PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Etc.
02/10/2010
Tudo sobre cortinas
Texto Renacha Batista | Ilustrações Omar Garcia

Há cerca de dois meses e meio, nós publicamos no site um formulário para o envio de dúvidas sobre cortinas e persianas (clique aqui para refrescar a memória). Algumas das perguntas foram respondidas na revista Casa & Decoração deste mês, em companhia de uma matéria completíssima que vai desde a escolha das pregas à instalação.

E você agora pode estar se perguntando: "será que a minha dúvida foi respondida?". Bom, nós recebemos muitas dúvidas e fizemos um esforço enorme para que ninguém ficasse sem resposta. Por isso, você acompanha aqui todas as perguntas que não foram publicadas na revista; e as que foram também, afinal, os internautas foram os maiores colaboradores desta matéria.

Veja então o resultado desses quase três meses de trabalho e pesquisa:











Cortinas têm que cobrir a parede toda ou apenas a área da janela? Cortina até o chão está fora de moda?
Talita Mattos Ferreira [Rio de Janeiro - RJ] e Rute Carvalho [Curitiba - PR]
Depende do layout, mas é mais elegante cortina longa, até o chão. Faça o contrário apenas quando o espaço for limitado, com um móvel sob a janela, por exemplo. Já persianas são indicadas para cobrir apenas a área da janela, passando no máximo 10 cm de cada lado.











O que é cortina romana? Ela fica bem se utilizada com xale e bandô?
Maria Cristina [Santos - SP]
Para a arquiteta Nice de Cara, “fica ótimo!”. Composta essencialmente por tecido, a cortina romana se abre verticalmente, através de um sistema de varetas e cordinhas, que permitem graduar a entrada de luz.


Em ambientes pequenos, é melhor colocar cortinas ou persianas? Quando é melhor colocar trilho e varão?
Alessandra Priscila Alves de Faria Moura Silva [Salvador - BA]
A escolha é sua, levando em conta que tons fortes tendem a diminuir o ambiente, ao contrário dos claros, que dão a sensação de amplitude. Já em relação à escolha do suporte, tetos rebaixados ou com cortineiros de gesso escondem os trilhos e possibilitam a aplicação de muitos recursos, como barrados, faixas e bordados. Se deseja manter o pé-direito, os varões são uma boa opção, além de oferecer uma vasta oferta de acessórios para aperfeiçoar a cortina, como as alças, que se movimentam de forma lenta, e as argolas, que deslizam melhor. Outra alternativa são os bandôs, pouco utilizados hoje em dia, mas que também servem para encaixar os trilhos, sem a necessidade de rebaixar o teto.




Gostaria de saber se posso usar persiana estilo romana com tecidos em sobreposição.
Juliana R. Benato Santos [Londrina - PR]

Casar cortinas com persianas dá um toque moderno e descontraído à decoração. Se quiser um visual mais requintado, disponha xales nas laterais.


Quais as opções para escurecer um ambiente como a sala de TV?
Clemerson Luiz Paulino [Uberlândia – MG] e Luciana Marcon Moreno [Dourados – MS]

O mais qualificado é o blecaute convencional, que veda 100% da luz. “Mas já existem modelos de tecido, que vedam 60%, escurecendo o ambiente e dando um ótimo visual”, sugere a empresa Wiler-Kar.





As cortinas devem partir do teto ou do começo da janela?

Ita Andrade [Mogi Mirim – SP] e Augusto [São Paulo - SP]
Depende muito de cada ambiente. No caso de varão, quando se trata de pé-direito padrão, recomenda-se centralizá-lo entre o batente e o teto. “Para pé-direito duplo, é comum instalá-lo 15 cm acima da janela”, pondera Saulo Szabó.





A cortina deve combinar com os móveis?
Cleiton Oliveira [Salvador – BA] e Rubia Maria [Uberaba – MG]
A cortina deve sim se relacionar com as demais peças do ambiente, mas não precisa ser idêntica. “O importante é tudo se harmonizar”, coloca a designer de interiores Bia Pupo. Quanto à cor, a profissional sugere aplicá-la em um voile sem forro, para não sobrecarregar.


Existe alguma solução que permita visualizar a vista incrível da minha sala, sem ser incomodado pelo sol, muito forte durante o dia? Felipe Domingos de Arruda [São Paulo – SP]
Para não esconder a paisagem, prefira cortinas com tecidos claros e leves, que podem ser recolhidos nas laterais da janela quando desejar. Outra alternativa é a cortina romana com fibra natural ou sintética.



