Publicidade

Ponto de vista > Entrevistas
Giro com Gilberto Elkis
Texto Priscilla Piva | Adaptação Renacha Batista | Fotos Manoel Carvalho

O ser e o sentir-se paisagista envolvem um olhar atento que desperta o interesse pelo pleno conhecimento da natureza, bem como compreender como o homem se conecta a ela. E é por entender intimamente essa simbiose que Gilberto Elkis é considerado um dos mais renomados paisagistas em atividade.

A beleza e a excentricidade são elementos facilmente notados em seus projetos, ressaltados pela exuberância ímpar de que só a fauna e a flora dispõem. Afinal, trabalhar com a natureza requer cuidado e certo toque de leveza e harmonia, e isso ele sabe fazer como ninguém. Assim é Elkis: inquieto, agitado, com um apuro refinado para perceber o que há de mais belo na decoração de exteriores. Carismático como ele só, colocar as mãos na terra vai além de ser apenas parte de seu trabalho, pois a dedicação com que concretiza seus projetos acaba tornando o seu dia a dia mais divertido. “O meu estilo é na realidade uma mistura de diversas escolas em que me inspiro – a francesa, a inglesa, a japonesa e a italiana”, diz o paisagista, que já perdeu as contas de quantos projetos assinou.

Seus trabalhos são marcados pela síntese de estilos, do que há de mais sublime na natureza, com plantas que adquirem volumes e formas diversas espontaneamente, ao mesmo tempo em que também se percebe a simetria e as características geométricas que Andre Le Nôtre utilizou nos jardins de Vaux-le-Vicomte. 

Siga Gilberto Elkis em um giro pelas mais diversas lojas que o acompanham em seus projetos e confira dicas de peças decorativas e adornos com uma pegada outside para encher de personalidade a área externa de casas, apartamentos e até ambientes comerciais.





JARDÍ ORNAMENTOS DE JARDIM
Excêntrico chic

A busca constante por atualizações tornou-se marca registrada da Jardí Ornamentos de Jardim. Vasos e peças decorativas vindos da Indonésia, das Filipinas, de Marrocos, entre outras localidades, ressaltam os mais belos projetos de Gilberto Elkis e são encontrados na loja em diversas opções de cores, formatos e tamanhos. Levando em conta as tendências e o eterno estilo clássico, a marca transborda conceito e design nos seus mais diversos produtos.

Os vasos feitos de cerâmica na cor terracota, vindos da Indonésia, estão entre os preferidos de Elkis. “A loja concentra uma variedade de vasos bastante peculiar, vindos de diferentes partes do mundo, e oferece opções criativas para o uso em jardins”, pontua o paisagista


Entre as mais excêntricas peças decorativas da loja estão as esculturas de pedra vulcânica com acabamento de areia, vindas da Indonésia, e as bolas de madeira maciça polida


DOM MASCATE
Pegada outside

O pequeno jardim é uma extensão da loja. Aqui, o contato com a natureza é permanente e serve de inspiração para a composição de uma variedade belíssima de móveis como mesas, cadeiras, sofás, banquetas e poltronas, elaborados sob medida, além de mobiliário próprio para a área externa, feito de ferro e aço inox. A Dom Mascate também apresenta a linha Varanda, com peças criadas em serralheria artesanal e pinturas exclusivas em diversas opções, tudo para personalizar ainda mais projetos comerciais e residenciais. 

“Adoro a Itália. A composição dos meus jardins tem muita influência da Toscana. Daí provém a minha parceria de 15 anos com a Dom Mascate, pois tenho uma identificação com os acessórios da marca, que completam os meus projetos”


A linha Tonarti, composta por mesa e cadeiras de ferro com pintura na cor branca, é perfeita para enfeitar varandas gourmets de apartamentos ou o jardim de uma espaçosa residência


PALIMANAN PEDRAS NATURAIS
Tendências em revestimentos

A expertise em importação e comercialização fez da Palimanan um dos nomes mais lembrados quando o assunto é revestimentos naturais. A marca divide seus produtos em três segmentos distintos: pedras importadas do sudoeste asiático, tijolos em estilo inglês confeccionados no continente africano e pastilhas de pedras em diversas cores. A marca consolida o seu nome no mercado da decoração com mais de 700 projetos comerciais, decorados e residenciais de alto padrão.

