Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Paisagismo
Lazer e natureza

Projeto: Marcelo Faisal / Texto: Érika Pellini Vargas / Fotos: Acervo pessoal

 

“Uma obra bem complexa devido a uma topografia extremamente acidentada”. Assim Marcelo Faisal começa a descrição do projeto desta casa de quatro andares no bairro Morumbi, na capital paulista. Mesmo diante da dificuldade de uso e exploração do terreno, em dois meses, o paisagista concluiu o trabalho e classifica o resultado final como mais do que satisfatório, tanto em estética quanto em funcionalidade. O grande desafio no terreno de 4.000 m² foi criar áreas de jardim e de convivência, além de projetar circulações que permitissem explorar o terreno em sua quase totalidade para que a família pudesse desfrutar ao máximo toda a morada. “Foram criados contenções e muros de arrimos revestidos com pedra e escadarias, com o melhor uso da topografia para se aproveitar o passeio pelo jardim”, comenta. O projeto permitiu o acesso e o uso de áreas ou platôs criados para contemplação e entretenimento, como deck, playground, pomar, spa e solário, além do espaço gourmet na área da piscina. Graças a essas mudanças, os moradores têm mais contato com a natureza, mais área de lazer e novos caminhos para desfrutar da morada. A vegetação do terreno foi totalmente recuperada e ganhou uma linguagem mais naturalista e tropical, com o uso de palmeiras, palmiteiros, bananeiras, bambus e bambuzais, agaves, fórmios, jabuticabeiras e bromélias.

 

 

 

Sobre o muro do portão de entrada, a Agave Variegata, uma espécie de planta muito resistente, com baixíssima necessidade hídrica e que oferece proteção, dá as boas-vindas.

 

A Estrelizia augusta foi utilizada para criar uma cerca viva que oferece privacidade e volume na rampa de entrada.

 

A escada principal de acesso a casa, feita de alvenaria revestida com madeira, ganhou um túnel de bambus-mossô e moreias.

 

Plantas fórmio foram alinhadas com a escada lateral, feita de mosaico português.

 

No patamar intermediário da casa, as áreas de estar e de repouso estão localizadas junto ao deck que é ligado à sala de ginástica. Aqui, a Agave Azul Blackeana proporciona aconchego e bem-estar.

 

O espaço gourmet fica no terceiro pavimento, na área da piscina, e atende também ao living, completando uma área de convivência social. Bancada, churrasqueira, forno de pizza e mesa para refeição abrigam a família e os amigos.

 

A bela piscina aquecida tem hidro e guarda-corpo feito de madeira ipê. Para o piso, a tradicional e prática pedra São Thomé.

 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Quero parabenizar pela edição de maio da Casa & Decoração, que foi muito bem elaborada e tem matérias bastante úteis. Continuem neste caminho, melhorando e buscando atingir o máximo de leitores possíveis

Alessandra Silva, Salvador - Bahia, via e-mail
Editora Online