Publicidade

É Notícia > É Notícia
Dicas para economizar água

 Por: Ligia Lotério / Fotos: Shutterstock

 
Tomar banho em uma ducha por 15 minutos consome cerca de 135 litros de água em casas e 243 em apartamentos, segundo a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. 
O consumo excessivo de água é preocupante, mas agrava-se ainda mais em estações quentes devido à falta de chuvas. A consequência disso é que o volume de muitos sistemas de armazenamento caiu drasticamente, como no caso do Sistema Cantareira, que apresenta, hoje, apenas 14,9 % de sua capacidade total, trazendo reflexos em diversas cidades do Sudeste brasileiro. 
 
 
O racionamento é evidente, mas de nada vale sem algumas mudanças de hábitos dos consumidores. Afinal, a água é um bem fundamental que deve ser poupado em qualquer época do ano. A boa notícia é que, além de ajudar a natureza, a economia também refletirá no seu bolso.
 
Confira algumas dicas para acabar com o desperdício:
 
Banho rápido
5 minutos de banho são suficientes para higienizar todo o corpo. Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e lavar os cabelos, economizando ainda mais água e energia. Uma dica é reaproveitar a água do banho em outras atividades do lar, como lavar o quintal. Armazene-a, utilizando um balde ou uma bacia embaixo do chuveiro.
 
Hábitos rotineiros
Escovar os dentes ou fazer a barba por cinco minutos, com a torneira aberta, consome de 12 a 20 litros de água. Em apartamentos, esse gasto é maior, devido à pressão da água. Reduza essa quantidade, fechando o registro e economizando até 11,5 litros.
 
Descarga
Se acionada por 6 segundos, as bacias sanitárias com válvula podem gastar de 10 a 14 litros. Em caso de válvulas defeituosas, o consumo pode chegar até 30 litros. 
Prefira as bacias sanitárias que funcionam com o sistema de duplo acionamento, com opção para 3 ou 6 litros, proporcionando uma economia de mais de 60%.
Evite, também, jogar lixo no vaso sanitário. Essa atitude pode entupir encanamentos e fazer que o lixo volte para a sua casa. 
 
Cozinha
Lavar a louça com a torneira semiaberta por 15 minutos gasta cerca de 117 litros de água. Economize com pequenas mudanças no processo: retire os restos de comida de pratos e panelas com uma esponja e sabão e molhe-os em seguida. Desligue o registro, ensaboe todos os utensílios e só abra novamente no momento de enxaguá-los.
Uma máquina de lavar louças, com capacidade para 44 objetos e 40 talheres, consome 40 litros de água. É indicado utilizá-la somente quando estiver cheia.
 
Lavanderia
Lavadoras de roupas de 5 quilos podem gastar até 135 litros de água. Portanto, não lave uma peça por vez, use-a sempre cheia e apenas três vezes por semana.
Seu costume é lavar as peças à mão? Então, reaproveite a água em que as roupas foram deixadas de molho para esfregar e ensaboar. Use água nova somente no enxágue.
Assim como no banho, reaproveite a água usada na lavanderia em outros afazeres domésticos.
 
Jardim
Segundo a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeio, Agenersa, regar as plantas por 30 minutos proporciona a perda de 186 litros de água. 
Uma dica para essa atividade é reutilizar a água da chuva, regando as plantas durante a manhã ou a noite, a fim de evitar a evaporação. Em estações frias, a rega pode ser feita em dias alternados. 
Evite utilizar a mangueira. Prefira regadores ou mangueiras com esguicho revólver.
 
Piscina
As piscinas são grandes responsáveis pelo gasto desnecessário de água, já que a exposição ao sol e vento proporciona a evaporação de aproximadamente 3.785 litros de água por mês. Essa quantidade é necessária para o consumo de água potável em uma família de 4 pessoas, por um ano.
Reduza em até 90% os gastos utilizando uma cobertura de plástico ou material encerado.
 
Carros
Higienizar um automóvel de médio porte com uma mangueira, durante 30 minutos, utiliza até 560 litros de água. Prefira usar um balde e pano limpo. Desse modo, o gasto é de até 40 litros. Durante épocas em que chove menos, evite essa atividade.
 
Calçadas e Quintais
O ato de lavar a área externa de residências com uma mangueira é, geralmente, um dos grandes vilões no desperdício de água. Em 15 minutos, são gastos 279 litros. 
Pensando nisso, utilize uma vassoura para limpar pátios e calçadas, e acabe com as sujeiras maiores com um pano umedecido com água reaproveitada do chuveiro ou da lavadora.
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Parabéns a todos! Tornei-me leitora da Revista Feng Shui em Casa recentemente e estou adorando as matérias publicadas! Porém tenho algumas dúvidas e gostaria de ajuda para entender o processo

Cida Gonçalves, Diadema - São Paulo, via e-mail
Editora Online