Publicidade

Ponto de vista > Entrevistas
Brunno Jahara
Texto e entrevista Renacha Batista | Fotos Ricardo Novelli e Reprodução
Na revista Casa & Decoração de outubro, um dos destaques foi a entrevista com Brunno Jahara, visto como uma de nossas pedras preciosas do design. Lapidado por anos morando no exterior e por exposições e mostras ao redor do mundo, Jahara é uma grande promessa brasileira.

Veja na íntegra a entrevista que fizemos com o designer e artista plástico e confira os melhores momentos em vídeo.

Quem é Brunno Jahara?
Estudo e trabalho com design já há mais ou menos 10 anos. Sou carioca, formado pela Universidade de Brasília, e depois fui para a Itália ir atrás da minha carreira. Lá eu trabalhei na Fábrica, que é o Centro de Comunicação e Pesquisa da Benetton, com o designer espanhol Jaime Hayon e foi quando comecei a fazer exposições no Japão, na Holanda e em vários lugares da Europa. Agora estou de volta ao Brasil há mais ou menos um ano.

Um carioca formado em Brasília sitiado em São Paulo
São Paulo tem tudo, São Paulo é a síntese do Brasil. Aqui você encontra materiais, fornecedores, clientes, pessoas interessadas em design. Então eu acho que realmente é hoje a cidade certa para se fazer design no Brasil.

Design 360 graus
Eu trabalho de maneira multidisciplinar. Não sou necessariamente um designer de mobiliário ou apenas de objetos, eu trabalho com o design 360 graus. Uso como referências a música, a vida na rua, o dia a dia, as personagens da cidade, materiais diversos... Como eu viajei muito, eu tive bastante inspiração de outras culturas como a do Japão e da Itália mesmo, e acho que isso enriqueceu bastante o meu trabalho ao longo do tempo.

Jahara sensation
Eu gosto de trabalhar com objetos que comuniquem, que tenham senso de humor e que surpreendam de alguma maneira, enfim, que sejam gostosos de pegar e de olhar. Trabalho muito com a cor e as formas que são bastante espontâneas.

Valorização do design
Com a internet, as pessoas tiveram mais acesso à informação, então você sabe o que está acontecendo no mundo inteiro. O papel do design hoje é o de criar, ele que inventa coisas para você usar - que pode ser uma cafeteira, uma mesa ou mesmo uma ideia. Então, nesse sentido, o design tem um papel bastante importante na sociedade, tanto para as indústrias quanto para o consumidor final.

Desenho nacional
O Brasil teve embaixadores muito bons, que abriram o terreno no mercado internacional, os irmãos Campana. Eles já estão aí há mais de 20 anos, têm uma trajetória super bacana e são bem respeitados fora. E eu vejo que tem um potencial muito bom no Brasil para o design hoje, as pessoas estão realmente interessadas. A gente também tem um fator que vem da nossa cultura: o brasileiro é muito espontâneo. Eu diria que a gente tem uma coisa que é muito fluida no design, nas formas, nas cores, na maneira de comunicar... E isso é uma qualidade que outros designers europeus, japoneses ou escandinavos não têm, como essa flexibilidade e esse jogo de cintura que a gente mostra na cultura. Então, eu acho que essa é a qualidade que a gente tem mesmo pra vender.

Três importantes peças na carreira de Jahara




Coleção Batucada

“Lancei neste ano e fez um sucesso bem bacana. São peças em alumínio anodizado 100% reciclável. A história dessas peças, basicamente, é que, quando voltei ao Brasil, fiquei interessado nos instrumentos do carnaval e nessa coisa das panelas amassadas, nessa cultura do alumínio; afinal o Brasil é um dos países que mais recicla alumínio no mundo. Então, trabalhei desenvolvendo os acabamentos e a técnica de amassar as peças, com a ideia de partir de um ritmo.”












Gamela e colher
“É um trabalho mais limpo, no qual transpus a madeira para o corian para atualizar esses dois objetos que são clássicos no cotidiano brasileiro.”



















Vírus aglutinógenos
“São uma série de produtos em plástico reciclado que viraram estampa, joias e outros trabalhos desenvolvidos por meio do mesmo material, da mesma técnica.”











 

Brunno Jahara estará na terceira edição do Boom SP Design (Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte) como expositor e palestrante. O evento acontece entre 21 e 23 de outubro no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Para mais informações, clique aqui.

O Portal Decoração fará uma cobertura especial sobre o evento. Acompanhe!

Acesse


Brunno Jahara www.brunnojahara.com
Boom SP Design www.boomspdesign.com.br




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

A revista Casa & Decoração é ótima. Algumas peças que eu vejo nela me inspiram. Faço artesanatos há 20 anos com fibras de coco, osso bovino e madeira de demolição

Roberto Carlos Cardoso, Cidade Petrópolis - Rio de Janeiro, via e-mail
Editora Online