Publicidade

Decore > Outros ambientes
02/09/2010
O piso subiu pelas paredes
Texto Guilherme Mota | Fotos Sidney Doll | Adaptação Tiago Muniz (estagiário)
Já pensou em aplicar o mesmo material no piso e nas paredes? A ideia pode ser um facilitador para quem procura dar um visual diferente ao ambiente, além de reduzir custos e até mesmo servir para solucionar algumas dificuldades na reforma. Se este é o seu caso, fique de olho nas sugestões adotadas por estes profissionais.

Mosaico português



As pedras de mosaico português foram aplicadas na parede da sala de jantar. “A família morou muitos anos no Oriente e queria trazer um pouco de rusticidade, não só nas peças decorativas, mas nos materiais também”, explica a arquiteta Fernanda Belotto, responsável pelo projeto. Para ampliar o efeito, três pontos de iluminação aproveitam as suas irregularidades, “desenhando” sombras e luzes.

Características

Além de permitir criar desenhos e composições em diversas cores, é possível organizar as pedras de maneira menos regular, intensificando as saliências da parede. A limpeza deve ser frequente para não acumular pó e outras sujeiras, pois, em ambientes internos, o material não pode ser lavado como nos pisos.

Dica

Cuidado com a aplicação, pois exige técnica e paciência para não sujar as pedras durante a colocação.

Projeto, Fernanda Belloto; piso em mármore e parede, Pedras Agrela; iluminação, Lustres Yamamura; marcenaria, Capolavoro; sofás, Espaço 204; mesa espelhada, Brentwood.

Cimento queimado


"Além do baixo custo, o cimento queimado é fácil de aplicar e versátil nas cores , feitas com a adição de corantes à massa." - Adriana Yasbek, arquiteta

O cimento queimado foi a melhor opção para este banheiro, projetado pela arquiteta Adriana Yazbek para ser um local charmoso e de fácil manutenção. O material, ao invés de permanecer no piso, ganhou todo o ambiente e tornou-se o elemento principal, em uma combinação de vermelho e cinza. “A intenção era criar um ambiente bem cenográfico e pouco usual, um espaço que causasse surpresa”, revela Adriana.

Características

O custo é muito baixo e é possível que o pedreiro mesmo produza a massa. As possibilidades de cores e acabamentos são feitas a partir de corantes em pó e materiais aplicados à mistura, como o pó de mármore. Na colocação, utilize juntas de dilatação para minimizar possíveis trincas.

Dica

Para proteger e manter o aspecto liso e brilhante, aplique uma camada de resinas específicas. Pode ser lavado normalmente no dia a dia.

Projeto, Adriana Yazbek; execução, equipe da arquiteta.

"O grande trunfo desta aplicação foi justamente minimizar os efeitos do pé-direito da sala, que ultrapassa os 6 m de altura." - Paola Rosellini, arquiteta
Madeira ipê

Após revestir o piso da sala em madeira ipê, a arquiteta Paola Rosellini procurava uma forma de aproveitar melhor o canto da lareira. “A parede era arredondada, em alvenaria branca, bem no estilo 1970”, comenta. A solução veio justamente do piso. Para deixar o visual mais reto e contemporâneo, ela revestiu a lareira com o mesmo tipo de madeira, garantindo um resultado estético impactante e também econômico ao projeto.

Características

Se bem cuidada, a madeira é extremamente durável, e pode ultrapassar os dez anos com facilidade, bastando aplicar as resinas entre três e cinco anos. Em caso de reformas, é possível retirar somente as placas necessárias e reaplicá-las posteriormente. Além disso, a limpeza é fácil, bastando pano úmido e sabão neutro.

Dica

Para não pesar, aplique uma demão de verniz mais claro, criando um tom mais ameno ao ipê.

Projeto, Paola Rosellini; piso e lareira, Alves Pisos e Revestimentos; mármore da lareira, São Matheus Marmoraria; pufes e tapete, By Kamy; mesa lateral e poltronas, Depósito São Martinho; mesa lateral da lareira; Trend Casual Home; persianas rolô, Arthur Decor.





"A mescla de cumaru, perobinha e amêndola foi um dos diferenciais da aplicação." - Ana Lucia Salama, arquiteta
Trio de madeiras

Pegue uma composição de tacos palitos, coloque cores salteadas e aplique este conjunto também na parede frontal do home theater. Qual o resultado? Esta criação, feita pela arquiteta Ana Lucia Salama. “O grande charme está na união com o piso, que dispensa a utilização de um painel somente para o home”, observa. Além disso, a solução é muito funcional, pois toda a fiação fica camuflada sob os tacos da parede.