Minha fachada é curva. Qual cortina escolher e como aplicá-la?

Renata Carvalho [Recife – PE]

Existem trilhos suíços próprios para cortinas curvas. “Assim, a cortina não precisará de emenda e você poderá abri-la inteira, seguindo o formato curvo da janela”, diz o arquiteto Saulo Szabó.


Sou uma pessoa moderna que não gosta de antiguidades. Qual a cortina mais indicada para a minha sala, que terá o teto rebaixado com gesso?
Cristiane Gobira [Vitória da Conquista – BA]

“O ideal seria fazer um recorte no gesso, fazendo um cortineiro 'embutido'. O visual ficará bem clean e moderno”, opina a arquiteta Denise Barretto. 


Cortinas podem servir para separar ambientes no lugar de portas?
Claudia Izabel Silva [Itaúna - MG] 
De acordo com a designer de interiores Cida Moraes, por definição, as cortinas cobrem os vãos, adornam e resguardam, enquanto as portas fecham e abrem passagens entre ambientes. "Mas podemos, sim, usar cortinas separando ambientes. Podem ser de tecidos leves, esvoaçantes, ou translúcidas como em tecidos mais pesados como os veludos. Também podem ser lúdicas e temáticas, seja em plástico, em fios de seda, com correntes, com pedrarias, em papel recortado, com bolinhas de ping-pong, divertida como a imaginação mandar." Para a profissional, tudo depende do local, da decoração, da pessoa e do contexto. "Ouse sem medo e com criatividade", finaliza.


 







Gosto de dormir com o quarto bem escuro, mas meu marido tem rinite e achei a persiana rolô cara e impessoal. Existe outra opção?
Laura Cristina Marques Guimarães [Florianópolis – SC]
“Sim, o tecido blecaute que deverá ser lavado com maior frequência”, colocam os arquitetos Lilian Bianchini e Ramiro Fernandes.









Que tipo de cortina devo colocar na janela da sala de estar: uma porta balcão que dá para uma sacada e abre a veneziana para fora e o vidro para dentro? 
Sônia Nunes de Oliveira [Cajati - SP]
Analu Andrade, arquiteta, indica persiana modelo rolô para este caso. "Existem bons fornecedores no mercado e esse modelo sugerido sobe totalmente quando necessário e permite, dessa forma, abrir todas as suas portas balcão (vidro e veneziana), por estar acima da altura quando suspensa", explica. A profissional também adianta que, quando abaixada, ela possibilita uma variada escala de efeitos de luminosidade, devido aos tecidos com diferentes graus de transparência. "Outra vantagem nesse item ainda é o fato de garantir mais ou menos privacidade ao ambiente", destaca.


Com relação à persiana, qual o preço em média de cada um dos tipos que existem?
Alessandra Priscila Alves de Faria Moura Silva [Salvador-BA]

Normalmente, os preços são calculados por metro quadrado. Entre em contato com fabricantes para saber mais sobre os produtos e descobrir locais de revenda na sua cidade. Abaixo, algumas sugestões:
- Luxaflex SAC: 0800-147-148; www.luxaflex.com.br
- Criativa SAC: 0800-030-1990; www.criativapersianas.com.br
- Persiflex Tel.: (62) 3095-8800; www.persiflex.com.br
- Uniflex SAC: 0800-771-5322; www.uniflex.com.br





Fonte: Cortinas - Descubra seus segredos
Casa & Decoração, edição 38/ Outubro
Texto Adriana Fricelli | Colaboraram Douglas Galan e Ananda Almeida (estagiária)

Onde encontrar


Bia Pupo Tel.: (11) 3061-9010
Débora Aguiar www.deboraaguiar.com.br
Lilian Bianchini e Ramiro Fernandes www.lilianbianchini.com.br
Nani Chinellato Tel.: (11) 3167-4444; www.nanichinellato.com.br
Saulo Szabó e Fernando Oliveira www.szaboeoliveira.com.br 
Vitrine by Casa Fortaleza Tel.: (11) 3081-5744; www.casafortalezavitrine.com.br
Windows Company www.windowscompany.com.br
 




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Parabéns a todos! Tornei-me leitora da Revista Feng Shui em Casa recentemente e estou adorando as matérias publicadas! Porém tenho algumas dúvidas e gostaria de ajuda para entender o processo

Cida Gonçalves, Diadema - São Paulo, via e-mail
Editora Online