PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Decore > Quartos
Cantinho da leitura
Texto Cida Barros | Fotos Adriana Barbosa | Produção Sheila Rodrigues | Adaptação Ana Paula de Araujo

Eles mal aprendem a falar, e a mente já divaga nas mil e uma possibilidades da leitura. Enquanto crescem, memorizam livros, reinventam histórias, encenam roteiros e se preparam para a vida. Acompanhe, a seguir, três cenários perfeitos para o seu filho ler, criar, soltar a imaginação e adquirir, desde cedo, paixão pela leitura.

 

Escorrega daqui, escorrega dali


Na fértil imaginação de Vinícius, 9 anos, Caio, 4, e Rodrigo, 2, a construção no topo de um frondoso ipê poderia ser, facilmente, a casa dos Três Porquinhos; da família urso, na história de Cachinhos Dourados; da bruxa malvada, no conto de João e Maria; ou da vovózinha, de Chapeuzinho Vermelho.

 

 

“Decidimos construí-la para que as crianças tivessem um lugar só delas e pudessem brincar sem a interferência dos adultos, livres para explorar diversas atividades”, explica o arquiteto Gabriel Asslan Kalili, da G. Kalili & Freitas Arquitetura. “Como modelo, utilizamos referências lúdicas exploradas no cinema, na música e na literatura, além de nossa própria experiência. Afinal, um dia, fomos crianças!”, confessa. 


Para os irmãos, “A Casa da Árvore”, como é chamada, oferece mil e um atrativos. Vinícius gosta de subir pela corda, desenhar, fazer alquimia e procurar aranhas. Caio incorpora o destemido Capitão gancho enquanto explora o local de todas as formas: reveza as subidas pela escada com as descidas pelo tubo, e ainda aproveita para, nos intervalos, colher amoras na árvore do lado. E Rodrigo, enquanto brinca com os bonequinhos e os carrinhos no interior da casa, gosta de ver o passarinho na sacada e de escorregar pelo tubo.

Na família de três meninos, a boneca simboliza a recém-chegada irmãzinha, Mariana. De madeira e articulável, os bonecos de piratas são, constantemente, protagonistas de várias histórias inventadas pelos pequenos.

 

O projeto exigiu cuidados estruturais: as colunas de apoio favorecem a circulação, dando unidade ao entorno, e a abertura para a passagem do tronco da árvore reforça a integração do conjunto. Com 9 m² de área útil, a construção foi decorada na escala dos pequenos (1,40 m). Brinquedos, mesas, cadeiras, papel e quadros pintados pelos irmãos convidam a brincadeiras ou a uma prazerosa leitura.

 

Projeto: G. Kalili & Freitas Arquitetura; apoio técnico e construção: Engetelhas; brinquedos: Trenzinho e Vila Set.

 

Era uma vez...

 

Quando Eduarda ganhou o seu primeiro livro de papel (“Múmia Acanhada”, de Paulo Condini), durante dois dias seguidos ela pediu para sua mãe lê-lo repetidamente. No terceiro dia, os papéis se inverteram: sob os olhos surpresos da família, a pequena sentou-se em sua diminuta cadeira com o livro apoiado sobre as pernas e repetiu, palavra por palavra, tudo o que estava escrito em cada página. Nessa época, ela tinha apenas 1 ano e 4 meses.

 

 

Hoje, aos 5 anos, seu passatempo predileto é ler histórias em seu quarto para uma interessada plateia de bonecas e bichinhos de pelúcia. “Por isso, reservamos bastante espaço para acomodar os ouvintes. A cor predominante, o rosa-bebê, o tema de bailarina e o delicado e rico enxoval bordado foram escolhidos porque atendem aos gostos e ao jeito meigo de Eduarda”, explica a empresária Cristina dos santos, da Ri-Pô-Pi.

 

A escrivaninha de madeira tem pintura floral feita à mão e aplique de resina. Na parede, o lambri mais alto que o padrão (1,80 m) evidencia o pé-direito e reforça o romantismo. Vertical, a estante de madeira provençal acomoda, de forma lúdica, várias bonecas da coleção de Eduarda, enquanto libera espaço para a circulação.

 

Projeto, móveis, baú, lambri, lustre, papel de parede de poás rosa, quadros, enfeites, roupa de cama, almofadas, brinquedos e demais acessórios: Ri-Pô-Pi; roupa da menina: Pistache & Banana.

 

Chamem o Capitão Cueca!

 

Na incrível imaginação da criança, personagens literários ganham vida e, rapidamente, adquirem forma para encenar as mais inverossímeis aventuras. Então, a mágica acontece! No colorido e funcional quarto, projetado pelas designers de interiores Luciana Guimarães e Letícia Costa, os irmãos Pedro e Filipe se transformam no anti-herói Capitão Cueca e se preparam para mais uma atuação perfeita durante uma tarde de brincadeiras.
 

 

A influência desse mundo fantástico se evidencia nas coleções e miniaturas de Os Incríveis, Superman, Homem-Aranha, ET, Toy Story e Bob Esponja. “Organizar os bonecos foi uma das nossas preocupações. Era necessário expô-los de forma leve e decorativa e, ao mesmo tempo, otimizar o espaço. Optei, então, por prateleiras estreitas, que variam entre 10 e 15 cm de profundidade”, relata Letícia, que, também, é a mãe das crianças. Embora não pareça, a marcenaria possui revestimento de fórmica. “Ele é de fácil manutenção e consegue imitar qualquer outra matéria-prima”, justifica Luciana.

 

Incentivados pela mãe a ler desde bem pequenos, Pedro e Filipe mantêm o hábito até hoje. “O que mais gostamos é de brincar com a coleção do Capitão Cueca. Com ela, aprendemos a fazer nosso próprio livro, usando a técnica da animação”, revela Pedro. Oito prateleiras, com tamanhos variados entre 1 m e 1,60 m e formato em L, organizam a minicoleção de super-heróis. O lugar preferido no quarto? Vários. A bancada, a cama, o próprio chão, próximo ao revisteiro.

 

Projeto: Luciana Guimarães e Letícia Costa; marcenaria: Nascimento; roupa de cama: Zêlo; cadeiras: Tok & Stok; almofadas de ovelhas: Imaginarium; paredes: Tintas Renner (verde greenella e lime tart, e azul unicorn blue e lake placid).

 

Onde encontrar:

Engetelhas – Tel.: (11) 6954-4347 – www.engetelhas.com.br.
G. Kalili & Freitas Arquitetura – Tel.: (11) 3864-8700 e 3873-6411 – www.gkaliliefreitas.com.br.
Imaginarium – Tel.: (11) 5561-9777 – www.imaginarium.com.br.
Luciana Guimarães e Letícia Costa – Tel.: (11) 9269-8723 e 8278-0006.
Nascimento Marcenaria – Tel.: (11) 5892-4637.
Pistache & Banana – Tel.: (19) 3473-1677 – www.pistacheebanana.com.br.
Ri-Pô-Pi – Tel.: (11) 3841-9299 e 3845-3654.
Tintas Renner – SAC: 0800-512380.
Tok & Stok – SAC: 0800-7010-161 – www.tokstok.com.br.
Trenzinho – Tel.: (11) 3088-0936 e 3083-5145.
Vila Set – Tel.: (11) 3846-7161 – www.vilaset.com.br.
Zêlo – SAC: 0800-7019356.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Quero parabenizar pela edição de maio da Casa & Decoração, que foi muito bem elaborada e tem matérias bastante úteis. Continuem neste caminho, melhorando e buscando atingir o máximo de leitores possíveis

Alessandra Silva, Salvador - Bahia, via e-mail
Editora Online