PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
Publicidade

Revista do Mês REVISTA DO MÊS

Casa & Decoração

O Prazer de Morar

ASSINE A SUA
Faça já! > Simples criação
Restauração de móveis
Texto Guilherme Mota | Fotos Sidney Doll | Adaptação Ana Paula de Araujo

Renovar é uma arte que, para ser executada, exige dedicação, criatividade, envolvimento e, principalmente, a capacidade de vislumbrar beleza onde os outros já não a percebem. Gostou da ideia? Então aproveite para ver o trabalho de alguns profissionais e aprenda com eles.



Bufê dos anos 50

Foi aprimorando seu olhar para a beleza oculta nas peças antigas e desgastadas que a designer de interiores Karina Arruda fez de seu hobby uma forma de criar móveis impactantes. Este bufê, cujas linhas típicas dos anos 1950 já estavam bem desgastadas, é um exemplo claro das possibilidades de transformação que uma reforma pode proporcionar.

 



Criação x Técnica

O resultado da reforma depende sempre da criatividade e da capacidade de execução. Karina Arruda sabe o que deseja quando escolhe um móvel, mas possui um marceneiro exclusivo e de confiança, o sr. João da Mata. “Ele está há décadas no mercado e conhece o processo de fabricação de cada móvel que restaura”, confirma.


O que foi feito

Foi preciso retirar parte do revestimento antigo, abrindo a possibilidade de mudanças no desenho original. Com isso, o bufê ganhou portas em laca brilhante vermelha, destacadas ainda mais pelos puxadores dourados – contraste que ressaltou o revestimento laminado em caviúna.


Projeto: Karina Arruda; móveis e objetos: Estúdio Glória; marcenaria: Rivece.

Apegado à mesa

Até onde vale a pena reformar? Dependendo do móvel, o custo pode ser alto, mas é preciso pesar dois fatores primordiais: o apego sentimental e o design, muitas vezes único. Avaliá-los é a especialidade do marchand Thomaz Saavedra, que resgata a identidade original de móveis, como esta mesa de pés palito de 1950.



De olho no resultado

Um móvel restaurado (e não reformado) só deve ser percebido como uma peça bem-cuidada e nunca como algo que passou por uma renovação. Lascas, diferenças de tonalidade e padrões em acabamentos e “remendos” visíveis podem colocar tudo a perder. Por isso, dê sempre preferência a alguém que tenha experiência no assunto.


O que foi feito

Multifuncional, a escrivaninha também transforma-se em mesa de jantar e mesa de centro. Para manter a versatilidade da peça, ela ganhou nova pintura, revestimento em fórmica e teve toda a estrutura de pés e dobradiças recuperada por um marceneiro.


Projeto: Thomaz Saavedra; Móveis e objetos: Espaço Thomaz Saavedra.

O passado de presente

A poltrona foi um presente de amigos, que já sabiam do desejo da arquiteta Carla Bergamini de recuperar a peça e a adquiriram em uma loja de antiguidades. O restante veio do bom gosto e do talento de Carla, que deram vida nova à poltrona e garantiram a ela um lugar privilegiado na sala.



Estruturas preservadas
Ao adquirir um móvel já visando sua reforma ou restauração, é preciso ficar atento à qualidade e a problemas como cupins, que podem arruinar seus planos. Uma boa peça, com estrutura intacta, se manterá firme com o passar dos anos e o custo dependerá do que precisa ser feito nela.


O que foi feito

Após constatar que a madeira estava boa, mas precisaria retocar o acabamento – trabalho feito por uma marcenaria –, o passo seguinte foi avaliar o estofamento, que dispensava alterações. “Troquei apenas o tecido, optando por uma estampa alegre e divertida para a casa”, revela Carla.


Projeto: Carla Bergamini; marcenaria: Baraúna.

Onde encontrar:

Carla Bergamini – Tel.: (11) 9489-9526 – cabergamini@uol.com.br.

Estúdio Glória – Tel.: (11) 4703-6751 – www.estudiogloria.com.br.

Karina Arruda – Tels.: (11) 4703-6751 e  8645-0005 – www.karinaarruda.com.br.

Marcenaria Baraúna – Tel.: (11) 3813-3972 – www.barauna.com.br.

Rivece – Tel.: (11) 5531-3740 – marcenariarivece@yahoo.com.br.

Thomaz Saavedra – Tel.: (11) 3031-4444 – www.thomazsaavedra.com.br.

Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fabuloso o apartamento mostrado no Portal, lindo mesmo! Adorei as ideias e os detalhes, deixaram tudo simples e sofisticado. Parabéns!

Dielle Melo, São Luís - Maranhão, via Twitter
Editora Online