Publicidade

Ponto de vista > Entrevistas
A nova era de Ugo
Texto Priscilla Piva | Adaptação Thales Bormann (estagiário) | Fotos Arquivo pessoal
O talento artístico parece mesmo ser herança dos pais. Criado em meio aos projetos de engenharia do pai e à paixão da mãe pelas Artes, Ugo di Pace não hesitou em enveredar sua carreira para o mundo da decoração e da arquitetura. Nascido em Nápoli, na Itália, aterrissou no Brasil em 1951 e na bagagem trouxe o estilo próprio marcado pelo traçado preciso de seus mais audaciosos e versáteis trabalhos que mais tarde atingiriam fama internacional.

A paixão pelo Rio de Janeiro fez Ugo di Pace enxergar o País com olhos de quem não se esqueceria jamais das belezas naturais da Cidade Maravilhosa, que despertaram no arquiteto italiano a vontade de morar em terras brasileiras. “Vim ao Rio a passeio e me encantei pela cidade. Depois, pelo Brasil. No mesmo ano, me mudei para São Paulo e me dediquei ao comércio de antiguidades”, lembra.

A expertise adquirida ao longo de muitos anos de trabalho permitiu ao renomado arquiteto ultrapassar as barreiras internacionais e assinar um valioso portfólio de trabalhos espalhados por França, Itália, Israel, Estados Unidos, Turquia e Áustria. Ao lado dos filhos no escritório di Pace e di Pace, ele comanda trabalhos que priorizam a completa utilização dos espaços propondo ambientes multifuncionais que enaltecem a estética da composição de seus projetos.

Em entrevista exclusiva para a revista Decoração e Estilo CASA, Ugo di Pace revela mais sobre seu estilo e se mostra criterioso quando o assunto é a arquitetura brasileira.

Arquitetura: vocação e tradição familiar?
Desde pequeno, tive uma ligação muito forte com arquitetura e obras de arte. Assim, cresci em meio a uma família de arquitetos e engenheiros, tendo referências de pessoas ligadas às Artes em geral. Em 1966, abri uma construtora e, desde então, já projetei e executei mais de 1.200 obras.

Hoje, você trabalha em parceria com seus filhos e, juntos, assinam diversos projetos. Como é o dia a dia de trabalho em família?
A partir do momento em que me associei a meus filhos para formar o “di Pace e di Pace Arquitetura e Interiores”, sinto a necessidade de divulgar mais os projetos conjuntos e oferecer o nosso trabalho a um público mais abrangente. A maior satisfação de um pai é de atuar com os filhos e compartilhar a evolução do nosso trabalho com o talento deles. Nós três temos talentos únicos que se complementam em diversas áreas e etapas de trabalho.


A arquitetura de linhas retas marca a casa em Goiânia e dá margem ao mobiliário contemporâneo com nuances de branco e preto

Como você classifica o seu estilo?
Meus trabalhos têm um caráter próprio de conceito espacial com marcas de raízes itálicas que provocam um impacto pelas sensações estéticas das paisagens e da cultura brasileira.

Qual a sua definição das transformações da arquitetura mundial?
As mudanças são consequência. A constante reciclagem, no meu ponto de vista, é uma coisa natural na evolução de qualquer trabalho. Isso não exclui a arquitetura.


A decoração rústico-chique é o que chama atenção neste projeto no Guarujá, que prioriza os tons claros combinados à madeira


O que difere a arquitetura brasileira da europeia?
Arquitetura é o produto dos contextos econômico, político e social de uma nação. Portanto, cada lugar reflete exatamente isso.

Na mescla de estilos em seus projetos, quais são os critérios utilizados?
Trago um pouco das minhas referências de anos de trabalho, adicionadas às bagagens de conhecimento dos meus filhos e às ideias e preferências dos meus clientes.

Você costuma levar em conta as tendências para compor seus projetos?
Não. Apenas faço aquilo que sei fazer.


Peças de design se destacam nesta casa paulistana, pelos tons suaves como o bege, o preto, o branco e o cinza: harmonia e elegância

Onde encontrar


di Pace e di Pace Arquitetura e Interiores Tel.: (11) 3721-0800; www.dipacedipace.com.br




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online