Características

Além de belos, os tacos palito são também mais ecológicos, pois podem ser feitos aproveitando as sobras de outros cortes, mas sua aplicação exige mão-de-obra e montagem especializadas. Para a manutenção, um pano úmido e sabão neutro.

Dica

A combinação entre diferentes madeiras proporciona um acabamento diferenciado e com movimento à decoração. Além disso, é possível variar entre os tipos e a quantidade de madeiras na composição.

Projeto, Ana Lucia Salama; piso e painel, Parquet SP; sofá, Lafer; móvel do home e tecidos, Artefacto; pufe, Artefacto Basic; cortinas, Duetto Decorações; iluminação, Moema Iluminação.



"As cores, padrões e combinações dos ladrilhos foram personalizadas de acordo com o ambiente." - Tieko Matsuda, arquiteta
Ladrilho hidráulico

O banheiro das filhas ganhou vida, charme e toque de delicadeza especiais quando a arquiteta Tieko Matsuda decidiu abandonar os revestimentos comuns e apostar nos ladrilhos hidráulicos no ambiente. “A ideia foi manter o ar romântico, rústico e pessoal, a pedido dos moradores”, explica a profissional.

Características

Por ser muito poroso, é importante aplicar uma camada de resina protetora sobre o material. A manutenção é feita com a aplicação de cera comum a cada 15 dias. A limpeza deve ser feita apenas com pano úmido e sabão neutro, nunca com produtos químicos.

Dica

Artesanais, os ladrilhos hidráulicos podem apresentar diferenças mínimas entre as peças, que fazem parte da característica e do charme deste acabamento.

Projeto, Tieko Matsuda; ladrilhos hidráulicos, Dalle Piagge; bancada, O Relicário; espelhos e papeleira, Depósito Santa Fé; acessórios, acervo.
Onde encontrar


Adriana Yazbek Tel.: (11) 3675-8833; www.adrianayazbek.com.br
Ana Lucia Salama Tel.: (11) 5052-4426; www.analuciasalama.com.br
Artefacto Tel.: (11) 3062-7799; www.artefactobasic.com.br
Arthur Decor Tel.: (11) 3087-5834; www.arthurdecor.com.br
Alves Pisos e Revestimentos Tel.: (11) 2511-8874
Brentwood Tel.: (11) 5507-3172; www.brentwood.com.br
By Kamy Tel.: (11) 3081-1266; www.bykamy.com
Capolavoro Tel.: (11) 3088-0999; www.capolavoro.com.br
Dalle Piagge Tel.: (11) 3834-9896; www.dallepiagge.com.br
Depósito Santa Fé Tel.: (11) 3031-2270; www.depositosantafe.com.br
Depósito São Martinho Tel.: (11) 3083-1433; www.depositosaomartinho.com.br
Duetto Decorações Tel.: (11) 2950-2340; www.duettodecoracoes.com.br
Espaço 204 Tel.: (11) 5102-3468
Fernanda Bellotto Tel.: (11) 3525-7575; www.fernandabellotto.com.br
Lafer Tel.: (11) 2252-3082; www.lafer.com.br
Lustres Yamamura www.yamamura.com.br
Moema Iluminação Tel.: (11) 5543-2068; www.moemailuminacao.com.br
O Relicário Tel.: (11) 4412-4024; www.orelicarioantiguidades.com.br
Paola Rosellini Tel.: (11) 9105-6452
Parquet SP Tel.: (11) 5095-1000; www.parquetsp.com.br
Pedras Agrela Tel.: (11) 3742-9926; www.agrela.com.br
São Matheus Marmoraria Tel.: (11) 5522-0477; www.saomatheusmarmoraria.com.br
Tieko Matsuda www.tiekomatsuda.com.br
Trend Casual Tel.: (11) 3043-9220; www.trendcasualhome.com.br




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A Casa & Decoração é uma delícia, de muito bom gosto. Comprei a revista este mês e não pude deixar de reparar na qualidade e aceitar o convite de tirar os sapatos, sentar na poltrona e curtir

Ivana Michelin, São Paulo - São Paulo, via e-mail
Editora Online