Publicidade

Faça já! > Organize-se
Cozinha sempre limpa

Por Ligia Lotério | Foto: Shutterstock

A cozinha é um dos cômodos que mais merece atenção na hora da limpeza. Propensa a germes e bactérias, ela torna-se um pesadelo para algumas donas de casa, por exigir limpeza constante e profunda.
Para tonar essa tarefa muito mais fácil e poupar o seu tempo, preparamos uma série de dicas práticas para você deixar esse ambiente brilhando:

 

 

Lave e guarde a louça
Não há como começar a faxina sem guardar cada utensílio em seu devido lugar. Então, inicie a limpeza lavando, secando e guardando a louça. O passo seguinte é jogar o lixo fora para retirar tudo da frente. Uma ótima maneira de organização é empilhar as panelas em ordem decrescente, ou seja, as menores dentro das maiores, a fim de poupar espaço.

Pia
Por ser um lugar destinado à limpeza de peças sujas, a pia pode reter gordura e bactérias. O ideal é asseá-la frequentemente com detergente, cloro ou sabão neutro. Porém, se sua pia for de inox ou de granito, dilua a solução escolhida em água. Caso prefira uma alternativa ecologicamente correta, ferva um litro de água e despeje-o sobre a pia, eliminando os resíduos indesejáveis. Uma dica é sempre secar a pia com um rodo de plástico após usá-la.

Forno
Prefira a limpeza do forno, antes de outros eletrodomésticos, a fim de eliminar qualquer fumaça ou gordura presente. Despeje, em um refratário resistente, cerca de 200 ml de vinagre e aqueça-o durante dez minutos dentro do forno preaquecido a 180°C. Em seguida, espere o forno esfriar e esfregue-o com uma esponja de aço.
Outra opção é borrifar o conteúdo de uma xícara (de chá) de amoníaco e deixar agir por duas horas. Finalize passando um pano com água e bicarbonato.

Fogão
Use um pano macio ou uma esponja com água e sabão neutro para limpar os resíduos mais leves, enxágue e seque com um pano. Para os resídios mais pesados e resistentes à limpeza, aplique bicarbonato de sódio misturado com vinagre de maçã.
Evite usar palhas de aço ou escovas ásperas, pois elas podem riscar a superfície do fogão.

Micro-ondas e a geladeira
Molhe um pano com sabão ou detergente, e passe-o na parte interna do micro-ondas ou da geladeira. Outra opção é usar uma solução desengordurante. A parte externa desses eletrodomésticos requer mais cuidados, então, um pano umedecido com água e sabão neutro já é suficiente. Para finalizar, seque toda a superfície do micro-ondas e da geladeira com um pano seco e macio, incluindo o painel de controle.

Cafeteira
Despeje uma pequena quantidade de vinagre na máquina de café e deixe de molho por alguns minutos antes de esfregá-la. Isso facilitará a limpeza.

Vidros e superfícies transparentes
Use um limpa vidros e seque-o, a fim de evitar o surgimento de manchas. Se optar por soluções caseiras, encha a metade de um balde de dez litros com água e acrescente uma colher (de sopa) de vinagre e uma colher (de sopa) de álcool. 

Azulejos
Para a limpeza diária, umedeça um pano com vinagre e espalhe por toda a superfície. Para uma higienização mais profunda, misture 250 ml de água, 250 ml de água sanitária e um pacote de 50 g de bicarbonato de sódio. Borrife essa mistura nos azulejos e nos rejuntes, deixe-a agir por cerca de 15 minutos e esfregue-os com uma escova ou uma esponja de aço.

Piso
Primeiramente, aspire ou varra o chão da cozinha. Não se esqueça dos lugares e cantos pouco acessíveis, que costumam acumular bastante sujeira. Em seguida, prepare uma solução diluída de água sanitária (duas colheres (de sopa) de água sanitária para cada litro de água) e esfregue-a em todo o chão.
 

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Tudo que eles fazem, fazem com AMOR... Este é o segredo do sucesso do @portaldecoracao.

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online