Publicidade

Decore > Outros ambientes
Memória & Modernidade

Projeto: Gislene Lopes / Texto: Érika Pellini Vargas / Fotos: Jomar Bragança

 

Passado e presente dialogam o tempo todo nesta fazenda em Dores do Indaiá, no coração de Minas Gerais. Hoje, o espaço com 1.344 m² atende às demandas dos moradores e, ao mesmo tempo, abriga os acervos familiares que aparecem como elementos decorativos. A arquiteta Gislene Lopes foi a responsável pela repaginação da antiga e pequena sede, que ganhou as formas e as proporções tão sonhadas pela família. Ao abrir a porta de entrada, uma longa passarela conduz até os espaços de convivência. Pelo caminho, encontram-se o hall, salas de jantar e de estar, espaço gourmet, jardineiras, deck de madeira e, finalmente, a piscina de borda infinita. A área íntima - com suítes, banheiros, homes theater e office - requer privacidade e ficou reservada no piso superior, distante das áreas sociais que estão no primeiro andar. Todos os ambientes primam por espaço, conforto e funcionalidade. A reforma promoveu um grande acréscimo de área e de novas estruturas, como o segundo pavimento feito de concreto armado e o telhado de aço Corten. Os grandes beirais e as varandas trabalham a favor do conforto térmico. Ali, painéis de vidro com portas de correr trazem iluminação e ventilação naturais para dentro de casa. Já o aquecimento solar garante água quente com economia e sustentabilidade. O décor mistura estilos, com predomínio do rústico e do clássico, e preserva a identidade da fazenda. A arquiteta apostou em elementos que retratam a história da família, como o móvel antigo que guarda uma coleção de porcelanas no living. Peças de design e obras de arte dão o toque de personalidade, como os quadros do artista plástico Edgar Walter. Esse acervo pessoal é valorizado pelos modernos revestimentos que seguem a mesma linha mestra do projeto: muita madeira de demolição, pastilhas, pedrasabão, tecnocimento, aço, tijolo queimado e ladrilho hidráulico. Modernidade e memória em cada detalhe permitem que a família relembre o ontem, vivendo intensamente o hoje e projetando o amanhã.

 

 

A fazenda de família ganhou espaço e requinte graças aos projetos arquitetônico e de design de interiores.

 

No hall de entrada, painel de madeira de demolição com aparador de pedra e poltrona de estilo clássico. Destaque para o piso com revestimento cimentício Solarium, que cobre os espaços sociais.

 

Para o living, a repaginação de móveis da família, como o armário que abriga uma coleção de porcelanas, novas peças e objetos da Hogar, imprime sofisticação ao espaço.

 

O móvel buffet, que também já fazia parte da antiga decoração, direcionou o décor da sala de jantar, que é integrada a um pequeno estar.

 

 

Nos banheiros, tecnocimento cinza, madeira de demolição nas paredes e nas bancadas de pedra-sabão, e pastilhas.

 

Todos os quartos seguiram a mesma linha: bem amplos, com acesso às varandas.

 

Imagem 1. O pranchão de madeira de demolição usado como tampo da bancada delimita bem os espaços da cozinha e do estar.

 

Imagem 2. No espaço gourmet, a cozinha superequipada oferece churrasqueira com coifa e forno de pizza. Atrás da cozinha, um jardim de inverno separa o espaço gourmet do living.

 

 

Nas laterais, o paisagismo participa do décor por meio das portas de correr envidraçadas. A imagem, guardada em um nicho vazado com fundo de vidro e moldura revestida de folha de ouro, contrasta com o sino antigo e com a cruz vazada com fechamento de vidro.

 

A piscina com borda infinita entra em total harmonia com o paisagismo que a cerca.

 

BRASIL . DORES DO INDAIÁ . MG


Projeto: Gislene Lopes Arquitetura e Design de Interiores;

Paisagismo: Júnia Lobo;

Iluminação: Iluminar;

Pedras e granitos: MG Mármores;

Cortinas e persianas: Giselle Decorações;

Mobiliários: Quality Decorações, Deck & Sol e São Romão;
Vidros e espelhos: Vintage;

Aço Corten: Seralheria Sermade;

Louças e metais: Belíssimo;

Armários da cozinha e cozinha gourmet: Kitchens;

Espelho d’água e piscina: Hidrofontes;

Madeira de demolição: Tradição Mineira e Isaura Kallas;
Esquadrias de alumínio: Alutec;

Revestimentos: Castellato, Tera Tile e Solarium.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online