Publicidade

Decore > Casas
Decoração atemporal
Texto Adriana Fricelli | Colaboração Thales Bormann | Fotos Sidney Doll

Em uma época em que o progresso era movido a galope, a população de Santo André acompanhava, orgulhosa, o aumento vertiginoso das construções ao redor da igreja matriz. Das que resistiram à velocidade destrutiva do desenvolvimento, uma casa, de 1915, parece debochar do tempo, exibindo, graciosa, sua fachada lilás.

Lá dentro, piso, batentes e tijolos são originais. “Tudo que fiz foi retirar as intervenções recentes e ruins”, explica a designer de interiores Erika Karpuk, orgulhosa do espaço que hoje abriga o seu escritório, seu segundo lar. Ah, e acreditem: neste lugar, galos cantam no quintal.

 

Os pendentes volumosos destacam o pé-direito. O sofá foi garimpado nas Casas André Luiz, em São Paulo, e revestido com camurça suede chocolate. O tapete foi confeccionado pelos artesãos de São Francisco Xavier. A porta de entrada é original de 1915.

 

Atemporalidade

 

Ao olhar para a textura ocre que cobria as paredes do living, Erika só pensava no que o revestimento escondia. Então, raspou toda a massa da superfície, trouxe os tijolos à vista e os protegeu com uma camada de seladora e outra de tinta branca. “Eu queria mostrar a estrutura da casa”, lembra.

 

O maior empecilho foram os cupins. Por causa deles, alguns batentes e rodapés tiveram de ser trocados. Já a decoração foi pautada nos contrastes. Na ambientação proposta pela designer, ora o novo veste o velho, ora o antigo se faz moderno, como a mesa de jantar com as cadeiras Formiga, de Arne Jacobsen, sobre o piso de peroba rosa original. Ou então as peças vintage, garimpadas por preços superacessíveis em bazares beneficentes, revestidas com tecidos descolados.

 

 

O tampo de mármore da mesa lateral, adquirida em bazar, estava quebrado e foi substituído por outro de madeira. A base de bronze recebeu polimento. A poltrona ao lado foi revestida com chenile importado pink. Destaque para a cúpula de crochê do abajur. A poltrona, comprada nas Casas André Luiz, ganhou revestimento de camurça suede roxa. A luminária vintage foi presente de uma cliente.

 

Troca-troca

 

Na copa, um armário feito com cimento queimado esconde os resquícios deixados por um fogão à lenha. A solução atendeu outra demanda: a de prateleiras, impossíveis de fixar nos tijolos. Com rachaduras, o forro de estuque foi removido, deixando à mostra as telhas, três delas substituídas por modelos de vidro para reforçar a iluminação natural.

 

Com exceção da janela, todos os elementos do banheiro tiveram de ser trocados. A antiga pia cedeu espaço para a bancada de cimento, que ampara a moderna cuba, e o piso foi revestido com pastilhas cor terra. Até mesmo o forro, em péssimas condições, teve de ser removido. Tanto a rede hidráulica da casa quanto a elétrica foram refeitas.

No banheiro, a maior dificuldade foi alinhar as pastilhas do piso com a bancada de cimento, já que a planta é totalmente irregular.

 

Projeto: Erika Karpuk; poltronas, sofá, mesa lateral vintage: Casas André Luiz; tapeçaria: JF Tapeçaria; almofadas, mesa de centro: Futon Company; livros: Livraria Arte Leitura; pendentes com bola de vidro: Trans-Elétrica; abajur com cúpula de crochê: Lustres Irie; cortina: Rosana Soubihe; mesa Saarinen: Dumas Decorações; adesivo de parede: Cosmopolitan Designer; banquetas: Tok & Stok; marcenaria: JM Marcenaria; pastilhas: Jatobá; almofada com Audrey Hepburn: mesa lateral, pufe, boneca, conjunto de café, relógio, acessórios do banheiro e backlight, de Bianca Barbato: tudo na Archiforma.

 

Onde encontrar:

Archiforma – Tels.: (11) 4990-7151 e 4990-6832 – www.archiforma.com.br.

Casas André Luiz – SAC: 0800-7734066 – www.mercatudo.org.br.

Cosmopolitan Designer – Tel.: (11) 2455-8100.

Dumas Decorações – Tel.: (11) 5181-1857.

Erika Karpuk – Tel.: (11) 2896-5474 – www.erikakarpuk.com.br.

Futon Company – Tel.: (11) 3083-6212 e 3813-9700 – www.futoncompany.com.br.

Jatobá – www.jatoba.com.br.

JF Tapeçaria – Tel.: (11) 3439-6457.

JM Marcenaria – Tel.: (11) 4426-4937.

Livraria Arte Leitura – Tel.: (11) 9434-1879.

Lustres Irie – Tel.: (11) 4990-1166.

Rosana Soubihe – Tels.: (11) 4421-4619 e 7159-3689.

Tok&Stok – Tel.: (11) 3583-4700 – www.tokstok.com.br.

Trans-Elétrica Iluminação – Tel.: (11) 3255-9925 – www.transeletrica.com.br.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Quero parabenizar pela edição de maio da Casa & Decoração, que foi muito bem elaborada e tem matérias bastante úteis. Continuem neste caminho, melhorando e buscando atingir o máximo de leitores possíveis

Alessandra Silva, Salvador - Bahia, via e-mail
Editora Online