“A marca está presente na maior parte dos meus projetos, principalmente as pedras hijau e hitam, vindas da Indonésia, utilizadas como revestimento para piscinas, exatamente pelo seu aspecto natural. Também costumo aplicá-las em paredes e espelhos d’água”







CASUAL MÓVEIS
Design Casual


A Casual Móveis, líder de vendas de alta decoração de luxo dispõem dos mais variados produtos, cheios de requinte, para atender aos mais diversos estilos. Com móveis luxuosos para áreas internas e externas, a marca importa para o Brasil as mais famosas e conceituadas marcas internacionais, como é o caso da italiana Poltrona Frau & Cassina.

O gazebo Synthesis Alcove, da marca italiana Unopiu, é uma das novidades da marca. Feito de teak e fibra sintética, completa de charme o visual de qualquer ambientação externa, criando assim um espaço íntimo e acolhedor


PEDRAS PAGLIOTTO
Dança das formas

Sinônimo de estilo, há 35 anos no segmento de decoração, a Pedras Pagliotto possui peças que são verdadeiras obras de arte confeccionadas artesanalmente. A loja trabalha com três tipos principais de pedras: a pedra-sabão, também conhecida como estealita, tem cor cinza e suporta altas temperaturas, o que torna possível alcançar várias texturas como apicoada, ranhurada, polida ou encerada. Já a pedra-talco é uma rocha de tonalidades beges e esverdeadas, com textura fina e macia, e seu uso fica restrito à execução de peças de adorno e esculturas de pequeno e médio porte. E por último a pedra granito rústica, a mais indicada para aplicações internas e externas por ser imune a variações climáticas e ter marcante presença ornamental.


Atente para o chafariz, o vaso provençal e a esfera, todos em granito rústico, além da ânfora, feita em ferro fundido


L'OEIL
Check-in

Estilo e personalidade são os pontos fortes da L'oeil, com coleções exclusivas de móveis e objetos garimpados dos mais diversos países. Conhecida pelo estilo a la vanguarda, as peças da marca mesclam doses do antigo e do étnico, com uma pegada contemporânea. Além de móveis de interiores como sofás, armários, aparadores, cadeiras, entre outros itens, a L'oeil conta com mobiliário e peças decorativas para o exterior, além de vasos, tapetes e luminárias.









Para Gilberto Elkis, o paisagismo é mais que uma profissão, é um dom complexo que envolve sensações espaciais. “É uma arte sinestésica que mexe com os cinco sentidos. Não é como a pintura, que é fundamentalmente visual. Estimula além da visão, o olfato quando se sente o cheiro da grama, o tato ao pisar na terra, a audição, quando chegam os passarinhos atraídos pelos diferentes tipos de plantas, e até mesmo o paladar”







Onde encontrar
Casual Móveis Tel.: (11) 3815-0632; www.casualmoveis.com.br
Dom Mascate Tel.: (11) 3871-1509; www.domascate.com.br
Jardí Ornamentos de Jardim Tel.: (11) 3064-0009; www.jardiornamentos.com.br
L'oeil Tel.: (11) 3897-8787; www.loeil.com.br
Palimanan Pedras Naturais Tel.: (11) 3064-0617; www.palimanan.com.br
Pedras Pagliotto Tel.: (11) 5041-5288; www.pedrasabao.com.br
Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Parabéns a todos! Tornei-me leitora da Revista Feng Shui em Casa recentemente e estou adorando as matérias publicadas! Porém tenho algumas dúvidas e gostaria de ajuda para entender o processo

Cida Gonçalves, Diadema - São Paulo, via e-mail
Editora Online