Publicidade

Decore > Casas
Naturalmente elegante

Projeto: Frederico Morán e Haroldo de Baros Rodrigues / Texto: Érika Pellini Vargas / Fotos: Marcelo Magnani

 

O perfil e o estilo de vida dos moradores costumam ser as principais fontes de inspiração para a concepção da arquitetura de interiores. Não foi diferente neste projeto de Frederico Morán e Haroldo de Barros Rodrigues, que tiveram uma motivação ainda mais especial: eles são amigos pessoais de longa data dos proprietários. “A família participou integralmente do projeto”, diz Rodrigues. A bela morada de 734 m² faz parte de um terreno de 15 mil m² em um condomínio residencial na capital paulista. A reforma, sem intervenções estruturais, primou pela troca de todos os acabamentos e revestimentos, e pela concepção de um novo décor. Nessa mudança, as madeiras e os mármores ganharam destaque. A lareira a lenha no living principal, por exemplo, foi redesenhada e revestida com mármore Travertino Romano Navona. Para compor os ambientes, os arquitetos acompanharam os clientes em uma viagem a Nova York e compraram praticamente todo o mobiliário. A preferência foi por madeiras naturais e tecidos como o linho e a juta em seus nuances de areia. Na iluminação, foram utilizados lustres e lâmpadas AR embutidas, todas de LED, de tonalidade amarelada, criando um clima intimista e acolhedor. “Optamos pela iluminação indireta partindo de abajures, e a área foi projetada para focar nos principais pontos dos ambientes, valorizando o décor”, explica Morán. Os espaços são pontuados não apenas por luzes, mas também por obras de artistas como Carlos Araújo, Gustavo Rosa, Darcy Penteado, Newton Mesquita e Burle Marx, além de fotos em preto e branco da fotógrafa Luciana Brotero. O resultado é uma morada em que o alto padrão de sofisticação e de conforto está presente em cada detalhe.

 

 

Com pé-direito de aproximadamente 5 metros, o terraço da piscina traz mobiliário e objetos decorativos, como abajures e castiçais, da Restoration Hardware. A textura do tapete de lã e sisal, da Tomicas, delimita o ambiente e contrapõe-se à superfície do piso de pedra Goiás.

 

No hall da entrada, duas esculturas da raça de cães Galgos, da Axelle Fine Arts Soho, dão as boas-vindas. As colunas são revestidas de pedra-sabão bruta e o piso interno é de mármore branco Thassos com preto Ônix, da Birmagran.

 

No living principal, o teto trabalhado com forro de madeira do tipo “saia e blusa” compõe com as paredes pintadas de cor Providence Olive, da Benjamin Moore Paints. Objetos decorativos, comprados em antiquários de Nova York, completam o décor.

 

A obra de arte “Maternidade”, do artista Carlos Araújo, foi garimpada na IGaleria, em Alphaville. O piso de madeira jatobá recebeu o aconchego do tapete da ABC Carpet & Home, de Nova York.

 

A família é grande e gosta de receber amigos. Por isso, nada melhor do que uma mesa de carvalho lavado com 12 lugares para garantir conforto na hora das refeições. Para compor o décor, tapete e lustre da ABC Home e quadros de seda indiana. Em destaque, um nicho revestido de linho emoldura alguns pratos, com monogramas da família.

 

No home theater, as paredes foram revestidas de freijó lavado. Os sofás e as cortinas, de linho, interagem com o móvel preto - desenhado pelos arquitetos e executado pela JCK Acabamentos. O toque colorido, gracioso e de valor sentimental é a pintura do artista Gustavo Rosa, comprada na IGaleria.

 

O lavabo traz uma mistura de freijó lavado e linho de toile de jouy, da Entreposto. O piso é de mármore branco Thassos e preto Ônix, polidos pela Birmagran.

 

A suíte máster segue a mesma linha do décor da casa, de tons neutros e suaves como a cor Jute nas paredes, da Benjamin Moore Paints. O quadro assinado por Newton Mesquita confere o clima romântico ao ambiente.

 

Imagem 1. No banheiro da suíte máster, piso de mármore branco Carrara com cabochons de cor preto-absoluto e uma deliciosa banheira de hidromassagem Jacuzzi.

 

Imagem 2. As paredes do quarto da filha receberam pintura azul - referência 9551/3, da Coral. Os móveis da Pottery Barn estão sobre o carpete de bouclé e lã, da Avanti Tapetes.

 

No quarto do filho, as paredes de cor Mysterious, da Benjamin Moore Paints, contrastam com o mobiliário de carvalho tingido, da Pottery Barn.

 

Imagem 1. A adega ganhou um lustre que imita velas, paredes revestidas de lã Príncipe de Gales, da Entreposto, e marcenaria de freijó natural.

 

Imagem 2. Quatro grandes portas integram os ambientes internos, como living e sala de jantar, com a área de lazer, que oferece terraço, adega, churrasqueira e piscina.

 

Na parte posterior da casa, a piscina-raia de 25 metros foi emoldurada por piso de mármore Travertino Romano Navona Bruto. As espreguiçadeiras são da Restoration Hardware.

 

SÃO PAULO . BRASIL . SP


Projeto: Rodrigues Morán Arquitetura e Design;

Paisagismo: Gilberto Elkis;

Mobiliário e objetos decorativos: Restoration Hardware;

Mármores: Birmagran Mármores e Granitos;

Pátinas e lacas: JCK Acabamentos;

Cerâmicas dos banheiros: Euroville;

Louças e metais: Deca;

Toldos: Scorzato;

Vidros: IV Centenário;

Metais: Vallvé;

Tecidos: Entreposto;

Tintas: Coral;

Carpetes: Avanti Tapetes.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online