Publicidade

Faça já! > Organize-se
Higienização em detalhes

Por: Ligia Lotério / Foto: Shutterstock

 

Cantos de difícil acesso, pequenos objetos e artigos de limpeza são, frequentemente, esquecidos durante a faxina.
Porém, assim como o resto da casa, esses itens devem receber atenção especial, tanto na forma quanto na periodicidade da limpeza, para evitar o acúmulo de pó e bactérias. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você não se esquecer de nenhum cantinho. Confira:

 

 

Vassoura
Engana-se quem acha que objetos usados na limpeza não devem ser limpos. Pelo contrário. Por estarem em constante contato com a sujeira, eles precisam de atenção redobrada.
No caso da vassoura, a sujeira pode grudar nas cerdas, prejudicando seu uso. Para a higienização diária, bata a parte inferior contra uma superfície dura, como uma parede. Para uma limpeza profunda, deve-se observar o material das cerdas. As vassouras de náilon devem ser mergulhadas em uma solução de água quente e desinfetante, enquanto as de palha podem ser lavadas em uma mistura de água quente e sabão neutro.

Esponja de cozinha
Assim como a vassoura, a esponja de cozinha também deve ser constantemente limpa, pois tem condições propícias para o surgimento de fungos e bactérias. Após cada uso, remova os restos de comida e sabão da esponja, lave-a e torça-a, retirando toda a água.
Diariamente, misture ½ colher (de sopa) de água sanitária com 200 ml de água e deixe a esponja de molho nessa mistura por 10 minutos. Depois, aqueça-a no micro-ondas, em potência alta, por 1 minuto. Atenção: essa última etapa é contraindicada para esponjas que contêm materiais metálicos.

Cantinhos
Os vãos entre os aparelhos e os móveis são frequentemente esquecidos na hora da limpeza. Esses pequenos locais podem acumular muita sujeira, que pode se espalhar pelo resto da casa. Use um espanador ou aspirador de pó para limpar os cantos e as frestas de difícil acesso.

Ventilador
Mesmo que não seja aparente, os ventiladores são grande acumuladores de pó. Porém, o grande agravante de um ventilador sujo é que, quando ligado, ele pode espalhar toda a sujeira pelo ambiente, propiciando alergias e doenças respiratórias.
Para limpá-los, após certificar-se de que estão desligados, passe um pano limpo e levemente úmido em toda a superfície, nas pás e nas grades. Em seguida, retire quaisquer resíduos de umidade com um pano seco. Se o ventilador estiver muito sujo, umedeça o pano com vinagre.

Bolsas de feira
Ecobags são ótimas para o meio ambiente, porém, também devem ser limpas. Sacuda a bolsa após cada uso, removendo qualquer resíduo de sujeira. Se a bolsa for de tecido, lave-a na máquina com sabão neutro, retire-a e borrife-a com algumas gotas da solução feita com ½ colher (de sopa) de água sanitária diluída em 500 ml de água. Essa solução também pode ser utilizada em ecobags plastificadas.

Pequenos eletrônicos

Você sabia que o controle da televisão é o objeto mais sujo da sua casa? Assim como outros pequenos eletrônicos, o manuseio constante proporciona a criação de germes e bactérias. Portanto, a limpeza de aparelhos de pequeno porte, como controles, celulares e fones de ouvido, deve ser constante. Para isso, use um pano umedecido com álcool.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Está lindo! Parabéns! Se precisar de um antes e depois, meu apto é perfeito, pois é todo improvisado. Abraços!

Kelly Nagaoka, São Paulo - São Paulo, via Orkut
Editora Online