Publicidade

Faça já! > Resolva
A preparação de paredes para a pintura

Por: Ligia Lotério /  Fotos: Reprodução/Pinterest
 
Engana-se quem acha que o trabalho de pintura requer somente a escolha e a aplicação da cor desejada. É necessário o preparo da superfície a fim de obter um acabamento de alta qualidade.
É muito cômoda a contratação de um profissional para pintar a casa, porém, há muitas pessoas que não podem arcar com os custos ou preferem realizar o trabalho por elas mesmas. Por esse motivo, criamos um guia supersimples para ajudá-lo na preparação prévia da área a ser pintada. Confira!

 

 

Corrija as imperfeições
Primeiramente, proteja os olhos com uma máscara protetora e as mãos com luvas especiais para pintura e construção. Isso evita o contato direto com o material e as partículas de poeira, que sujam e podem causar reações alérgicas. 
Lembre-se de que construções com concreto e rebocos novos devem aguardar, no mínimo, 14 dias para a secagem.
 
Prepare as superfícies que serão pintadas, lixando-as. Para paredes cruas ou com aspecto áspero, utilize uma lixa grossa (240) para retirar as imperfeições, passando-a em sentido circular. Se pretende pintar uma parede já trabalhada, com poucas nivelações, opte por uma lixa fina (80 ou 100) ou escova de aço. Em seguida, use um pano úmido para retirar a poeira deixada pela lixa.
 
Retire manchas de óleo ou de gordura, utilizando a mistura de água quente e detergente. Espere secar por completo. 
 
No caso de imperfeições no reboco, aplique massa corrida com uma espátula, chapando e espalhando-a uniformemente em busca de um acabamento liso.   

Proteja cantos e acessórios
Utilize uma fita-crepe para cobrir tomadas, interruptores, batentes de portas, rodapés e quaisquer outros itens que não devem ser pintados. Se pretende deixar apenas uma parede colorida, uma dica é não colocar a fita-crepe diretamente entre os cantos, mas, sim, reservar cerca de 1 cm na parede que não será pintada. Aplique a fita após esse espaço. A explicação se dá porque a fita-crepe nunca ficará cem por cento reta, se colocada na intersecção das paredes. 
Aplique, também, um pouco de massa corrida sobre a fita e na área que será pintada, evitando um visual serrilhado.
 
Quantidade de produto
A quantidade de tinta e de produtos seladores deve ser previamente calculada de acordo com a metragem do cômodo a ser trabalhado. Para isso, meça o perímetro (soma da largura de todas as paredes) da área a ser pintada e multiplique o valor pela altura. O resultado será a metragem quadrada do espaço. Se houver portas, subtraia 6 m² para cada e 4 m² para cada janela. Também há a possibilidade de verificar o espaço específico de cada janela e porta, e retirá-lo do resultado.
Depois, é só conferir quantos galões serão necessários a partir da área de cobertura, em m², que está especificada na embalagem de tinta. Se preferir, utilize uma calculadora de pinturas on-line, que é facilmente encontrada nos sites das marcas de tinta.
 
Selador ou fundo preparador
As superfícies novas apresentam absorção irregular, o que propicia o aparecimento de manchas e diminui a fixação da cor. Para não ocorrer esses imprevistos, é indicado um selador, que regulariza a área e evita imperfeições. Uma dica é não diluir esse produto para um melhor resultado. 
Para as paredes prontas, que serão repintadas, é indicado o uso de um fundo preparador, que proporciona maior aderência da tinta.
Os benefícios de uso dos preparadores da cor são inúmeros. Além de um efeito visual muito melhor, eles garantem a economia da tinta, já que, devido à melhor absorção da cor, não serão necessários tantos galões. 
 
Após esses passos serem concluídos, é só escolher sua tinta e transformar o ambiente do jeito que desejar.
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online