superfície, molhe-a com água oxigenada e deixe agir por cerca de dez minutos. Em seguida, esfregue com uma escova de cerdas sintéticas, enxágue e seque.
É indicada a limpeza da tubulação a cada três ou quatro meses. Para isso, encha sua banheira com água quente e despeje um frasco de vinagre branco. Ligue-a e deixe-a funcionar por dez minutos.

Vaso sanitário e bidê
Para a limpeza interna do vaso sanitário ou bidê, em um balde, misture oito gotas de detergente com um litro de água. Esfregue a solução em toda a parte interna com um escovão, feche-a e aperte a descarga. Em seguida, desinfete o vaso utilizando uma colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água. Despeje a solução em todo o vaso e acione a descarga.
Para a limpeza externa, use uma esponja com detergente ou álcool.

Ralo
Retire a tampa e recolha os resíduos, como cabelos e pedaços de sabonetes, armazenados no fundo do ralo. Jogue uma quantidade significativa de desinfetante e não utilize o ralo por cerca de quatro horas. Para remover o acúmulo de gorduras e odores, utilize três colheres de soda cáustica diluídas em um litro de água fervente.

Piso
O piso deve ser limpo com desinfetante e um pano umedecido com água. Se pretende realizar uma limpeza mais profunda, com uma vassoura de cerdas duras, esfregue sabão em pó e água em todo o chão. Logo após, enxágue-o e seque-o.

Azulejos
Para uma higienização completa, misture 250 ml de água sanitária, 250 ml de água pura e um pacote de 50 g de bicarbonato de sódio, e borrife a solução nos azulejos e rejuntes. Deixe-a agir por cerca de 15 minutos e, em seguida, esfregue-os com uma escova ou esponja de aço.
 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A Casa & Decoração é uma delícia, de muito bom gosto. Comprei a revista este mês e não pude deixar de reparar na qualidade e aceitar o convite de tirar os sapatos, sentar na poltrona e curtir

Ivana Michelin, São Paulo - São Paulo, via e-mail
Editora Online