Publicidade

Decore > Apartamentos
Jeitinho brasileiro

Projeto: Chicô Gouvêa / Texto: Érika Pellini Vargas / Fotos: Rodrigo Azevedo

 

A residência localizada no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, ganhou novo astral desde que Chicô Gouvêa entrou em cena para organizar a reforma. A morada de 540 m² deixou de ser escura e sem charme para se transformar em um espaço colorido e integrado, que recebe muita luz natural. O arquiteto revela que a inspiração veio de muitas conversas com os proprietários – pessoas atuais e que gostam de cor. Para ele, o resultado foi uma decoração “moderna e com a cara dos donos”. Com o novo projeto, os ambientes foram integrados e, assim, o layout ficou bem mais funcional. O primeiro andar abriga as salas de estar, de televisão e de jantar, e a cozinha. O segundo foi reservado para os quartos dos filhos, para a suíte máster do casal – que possui um amplo closet – e para os dois offices. Para facilitar a rotina, a área de serviço ficou no andar intermediário. “Colocamos a área perto dos quartos, porque há um maior volume de roupas para lavar e secar”, explica Chicô. A área de lazer, que fica no último andar, é composta por um amplo terraço com piscina, forno de pizza, churrasqueira, horta, copa e um lounge com espaço gourmet. Depois de estruturar todos os ambientes, o maior desafio de Chicô foi conectar os três andares. A solução que ele encontrou foi uma escada de ferro com degraus de madeira de demolição. “Ela é a espinha dorsal do apartamento. Além de unir os três pavimentos, permite a entrada de luz”, conta. Entre os revestimentos, destacam-se os porcelanatos nas salas, os tacos de peroba do campo nos quartos e o piso de castelatto atérmico e o mosaico de vidro Vidrotil na área da piscina. As peças do mobiliário são modernas e com design nacional. A mesa de centro do living, por exemplo, foi desenhada pelo próprio arquiteto para sua marca, Olhar o Brasil. Já a iluminação indireta, com sancas e pendentes, proporciona aconchego e tranquilidade.

 

 

 

Nas paredes da sala principal, o amarelo Explosão de Estrelas, referência 51/758 da Coral, é realçado pela iluminação de Vladson Moreira. A combinação evidencia as gravuras de artistas contemporâneos, colecionadas pelo casal.

 

No ambiente da TV, anexo à sala principal, o sofá recebeu o colorido das almofadas da JRJ Tecidos, feitas de linho liso e bordado.

 

 

Um grande pano africano, lembrança de uma viagem da proprietária, completa a parede pintada de cor Cinza Maravilhoso, referência 14/036 da Coral.

 

 

A parede lateral recebeu a cor Coral Cereja, referência 15/510, e foi pontuada por luminárias verticais. O lustre antigo, pertecente à família, teve os braços invertidos e ganhou originalidade.

 

Embaixo da escada desenhada pelo arquiteto, destaca-se o piso de porcelanato da Portobello.

 

Na cobertura do apartamento, o lounge ganhou confortáveis sofás sunbrella, da MAC. A parede recebeu a textura Sabbiato, da Terracor.

 

A mesa em primeiro plano foi criada por Chicô, que aproveitou azulejos antigos da proprietária. Um toldo elétrico permite o fechamento e a abertura desse ambiente, o que proporciona mais conforto aos moradores.

 

Brasil . Rio de Janeiro . RJ

 

Projeto: Chicô Gouvêa Arquitetura;

Iluminação: Vladson Moreira;

Papel de parede: Orlean;
Móveis e objetos decorativos: Olhar o Brasil;

Móveis de jardim: MAC;

Estofados: CR Santos;

Mosaico: Vidroti l;

Pintura interna: Coral;

Pintura externa: Teracor;

Pisos e revestimentos: Castelatto.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Escrevo para agradecer a publicação do nosso cantinho na Casa & Decoração e as palavras carinhosas da matéria. Ficou fofo, fofíssimo, adoramos! Aliás, a revista toda arrasa!

Emy Kuramoto, da tofustudio.com.br, São José dos Campos - São Paulo, via e-mail
Editora Online